Telinha Quente no Facebook

domingo, 8 de novembro de 2009

Sessão de Domingo: Brasileiro gosta de séries?

Por Lucas Dornelles, vulgo, Lucas D.

Desculpe-me, leitor, mas essa pergunta eu quero que você me ajude a responder. Eu sou apaixonado por seriado, do tipo que se vê nele e que já até começou a criar um, como hobby. Sou do tipo que ao andar de ônibus encosta a cabeça na janela e se imagina um personagem, com trilha sonora e tudo. Mas esse não é o meu “quem sou eu” do Orkut. Bem, o formato de séries que eu falo é aquele com temporadas bem marcadas, tramas que se amarram do começo ao fim, mesmo tendo em cada episódio uma história com começo, meio e fim.

Nos EUA, as séries movimentam milhões de dólares e telespectadores. Aqui, com raras exceções, não temos a produção desse gênero. E a exibição, tem maior êxito nos canais privados. Atualmente, temos Supernatural sendo exibido no horário nobre do SBT e alcançando bons índices. Mas a forma como está sendo exibido foge ao padrão americano, já que a saga dos caças-fantamas é apresentada como novela. Nas madrugadas, outras inúmeras séries, de sucesso ou não, também passam na emissora. Ainda no SBT, sempre estiveram presente as séries de humor, mas no mesmo formato de Supernatural agora e com reprises quase cotidianas.

A Globo sempre investiu no segmento, mas o humor é sempre o filão escolhido e muitos seriados têm temporadas esticadas ao longo do ano todo. Vide A Grande Família e Toma Lá Dá Cá. Mais recentemente, a emissora começou a optar por temporadas menores, variando a grade de programação. Mas ainda não vemos um Lost sendo produzido por aqui.

O caso é que o formato série/seriado agrada aos americanos, aos pagantes de tv por assinatura e aos inúmeros internautas que acompanham as histórias gringas pelos downloads. Mas esses não são poucos! Será que o quê falta são histórias e ousadia que realmente prendam o telespectador da Globo, SBT, Record... ?

Tivemos um caso curioso esse ano: A Lei e o Crime. Assisti à primeira hora da produção da Record e, além dos tiros, da favela e de todo o tom brasileiro, teve uma coisa que me chamou muito atenção. No final do piloto (nome dado aos eps. iniciais das séries americanas), a protagonista aparece numa cadeira de rodas e toda a história contada até ali era uma narração da personagem a um jornalista. Algo bem americano, fácil de se encontrar num daqueles seriados que tanto me referí. Além disso, episódios semanais em temporada de 20 e poucos. A série agradou e foi renovada, garantindo na grade 2010 sua segunda temporada. Ponto para Record.

Então, o que acontece com o brasileiro? Ou será que algo acontece – ou deixa de acontecer – na produção televisiva? Fica a pergunta.

Lucas é internauta, viciado em Lost e saudoso fã de Friends. Assiste toda semana The Big Bang Theory, Greek, Fringe, Gossip Girl, How I Met Your Mother, Brothers & Sisters e Flashforward.

64 comentários:

TE disse...

Eu adoro séries, fico até de madrugada para assistir as séries do SBT, já que não tenho TV paga. Mas nõ assisto sobrenatural. Me assusta, depois tenho pesadelos.

Anônimo disse...

Que comentários chatos, HEIN!!

TE disse...

Chato é vc , Anônimo!

FELIPE disse...

Brasileiro gosta de séries?

Eu ñ tenho a mínina paciência p/ séries.
acho até engraçado como eu consigo ver uma novela inteirinha e ñ tenho paciência de ver séries...

ainda mais quando as séries são exibidas na RECORD /SBT onde as séries ficam no ar conforme o humor dos donos...
Nunca ví um episódio de A GRANDE FAMÍLIA,TLDC (e olha q é na GLOBO hein???)

Enfim, se as séries dependessem do meu IBOPE...ai ai..

OBS:O texto está maravilhoso e quem ñ gostar é muito simples,ñ leia e muito menos opine!!!

>>>>>>>>>FUI

FELIPE disse...

obs 2:
Quem é esse peladão dos seguidores...babado...fiquei amarelo diarréia com a ousadia do bofe rss

TE disse...

Puxa Felipe, vc não perde nada hein!
Será que a Paty já viu o peladão?

Patrícia disse...

Boa sorte para o Lucas Mansur. E parabéns pela coluna. Gostei do texto. Até o momento não assisir a sessão de séries do SBT, até porque já vi as três primeiras temporadas de Sobrenatural mais de duas vezes. E o Mistério da Ilha, obtei por assistir Viver a Vida.

TE disse...

Paty, já viu o peladão?

Patrícia disse...

Anônimo mais respeito com as pessoas. Beijos pessoal e bom domingo. O Dylan e a Te sairam da primeira página dos seguidores, a próxima sou eu. AFF

Simone disse...

