Telinha Quente no Facebook

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DOA A QUEM DOER - Por Filippe Pye

TAÍS: ATITUDE ACIMA DA BELEZA E NEGRITUDE
Em 1995, na pele de Bernarda em Tocaia Grande, Taís Bianca Gama Araújo estreava na telinha. Já no ano seguinte seria a sua consagração dando vida a Francisca da Silva de Oliveira em Xica da Silva de Walcir Carrasco. Era o início de uma bela carreira de uma das maiores atrizes da nova geração da TV brasileira.

Taís com apenas dezessete anos já não exitava um grande desafio e fez bonito ao interpretar uma das personagens mais fortes da História do Brasil sendo a primeira negra a protagonizar uma telenovela. A extinta Manchete era conhecida pelos polêmicos folhetins das 22hs e não pouparia a até então uma adolescente de cenas de nudez. Cenas marcantes que tiveram que esperar que atriz completasse a maior idade para ir ar. O resultado não poderia ter sido melhor. A soma de atuação primorosa, beleza e sensualidade fez com Taís fosse premiada com o Troféu Imprensa de Atriz Revelação 1997 e além de ficar conhecida internacionalmente fosse eleita pela revista People (espanhola) como um dos 50 rostos mais bonitos do mundo.


Não demorou até que a protagonista de Viver A Vida migrasse para Rede Globo. No mesmo ano em que saiu da Manchete ela já passava a integrar o elenco do remake de Anjo Mau como Vivian, uma personagem pequena mas que daria vazão a mais uma grande interpretação de Taís, com a importante temática do preconceito racial. Depois de vários trabalhos interruptos dentre eles: Meu Bem Querer, Mulher, Uga Uga e Porto dos Milagres veio a coroação máxima na primeira novela das 19hs de João Emanuel Carneiro e tornando-se apresentadora do Superbonita ambos em 2006.


Araújo brilhou em Da Cor do Pecado sendo a primeira negra personagem central de um folhetim da Rede Globo. Graças ao sucesso de Preta (Taís), Paco (Reinaldo Gianecchini) e Bárbara (Giovana Antonelli) a história de é até hoje é foi a maior audiência do horário nos últimos 10 anos. Antes de se tornar a primeira Helena negra e jovem ou a primeira atriz negra a protagonizar uma novela das oito ela interpretaria Ellen em Cobras & Lagartos e junto com Lázaro Ramos, o Foguinho, cometeriam o feito de tornar seus anti-heróis protagonistas da trama tamanho apelo que ganharam frente ao público.


Atualmente, Taís Araújo acumula sucessos na TV e no cinema e vive o auge de sua carreira na pele da otimista Helena Toledo. Viver A Vida é o mais novo desafio da jovem atriz que interpreta com perfeição uma mulher de 30 anos, com um carreira de sucesso, que sempre opta por olhar o lado bom das coisas mas que nem sempre é compreendida por isso e vive o drama da culpa por ter virado as costas para sua enteada, exatamente no dia que supostamente a moça mais precisaria dela. Críticas maldosas a parte Taís Araújo está impecável estampando à risca toda a atmosfera hora previsível, hora surpreendente das Helenas de Maneco. Quem nunca se irritou com as Helenas de Maitê Regina Duarte, Vera Fischer ou Chritiane Torloni que atire a primeira pedra. Vida longa a Taís Araújo em nossa telinha.

Falou e Disse

"Pedi que Deus me sarasse [...] Sempre foi assim! Quando a coisa fica estranha jogo na mão dele." - Mara Manzan - sobre clamar a ajuda de Deus.

Bom final de semana a todos e um forte abraço!

37 comentários:

Silvia disse...

Oi Pye. Parabéns pelo texto. Concordo com tudo. Adoro a Taís Araújo. Só assisto as vezes a novela por causa dela.
Lamento tb pela morte da Mara Manzan ...

Maria Terezinha(TE) disse...

Realmente a Tais é uma bela atriz.

Patrícia disse...

Oieeeeeee
To usando um computador novo hoje. Gente, adoro o trabalho da Taís, e estou gostando bastante da atuação dela. Porém como todas as Helenas no início são sem sal.

Patrícia disse...

Cade vocês meninas?

Filippe Pye disse...

Olá meninas!!!

Como estão?

Silvia disse...

Oi Patty e TE

Cristiane disse...

Oi!
Sinto que a mídia vem tentando tirar o brilho da Taís Araújo, para favorecer a Cabral, que não está tão bem na pele da Tereza. Em várias cenas vem forçando a barra. Exagerando na interpretação. O problema da Araújo é: A personagem é muito certinha. Mas, a Taís deu um show de interpretação na última semana.

Patrícia disse...

Adoroooo
Minha internet está um pouquinho lenta. Eu vejo Viver a Vida bem mais por causa da Taís.

Bruno disse...

Taís Araújo ganhou nota 10 na coluna da Patrícia Kogut esta semana. Merecido, belas cenas.

Maria Terezinha(TE) disse...

Aeu não assisto a novela, mas acho que o problema é o José Mayer. Ele é muito velho e feio para ser par da Tais.

Filippe Pye disse...

