Telinha Quente no Facebook

sexta-feira, 20 de junho de 2008

O que estaria acontecendo com nosso jornalismo?


A notícia que esquentou os bastidores da TV na tarde de ontem, sem dúvida, foi à contratação do apresentador Ratinho pela Band. A assessoria do SBT nega a saída do apresentador, assim como a Band não confirma. A notícia que circula nos corredores da Band é que Ratinho já assinou um pré-contrato com a emissora e sua nova empreiteira será comandar um programa diário de humor, o novo contratado também poderá fazer um programa para as noites de domingo.
Em constantes entrevistas o apresentador Ratinho sempre declarou que Silvio Santos não teria interesse em renovar seu contrato. O apresentador fez bastante sucesso por todas as emissoras que esteve inclusive no SBT onde conseguiu elevar os índices de audiência da emissora e conquistar minutos na liderança.
Quem sai perdendo em tudo isso? O SBT que alem da crise enfrentada com a baixa audiência, esta reforçando outras emissoras com profissionais que poderiam dar certo, mas que não foram bem aproveitados. O desgaste de Ratinho na emissora, assim como aconteceu com Adriane Galisteu, Ana Paula Padrão e tantos outros foi incompetência de Silvio Santos com as constantes mudanças em sua grade. Enquanto isso, a Band vem crescendo em audiência, e acreditar poder vencer o SBT no horário nobre.

Falando Nisso: Alguns artistas andam divulgando na imprensa que estão negociando com o SBT, primeiro Mara Maravilha, depois, Netinho de Paula, o apresentador disse está fechando com Silvio Santos para apresentar um programa nos moldes do extinto “Domingo da Gente”- qual ele apresentou na Rede Record.

Mudando de Assunto: A Record vem colhendo bons frutos na briga de audiência durante a tarde. A fase decisiva da Eurocopa 2008 que começou ontem com o jogo Portugal x Alemanha, atingiu 12 pontos de média, empatando tecnicamente com a Rede Globo. No horário de exibição do confronto europeu- 15h30min às 17h25min- a emissora carioca exibiu mais uma vez o filme “De Volta a Lagoa Azul”.



O que estaria acontecendo com o nosso jornalismo?



Atualmente, os telespectadores vêm acompanhando diversos erros nos jornais das principais emissoras do país, erros graves que não deveria acontecer.
Recentemente um jornalista divulgou “em primeira mão”- a queda de um avião em São Paulo, após alguns minutos veio à confirmação que se tratava de um botijão de gás. Todo esse erro culminou na demissão do jornalista.
No Jornal Hoje acompanhamos um erro grotesco, neste caso, mesmo que aconteceu, segundo a Central Globo, devido a uma irritação nos olhos da tal apresentadora de jornal.
No SBT um erro ao anuncia a programação após o jornal, e mesmo com todas as mudanças no SBT no que se refere ao horário de alguns programas, a atração seria a novela “Pantanal”, que vem recebendo todos os cuidados da emissora na divulgação da mesma.
Ontem, o Jornal Nacional- principal jornal do país- exibiu boa parte de uma reportagem sem áudio. Vale ainda ressaltar, a exposição do caso da menina Isabella em todos os jornais, o que nos faz pensar que este seria o único acontecimento do país.
Ai vem à pergunta, o que estaria acontecendo com nosso jornalismo?

3 comentários:

Unknown disse...

Comentário que fiz sobre a programação de sábado em outro blog.

Com certeza a programação de sábado esta ficando bem melhor do que o habitual, atualmente se tem uma maior opção para que os telespectadores possam escolher o que irão assistir. A Rede Globo sai na frente nesse quesito, pois traz o regular programa “Estrelas” de Angélica e o bom “Caldeirão do Huck”- que sempre “inova” em alguns quadros, como o divertido, porém nada criativo “cantando o Sete”- em tempo Luciano Huck vem à mídia realizar duras críticas ao apresentador Augusto Liberato- dizendo que o programa “Domingo Legal” esta repleto de quadros copiados do seu programa. O mesmo Luciano Huck esqueceu que quadros assistencialistas já eram explorados pelo “Domingo Legal” até mesmo antes de ele pensar em ter um programa na TV.
Além destes dois programas a emissora carioca consegue unir bons filmes e jogos de futebol- atualmente exibindo os jogos do Corinthians para São Paulo- (sem fanatismo a parte, graças a Deus moro em Minas Gerais, isso por que ninguém merece a narração e os comentários dos jogos da emissora, principalmente os do Corinthians, onde mostram toda a sua imparcialidade na locução.
Falando em SBT, a emissora precisa se reinventar como sempre digo, talvez se os quadros do programa “Quem Não Viu, Vai Ver” fossem mais curtos e dinâmicos, e não reprisando apenas fazendo narrações das atrações nele exibidas, talvez o programa fosse mais interessante. Sem contar que essa interatividade com o telespectador com jogos pífios como os que são apresentados por Hellen e Caco o programa não tem como ameaçar o segundo lugar da Record no horário.
Por fim a Rede Record, precisa encurtar urgentemente o seu “Melhor do Brasil” o programa é longo e pode acabar cansando o telespectador.

Unknown disse...

Comentário que fiz sobre a briga entre os autores João Emanuel Carneiro e Tiago Santiago.

Na visão de crítico- acredito que a briga sadia entre os autores João Emanuel Carneiro (A Favorita) e Tiago Santiago (Os Mutantes) faz bem para os autores e para as respectivas novelas.
Sem dúvida a novela “A Favorita” é infinitamente melhor do que “Os Mutantes”, e vou alem, acredito que a novela Global é a melhor da década dentre as novelas do horário. João Emanuel Carneiro é muito talentoso e provou isso com “Da Cor do Pecado” e “Cobras e Lagartos”, ambas as novelas da sete que registraram média e picos de audiência de novelas das oito.
Com relação à novela da Rede Record é realmente pífia. Lamentável um autor- também talentoso- como Tiago Santiago escrever uma história como esta que chega a beira o ridículo.
Postei sobre as duas novelas no meu blog- Telinha Quente- (http://telinhaquente.blogspot.com/) venho fazendo isso constantemente, não sou fã desta ou daquela emissora, porém comparar estes dois produtos e quem tem razão nesta discussão não tem como. “Os Mutantes” é uma novela pra crianças, eu nem comparo este produto nesta categoria (Novela) e sim em uma série ou algo de humor, por que quem assiste consegue rir muito das babaquices da “Novela”.

Unknown disse...

Pesquisas feitas pela Rede Globo na semana passada, para avaliar a aceitação de "Ciranda de Pedra", apontam mudança de comportamento do telespectador às 18h: nesse horário, quem agora manda no televisor são os adolescentes, que preferem a internet a ver novela de época. (Fonte: Folha de São Paulo, Daniel Castro)

comentem.