Telinha Quente no Facebook

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A PEQUENA BRILHANTE

Por Cláudio Almeida

martinsalmeida2003@yahoo.com.br


Quem não se impressionou, nas últimas semanas, com o desempenho de Klara Castanho, a Rafaela de Viver a Vida, da Rede Globo? Provavelmente só que não acompanha a trama de Manoel Carlos. Em alguns momentos, dá até medo, tamanho a verdade com que a atriz-mirim nos convence só com o olhar, como naquela cena em que a garota aparece ao lado da cama de Helena (Taís Araújo), assustando a protagonista que acabara de acordar ou quando ela foi tomar um sorvete com Garcia (Mário José Paz) no mesmo bar em que estão a ex-modelo e Bruno (Thiago Lacerda) e pergunta se os dois são namorados e ameaça contar para Marcos (José Mayer) que viu os dois se beijando.
Antes que passem a temer a menina como um anjo mau ou uma minivilã daquelas de filmes de terror, é importante ressaltar que Klara Castanho nos brinda com uma atuação equilibrada e coerente com o desenrolar da personagem. Ainda que tenham carregado um pouco ao colocá-la fazendo o cerca a Helena, lançando mão de olhares inquisidores e impiedosos, ao mesmo tempo tudo poderia não passar de mera curiosidade infantil.
Acontece que Rafaela é inteligente, articulada e precoce para a idade. Daí é que ela entende que Helena, casada, fez algo errado ao beijar “aquele homem bonito”, como ela descreve o fotografo Bruno, e, que não é o seu esposo. A ex-modelo, então, cai no seu conceito. O que faz com que a pequena use isso a seu favor para tentar retornar para Búzios e voltar a morar com o Maradona, aquele que considera seu verdadeiro pai.
E depois te ter desmascarado a protagonista com ares de quem estava ali no direito de tomar satisfações, e pede desculpas à mãe por não ter cumprido com a palavra de não falar nada sobre o assunto é apenas uma garotinha. O que virá nos próximos capítulos só Maneco sabe. Que Dora (Giovanna Antonelli) já planeja usar o fato para fazer chantagem a Helena está na cara, e pelo andar da carruagem contará com o apoio da filha. No início da trama muito se falou que Rafaela seria uma vilã, capaz de instigar a mãe a fazer coisas ruins e até mesmo matar um coelho com as próprias mãos, mas o autor chegou a receber notificação do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro recomenda-o adequar o perfil da personagem da garota, pois acreditava-se que era perigoso uma menina de novela anos interpretar uma vilã, puro conservadorismo. Ao certo, com o caráter que Dora e do pai Lucas (Rogério Romera), pode-se entender que tudo não passa de “coisa de família”.
Manoel Carlos recuou e não vai pesar tanto a mão sobre a personagem. Mas se ficar na metade das intenções, uma coisa é certa: Rafaela dará conta do recado e irá roubar a cena. Talento para isso, Klara Castanho, sua interprete, tem de sobra- para dar, vender ou emprestar a muitos veteranos, colegas da própria novela.
_____________________________
Às 12h, “Rapidinhas da Telinha Quente” e às 20h, “Quarta com Adriana Canoara”. E na próxima quinta-feira, dia 25, às 20h, "Os Animais do diretor Boninho".
HASTA

33 comentários:

Patrícia disse...

Lendo e já volto.

Lins disse...

Texto para provar que o Cláudio nunca esteve tão bem. Parabéns, excelente texto para reestrear a faixa das 20h.

Bruno disse...

Só de pensar que a Klara Castanho já foi do SBT, perco até a vontade de ler o texto, mas vamos la.

Cristiane disse...

Outro precoce fenônemo,a exemplo da Maisa Silva. Klara Castanho é a melhor atriz-mirim de sua geração. Passa uma verdade incrível.

Parabéns pelo texto Cláudio...

Maria Terezinha(TE) disse...

Belo texto, mas não assisto a novela.
Assisti ela em Revelação.

Patrícia disse...

Aff! E o SBT me deixa essa garota escapar. Lembro dela na Hebe, quando ainda era garota-propaganda de vários comerciais. Muito talentosa.

Silvia disse...

Oi. Parabéns pelo texto Cláudio. Tb não assisto a novela VAV, mas lembro dela em Revelação. Já era uma graça e prometia ...
Bjs para todos. Até.

Junior disse...

Oi! Quem assistiu Revelação já sabia do talento da menina. Mas infelizmente não teve essa mesma repercussão. Será que ela foi mal aproveitada no SBT?

Unknown disse...

A MENINA É UM TALENTO:

Ela trabalha com grandes atrizes de igual pra igual.
E pensar q um talento desse já foi do cast do SBT(e o pior,fez até novela da ÍRIS ABRAVANEL).
Essa emissora não sabe reconhecer um talento de verdade(prefere querer transformar a dona em autora).
A GLOBO está de parabéns por valorizar esse grande talento!!!!

obs:Mas vamos combinar??? no SBT ela continuaria sendo uma anônima,só meia dúzia de gatos pingados assistem as novelecas do SBT!!!!

