Telinha Quente no Facebook

domingo, 24 de janeiro de 2010

Sessão de Domingo: O Celso é Legal

Por Lucas D.


Acho que o SBT nunca esperou que a saída de Gugu fosse ser tão pouco percebida em sua grade. Eliana e o próprio Sílvio conseguiram manter e até aumentar a audiência do novo contratado da Record. Já o programa órfão, quase transferido para os sábados, foi entregue ao coringa da emissora: Celso Portiolli. A casa e o público sabiam do carisma do apresentador e de sua competência, mesmo tendo tido pouco destaque a frente de suas atrações.

O Domingo Legal se resumia à um quadro: o Construindo Um Sonho. De resto, outras atrações que também apelavam para o assistencialismo e audiência através do pranto. Quando Celso entrou no programa, a alegria dele já destoava de Gugu e do próprio formato. Aos poucos, foi incluindo sua marca. O carro-chefe continuou, mas com um ar mais descontraído, mesmo apelando para uma trilha sonora triste. O novo apresentador e, também, novo diretor trouxeram uma Piscina Maluca, David e Maíra e até ensaiaram uma volta do Torta na Cara. No horário, o programa conquistou audiência e faturamento.

Domingo passado, o tão anunciado novo cenário estreou. Algumas “novidades” também foram apresentadas. A conclusão é que o Celso é legal, mas o Domingo nem tanto. Melhorou muito em relação ao sensacionalismo-show que Gugu apresentava e que hoje continua em seu programa na Record, mas ainda está longe de ser uma atração redonda.

Os musicais, que já foram o ponto alto do Domingo Legal, voltaram logo na abertura do programa e acredito ser a melhor das apostas do novo diretor. Mesmo pecando pelo excesso, em certas situações. Em seguida, Celso apresentou duas novidades: uma foto premiada, que é uma remodelagem daquele quadro da nota. Legal, mas acaba restringindo e dando um ar regional ao programa. A outra novidade ficou por conta de um novo modelo do Devo, Não nego; O endividado agora vai até o Medidas Desesperadas e um de seus convidados realiza uma prova que pode quitar suas dívidas, até o valor de 10 mil reais. Um vídeo de introdução mostrou o histórico da prova, que foi exibida no Curtindo uma Viagem e até mesmo no Domingo Legal, anos atrás. Qual a prova? A passarela do Hoje em Dia. Tudo bem que tudo se resolveu em 10 minutos. Não ficou chata igual ao que se vê na Record, mas mesmo assim. O SBT tem melhores provas em seu acervo e torço para que o quadro varie nesse ponto.

Ainda tivemos a promessa do game-show Meu Pai é Melhor Que o Seu. Pelas imagens do original estrangeiro, pareceu bem bacana. Mas o SBT é mestre em transformar grandiosos formatos em quadros ou programas pequenos, vide American Idol e Britains's Got Talent. De resto, o programa trouxe o chato Top 10 da internet; o igualmente chato David Brazil junto com a Maíra do BBB, que conseguem fazer de uma pauta interessante, um quadro cansativo; a Piscina Maluca, que dispensa comentários; e o Construindo Um Sonho, melhor produzido, mas ainda sensacionalista.

A impressão que temos é que o programa se tornou um híbrido. Mistura o formato de Gugu; a veia divertida de Celso; e uns quadros apelativos de Magrão. Acredito na força que o apresentador e o programa têm, mas ainda acho que precisa de uma reformulação total. Não digo excluir tudo, mas tornar os quadros coerentes uns com os outros. Com o atual programa, cantamos no começo; torcemos em seguida; rimos e sentimos vergonha alheia; nos emocionamos com histórias reais; e terminamos com belos corpos numa piscina de amido. Torço pela emissora, pelo programa e pelo sucesso do apresentador.


Lucas achava o domingo legal nos tempos de Mamonas, Thalia e Banheira. Depois, com o sensacionalismo, parou de ver. Com o Celso, até consegue acompanhar vez ou outra, como no final de semana passado, dedicado para escrever essa Sessão.