Boa tarde pessoal...

Gosto de séries e comecei com 24 HORAS na Globo ou melhor muitos anos atrás com a antiga Dallas....a Rede TV começou a exibir e tirou do ar...Assisti Monk, Heroes, Brothers and Sisters, CSI, Friends, House; etc.

Simone disse...

Não sei pq esse ANÔNIMO chato dá as caras por aqui.....

Patrícia disse...

Oieeeee TE
Que peladão?

Simone disse...

Paty,

É o segundo da foto......Vc que sempre vê os novos seguidores....não viu esse não??? rsrsrs

Patrícia disse...

Si nem eu sei. Ninguém merece. Deve ser o mesmo que fica chamando a gente de chatonildos.

Gente, o que foi o Domingo Legal com o Exaltasamba quase 1h35 minutos? Ninguém mereceeeeeee. E agora me vem essa Piscina com as mesmas pessoas da semana passada.

TE disse...

Oi Si, já assisti muitas séries , mas tem um problema, tiram do ar e nem avisam.Tanto o SBT quanto a Recor.

Simone disse...

Paty e CLáudio,


Vcs que estão aí em MG......Que babado é esse do Aécio ter batido numa mulher???? É verdade???

Simone disse...

É verdade TE....Record tirou Monk do ar também..

Simone disse...

Gosto do Exaltasamba mas aó vi uma parte.....rsrsrs

Simone disse...

Vcs (SBTistas) não podem reclamar.....tava na liderança....

Patrícia disse...

Eu vi, ele está aqui desde quinta-feira. RedeNeck. Eu heim. Adoro!

Simone disse...

Gente...vou almoçar.....tô com fome....se der mais tarde volto no twitter...BJs

TE disse...

Por isso que ficou mais de uma hora. Tava na liderança com 10pontos.

Patrícia disse...

Eu sei. Mas foi demais. Ninguém merece. Adorooooooo!

Si eu vi no twitter o Cláudio uma vez, um jornalista do G1, desmentindo, ele falou com os convidados e com a namorada do Governador.

Anônimo disse...

Boa tarde povo,
hj estou lenta, não conseguire, escrever meus textos ácidos, kkkk.
Sobre séries, adoro, mas prefiro as dubladas porque não tenho muita 'pasciéncia' para as legendadas. Minha série preferiado ainda é Arquivo morto ( Cold Case ) por causa das músicas. Mas toda noite assisto acho que pela milésima vez, Jeannie é um gênio, a feiticeira, família Adams, família monstro, Alf e agente 86 no nick at night, adoro essas como diz um colunista: 'mofentas!, rs.

Lucille Dean

Patrícia disse...

Beijos Si. Verdade, espero que fique na liderança na média geral. Iria adorarrrrrrrr.

Patrícia disse...

Adorooooooo
Lu eu adoro Arquivo Morto e Em Nome da Justiça. Minhas preferidas.

TE disse...

Lu, adoro séries mofentas. Adoraria ver de novo Perdidos no Espaço, Dakitari, Ben, o urso amigo.

Bruno disse...

O calor me impede de ficar muito tempo em frente ao PC. Por tanto farei um comentário único.

Gosto muito de série. E venho me surpreendendo com a audiência de Sobrenatural. Esta semana, por exemplo, teve média de 10 pontos na terça e na quarta-feira. Números poucas vezes atingidos pelo SBT nos últimos anos.


Bom domingo

Anônimo disse...

Oi Paty, Te, Si, eu adoro mofentas também. Gostaria de rever os pioneiros, Tarzan ( Ron Eli ), o homem das montanhas, Rin tin tin, a mulher biônica ( Lindsay Wagner), Mary Tyler Moore, etc...

Lucille Dean

Patrícia disse...

Beijos Bruno. Verdade eu não esperava, mas estou torcendo para a audiência se manter.

Patrícia disse...

Rin tin tin é um clássico. Gente, o Magrão imprimindo a marca registrada dele no Domingo Legal: As gostosonas, com trajes mínimos, e muita música.

OIbope disse...

13h12 Domingo Legal 10 pontos / Líder de 11h às 13h10, por enquanto.

TE disse...

Poda ter um canal só pra passar as mofentas.Eu ficaria o dia inteiro vendo os mofos.

Patrícia disse...

Adorooooooo! Estou quase acreditando que pode fechar na liderança na média geral. E ainda tem o Construindo um Sonho.

Anônimo disse...

Fico feliz pelo Celso, ele é ótimo. Logo pode estar no horário mais nobre do domingo dando um show e deixando o Gugu comendo poeira. Sonhar não custa, mas o Celso é lindo! Lindo, tesão bonito e gostosão, uhhuuu. Kkkk, me empolguei, rs

Lucille Dean

Patrícia disse...