CLÁUDIO,belíssimo texto,agora sim ,sinto q vc está curado da sua farra carnavalesca rrs.

>>>>>>>>>FUI

Anônimo disse...

Aos sete anos de idade, a pequena Klara Castanho foi convidada por Iris Abravanel, para integrar o elenco de "Revelação", primeira novela da autora do SBT. Filha de um rico casal, Daniela Mourão, adorava fazer bagunça com seu irmão Caique (Felipe Severo).

Bruno disse...

O que será o próximo texto de quinta-feira? Os Animais do diretor Boninho? kkkkkkkkkk

Antônio disse...

Eu acho que ela foi bem aproveitada no SBT, mas infelizmente, não renovou contrato, porque recebeu convite da Globo. Simples!

Ela vem brilhando em Viver a Vida,e realmente tem talento para dá, vender, e emprestar.

Fátima disse...

Uma palavra defini a Klara Castanho: Talento. E essa é do tipo que a cada trabalho vai crescendo, crescendo... e pronta para encarar qualquer personagem.

Maria Terezinha(TE) disse...

SBT, celeiro de talentos para a Globo. Há mais de 30 anos o Frreira Neto disse: "O que seria da Globo se não fosse a Tupi". Hoje eu digo: " O que seria da Globo se não fosse o SBT". Quantos talentos descoberto pelo SBT estão na Globo. Os grandes talentos mais antigos foram descobertos pela Tupi.

Regina disse...

Parabéns pelo texto Cláudio. Belíssimo como sempre. Ansiosa pelo texto do BBB. Sei que vai falar mal do programa. rsrs

Patrícia disse...

É por essas e outras que eu acho que o SBT deveria ter 'banco de atores'. Fazer contrato de longa duração com os bons atores.

Fátima disse...

Concordo, Paty. A maioria dos atores formados pelo SBT fazem uma única novela e vão para a Globo.
A emissora precisa de grandes nomes, mas também de bons atores em todos os núcleos.

Ana Carol disse...

Primeiro comentário:

Parabéns pelo texto. E sinto falta de outros posts no Telinha Quente ao longo do dia.

No mais, adoro o blog e a maioria das pessoas que aqui comentam.

Tchau.

Patrícia disse...

Bem-vinda Ana Carol. Comente mais vezes.

Renata disse...

Se a Rafaela matasse um coelho com as mãos iriam tirar a Klara Castanho da novela. Já séria demais, né?

Criança é criança.

Realmente o texto está muito bom. Parabéns

Patrícia disse...

Hoje no Twitter só irão falar de BBB. Parece que esse é o Paredão mais aguardado, por tanto, vai dar muita audiência. Afff

OIbope disse...

20h27 Globo 28.2; Record 10; SBT 6.6

Fábio disse...

Na ausencia de grandes vilãs, a Rafaela vem se destacando com suas ameaças a Helena. E sua interprete, Klara Castanho, não está decepcionando. Atuações impecáveis. A menina fala com os olhos...

Maria Terezinha(TE) disse...

Cansa a minha beleza , só falam do BBB no twitter.

Fátima disse...

A Globo só precisa preservar a imagem da menina. Além da novela, ela vem aparecendo quase que diariamente no Vídeo Show, já foi no Faustão, Xuxa, essa semana está no Vídeo Game, enfim..

Patrícia disse...

Hoje vai ser ainda pior, TE. Vai vendo. Adoroooooo! Tudo por causa de um tal de Dourado e Morango. O paredão está rendendo notícias até fora do país.

Fátima disse...

Bom, agora ir assistir o Esquadrão da Moda. Não tem mais nenhum break.
Xauuu

Bruno disse...

Vlw turma. Até amanhã, às 12h25

Patrícia disse...

Vamos também, TE?

Maria Terezinha(TE) disse...

Eu acho que esquadrão teinha que ter um descanso por temporada.Se fosse assim dava para estrear um monte de novidades.

Patrícia disse...

Você já foi. Adoroooooo! Beijinhos

OIbope disse...

20h49 Globo 29.8; SBT e Record 6.7; RedeTV! 3.8; Band 3.2.

Unknown disse...

**EXTRA:
**TIAGO SANTIAGO:
O autor do SBT fez as seguintes declarações à imprensa:
"Não escreverei mais cenas de sangue"
"As novelas estão muito violentas"
Aí eu fiquei pensando,será q esse TIAGO SANTIAGO é o mesmo TIAGO SANTIAGO q trabalhava na RECORD(ou simplesmente um homônimo???).
O TIAGO SANTIAGO q trabalhava na RECORD e q eu admirava a garra escreveu: A ESCRAVA ISAURA(com bastante sangue,humilhações,racismo),PROVA DE AMOR(tiroteio,sangue,sequestro) e MUTANTES(nem preciso comentar rss).
É por essas e outras q me bateu essa duvida,será mesmo q esse TIAGO do SBT é o mesmo da RECORD??????????

>>>>>>>>>>>>FUI