13 comentários:

Fátima disse...

Direcionem meu comentário do post sobre o Celso Portiolli publicado na semana retrasada. É isso que penso dele e do Domingo Legal.

Cristiane disse...

Parabéns pelo texto, Lucas! Sempre muito bem escrito. Não vou comentar sobre o Celso, porque recentemente teve um post sobre tal apresentador, aqui no blog.

Excelente domingo para vocês.

OIbope disse...

12h08 globo 9 sbt 7.5 record 6.2

OIbope disse...

12h06 Globo 9; SBT 8; Record 5; Cultura 2.

Regina disse...

O Celso é Legal, mas o programa que ele comanda, NÃO. Assistir um programa inteiro é sempre um desafio.

Patrícia disse...

Não acho o David Brazil ruim, pelo contrário, é muito legal. Na minha opinião é o melhor quadro do programa.

Anônimo disse...

Na tarde do último sábado (23), um erro no site da Record foi motivo de comentários no microblog Twitter. Tudo porque a emissora se confundiu em um dos destaques na página principal, chamando o "Esporte Fantástico de "Esporte Espetacular".



O programa comandado por Mylena Ciribelli é justamente uma versão do "Esporte Espetacular", da Globo.


Estreado em julho, o "Esporte Fantástico" sofreu na audiência em suas primeiras edições aos domingos, sendo inclusive encurtado pela Record. Depois, a emissora resolveu mudar o programa para os sábados, quando passou a atingir índices satisfatórios no Ibope, embora na grande maioria das vezes em terceiro lugar.


Ontem, por exemplo, exibido das 13h às 14h24, o esportivo atingiu uma média prévia de 6 pontos na Grande SP. No horário, o SBT ficou em segundo com 9 e a Globo liderou com 12 pontos.

Maria Terezinha(TE) disse...

Um bom texto. Concordo em partes. O Celso é muito melhor que o Gugu de hoje.O Gugu de ontem era melhor, mais alegre. O de hoje tá mais prá animador de velório. Eu gosto do quadro do David.

Unknown disse...

DOMINGO "SEM SAL"...

...........FUI

Unknown disse...

ESSE CELSO CORINGA É UM COITADO..

Só ganhou o programa pq a grande estrela resolveu ir p/ a 2 emissora do país(simples assim).
E isso já aconteceu outras vezes com ANGÉLICA,GALISTEU e etc...
Aí quando o ibope cai o tio SS manda o CORINGA fazer A "PIRÂMIDE PREMIADA" no intervalo das séries kkkkkkkkkkkkkkkkkk o próprio CORINGA disse a FOLHA DE SÃO PAULO q teve q procurar ajuda de psicólogos p/ suportar a GELADEIRA SBTISTA kkkk tadinho.
E ele sabe q assim como aconteceu outras vezes,basta o ibope cair q ele voltará p/ GELADEIRA rapidinho....E A ANGÉLICA,GALISTEU,GUGU sempre serão estrelas e terão seus próprios programas.

ESSE COITADO SEMPRE SERÁ UM TAPA BURACO OFICIAL SBTISTAS#prontofalei

>>>>>>>>FUI

Unknown disse...

Coitado de voce ta com raiva so porque o seu guguzinho esta em franca decadencia o sbt ta muito melhor sem aquela mala sem alça o Celso esta dando conta do recado e nos fãs do sbt estamos satisfeitos com ele entao Dylan morra de inveja.

Lucille Dean disse...

Adorei o texto, adoro o Celso Portiolli e a foto foi bem escolhida. Acho que Celso ainda vai dar o que falar.

Maria Terezinha(TE) disse...

O Felipe está parecendo disco furado. Vive sempre repetindo a mesma coisa. Já sabemos que vc odeia o Celso e adora o Gugu. Só que o Celso é amado por nós, nada do que disser vai mudar isso.Deixa de ficar agourando o Celso. Não gosta não assiste, e pronto.