Pior que nem em canais pagos passam. Com essa onda de séries.

Patrícia disse...

Se empolgou mesmo Lu. Eu gosto dele, espero que ano que vem o programa volte bem animado, com novos quadros, cenário, musical ao vivo.

Anônimo disse...

Pois é Te, tem o nick à night no NICKELODEON, toda a noite passa Maluco no pedaço, Kenan e Kelvin, ET, os monstros, Familia Adams, A feiticeira, Jeannie, Arnauld. Mas essas são as séries que sempre tiveram meia hora. Esses dias meu irmão, numa reunião de família trouxe num cd vários episódios de Daniel Boone.

Lucille Dean

TE disse...

Boa notícia OIbope

Patrícia disse...

Mas tem um porém. O programa dando audiência eles irão manter as mesmas porcarias. Quero vê se vão passar o David Brazil. Anunciam e não passam. Que horrorrrrrrr.

Anônimo disse...

Eu liguei agora, o que esteve passando no DM até agora? Não teve David Brazil?

Lucille Dean

Patrícia disse...

Então tem 2h10 que o programa está na liderança.
Sorte porque aquela Stock Car que a Globo passou não dá audiência.

Patrícia disse...

Ainda não Lu. Ficou 1h30 passando Exaltasamba, depois 10 minutos com o TOP 10 da internet, e agora a Piscina Maluca. Por enquanto só teve isso. Adoroooooo!

TE disse...

Lu, calma! Imagina se o seu namorado entra aqui.Esse DM que dizer domingo malúco?È infleismente , minha aposentadoria não dá para ter canal pago.Vou ter que contar com a boa vontade dos canais abertos mesmo. Pior é que tem a Rede Brasil que passa filme antigos e não pega na parabólica.

Patrícia disse...

E deve ficar até 14h00 e depois o Construindo um Sonho, e cade o David que foi anunciado? Até agora.

Anônimo disse...

Ah tá, rs. Mas pelo jeito então o proglema é com a Globo, nem vi o que tá passando, mas alguém aí disse stock car. Se for, tá tudo explicado. Mas, eu gosto desses musicais, mas Exaltasamba não faz parte dos meus preferidos não.

Lucille Dean

Anônimo disse...

Nem se preocupe Te, se ele entrar ele não vai fazer quem é Lucille Dean, kkkkk.

Lucille Dean

TE disse...

Paty, a eliana copiou o se adoooro

Patrícia disse...

Amiga, tem algumas séries na internet para baixar, porém não é 100% confiável, pode ter vírus. Mas tem séries em DVD´s 'piratas'. Adorooo!

Patrícia disse...

Lu, seu nome não é Lucille, que sucessooooooooooooo.

TE, a Eliana, o Tiago Santiago em Mutantes, e o João Emanuel Carneiro com a Taís Araújo, e não dei permissão. Vou registrar. Adorooo!

TE disse...

Lucille é um misteeerio

OIbope disse...

13h27

Globo 10.7
SBT 9
Record 8.5

Patrícia disse...

Mas também com essa Piscina, chata. Ninguém merece.

TE disse...

Pena que DL saiu dos 10 pontos

Patrícia disse...

Vou ir almoçar meninas. Domingo Legal para vocês. Beijinhos

TE disse...

Colei o Hialley do twitter.A Turma do Didi deu 9 de média X 11 SBT.

TE disse...

Tchau Paty.
Até parece que me interessa saber quem é a múmia.

Anônimo disse...

Paty, Lucille Dean é um pseudônimo ainda do tempo do Zapeatrix. Foi uma mistura de Lucille Ball com James Dean. Daí nunca mais abandonei, mas adoro esse mistério, que aliás eu gostei, rs...

Lucille Dean

TE disse...

Eu também gostava do Zapeatrix. O que será que aconteceu com a moça, acho que o nome era Karina, sumiu e ninguém nunca mais viu falar.

Anônimo disse...

Pois é Te, antes de ser Lucille eu fui Toninha, depois virei Lucille e fiquei séria, rs. Tinha uma amiga a Claudia Collares, adorava os comentários inteligentes dela.

Lucille Dean

TE disse...

Acho que cheguei fazer algum comentário lá. Mas gostava mais de ler o que ela escrevia., era divertida.Fazia boas críticas.

TE disse...

Me incluiram numa lista do twitter, entrei lá e estava lendo os tweets, fiquei até com vergonha. Que estou fazendo lá? Só tem fera.Ninguém que eu conheça, só alto nível.

Anônimo disse...

Beijos pra todos. Vou sair, agora vou lavar umas roupas, mais tarde vou estar no twitter.

Lucille Dean

Lucas D. disse...

Felipe e Patrícia, obrigado pelos comentários. E obrigado a todos os outros por participarem e comentarem sobre o texto. Até Domingo que vem! Qualquer sugestão, estamos aqui.