Telinha Quente no Facebook

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CATIVANTE: UMA PALAVRA QUE DEFINE CAMA DE GATO

Por Fillipe Pye


Com um ritmo frenético as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes estrearam em 05 de outubro do ano passado “Cama de Gato”. Com supervisão de João Emanuel Carneiro, direção de Ricardo Washington e no elenco entre outros, Camila Pitanga (Rose), Marcos Palmeiras (Gustavo), Marcelo Novaes (Bené) e Heloísa Perrisé (Thaís) a garantia é de uma boa novela.
Bons ingredientes não faltam numa trama que une o clássico com o moderno. A obra se apresenta bem conflitante, mas o humor dá um toque pra lá de especial ao folhetim. As cabeças da história: uma mãe de família de origem humilde (Rose), um empresário, vítima de um golpe (Gustavo) e uma vilã cínica e calculista (Verônica – Paola Oliveira). De certo a estreia foi bem promissora e no mês seguinte o excesso de imaginação das autoras e a lentidão dos acontecimentos já afastavam o telespectador. Em tempo, as autoras não tardaram em dar novo gás com a ascensão de Rose e reaparecimento de Gustavo, o drama de Alcino que viu sua vida arruinada, as maldades cada vez mais nocivas de Verônica e as loucuras de Thaís, Bené e toda sua trupe.
Surpreende a ânsia por novidades no texto da dupla de autoras, tanto os acontecimentos dos fatos quanto na personalidade dos personagens: Thaís a melhor amiga da ex-faxineira é debochada e interesseira, e algo que é pra lá de estranho é que o suposto galã seja bipolar. Gustavo simplesmente oscila entra a generosidade e o egoísmo. Por vezes esbanjou emoção e em outras ocasiões transbordou crueldade. As tramas paralelas também merecem destaque. Paula Burlamaqui emociona ao dar as caras dando vida a Sofia, uma professora que viu os erros de sua juventude destruir seu casamento. E Dudu Azevedo se mostra bastante maduro dando vida a Roberto, comparsa de Verônica que foi capaz, inclusive, de dar sumiço no avô (Luis Gustavo) para roubar seus bens.
Impreterivelmente, a simpatia por telenovelas de época ou rurais na faixa das 18hs é muito maior do que nas tramas urbanas. Todavia, ao se deparar com "Cama de Gato" essa falta é muito bem preenchida. Uma trama leve, divertida, que leva ao telespectador a esperar de fato por um final feliz. Valeu ainda o esforço da Rede Globo em não apostar no mais do mesmo em razão da fracassada "Negócio da China".

3 comentários:

Maria Terezinha(TE) disse...

Não assisto cama de gato, por isso não posso falar nada.

O LABIRINTO DE DYLAN ALMEIDA disse...

MINHA NOVELA FAVORITA!!!!

Simples assim....



>>>>>>>>>>>>>FUI

Anônimo disse...

vcs poderião faser textos sobre telejornais qualificando os e criticando os