Cris faltamente a Lilia Cabral faz uma mistura da louca personagem que interpretou em História de Amor com a sua personagem em Divã. Realmente as oscilações tem sido muitas. A Taís está dando um banho de interpretação nas ultimas semanas realmente. Destaco a atuação da Letícia Spiller como figurante de luxo que basta falar por um minuto que passa a realidade das mulheres desprezados pelo marido sentindo na pela que ainda podem ser amadas e cobiçadas.

Cristiane disse...

Estou saindo mais cedo do trabalho. Gente, a TV a tarde é um marasmo. Estou vendo Malhação ID, que começou na segunda, e até hoje estão apresentando os personagens. Lentidão é o atual ritmo da Globo.

Filippe Pye disse...

TE,

O tempo é o Sr. da Razão. Cadê o José Mayer? Tão isso e tão aquilo... Cadê o pai que vê a filha querida gravemente acidentada em desespero?

Silvia disse...

É Cristiane a campanha é feroz. Para mim o problema é do autor que perdeu a mão para escrever novelas. Já está entregando os capítulos em cima da hora para gravar, revoltando o elenco.

Maria Terezinha(TE) disse...

Eu não assisto novela na Globo.Esses dias tenho visto Ama Gêmea, mas se tiver filme bom no cinema em casa eu não assisto.

Filippe Pye disse...

Irritante pra mim é a Dora da Giovana Antonelli aquele jeito alegrinho embalsamado em oportunismo nossa me tira do sério. MAs um bom indicio de um personagem bem construída.

E a Rafaela gente?

Adoooooooooro!

Silvia disse...

Eu assisto as vezes aos Sábados, mas não aguento ver o capítulo todo. O ritmo é muito lento.
Só acompanho mesmo Véu.

Filippe Pye disse...

Queridas precisarei sair!

Mtos beijos e ótimo FDS!

Byee

Silvia disse...

Tchau Pye.

Maria Terezinha(TE) disse...

Tchau Pye
papo quente no Ratinho sobre drogas.

Silvia disse...

TE Estou assistindo. Está muito bom.

Patrícia disse...

TE, mas ela vai passar boa parte da novela com o Bruno, personagem do Tiago Lacerda. Que é um mal ator. Em cena é a mesma coisa que a porta. Adoroooooo

Falando em bonito. Viram o gatinho do Twitter ontem??????????? Me dando bola e tudo. Uiii Adoroooooo


Cris assiste o Ratinho que está ótimoooooo..

Patrícia disse...

TE, mas ela vai passar boa parte da novela com o Bruno, personagem do Tiago Lacerda. Que é um mal ator. Em cena é a mesma coisa que a porta. Adoroooooo

Falando em bonito. Viram o gatinho do Twitter ontem??????????? Me dando bola e tudo. Uiii Adoroooooo


Cris assiste o Ratinho que está ótimoooooo..

Patrícia disse...

Adorooooooooo
Que bate boca é esse no Ratinho. O povo está detonando a soninha.

Patrícia disse...

Viver a Vida continua sendo a melhor audiência entre as duas últimas novelas das oito da Rede Globo. Melhor média nos 45 capítulos, acho.

Patrícia disse...

Beijos Pye

Gente só agora liberam as mensagens que eu postei aqui. Adorooooooo!

Silvia disse...

Patty como uma autoridade pode defender isto? O povo faz muito bem em detonar.
Estou com pena é da mâe da usuária de drogas ...

Maria Terezinha(TE) disse...

Paty, está arrasando corações no twitter. Tá vendo? e vc não gosta de escrever, só fica lendo.Volta a noite, quem sabe ele vai estar lá.

Patrícia disse...

Agora acho que estou liberada. Peninha que vocês sairam, mas amanhã a gente continua o papo.

Patrícia disse...

A vocês estão aqui, tá vendo. Não atualiza

Patrícia disse...

TE é novinho, e não sabe escrever bem em português. Ele escrevia sempre em inglês. Adorooooo!
Pediu até MSN. Eu entro sempre amiga, só não deixo comentários.

Nossa fiquei chocada com a mãe da menina Silvia. Nervosa ela.

Silvia disse...

Tenho que voltar ao trabalho. Até a noite no twitter.

Patrícia disse...

Beijos Silvia. E desculpe-me amigas.

Patrícia disse...

TE, mas se a internet estive boa vou entrar para conversamos no Twitter. Que horas vocês estão entrando lá?

Maria Terezinha(TE) disse...

Paty, sempre depois das 20h.Agora vou sair também, tchau

Patrícia disse...

Beijos então. Vou entrar no horário do TV Animal

Anônimo disse...

Pois vejo uma atuação magnífica da Taís, até pq não faz uma negra qualquer, coitadinha que sempre foi humilhada. Não. É aquela q é negra, forte e venceu. A atuação dela hoje me fez chorar. Choro fácil, mas nessa novela foi a primeira vez. Quando ela encontrou a amiga (Ellen) eu estava até com dor nos ombros. De tanta pressão. Foi uma cena perfeita. Acho que senti a dor que ela estava sentindo na novela. Ela está MARAAAAA. Tudo de bom. Só espero que ela não termine com o Marcos, pois ele foi muito cretino com ela ficando com a Dora.
Eu Marisa