Telinha Quente no Facebook

terça-feira, 2 de março de 2010

BBB: "AS MÁSCARAS VÃO CAIR"

Por Cláudio Almeida

martinsalmeida2003@yahoo.com.br


Com cinqüenta dias de jogo - a estreia aconteceu no dia 12 de janeiro- sete paredões e mais um a caminho, nesta terça-feira, logo após a novela “Viver a Vida”, o “Big Brother Brasil 10” quer se firmar como algo novo na programação da Rede Globo. Pelo menos é o que insiste a produção do reality show, especialmente, o diretor Boninho, que tem usado, diariamente, o Twitter para divulgar as ‘novidades’.
Sem dúvidas, esta edição do “BBB” tem diferenças com relação às anteriores, mas o conteúdo é exatamente o mesmo: Um grande circo das enfermidades humanas, uma aula de aparências enganadoras, com a prática indiscriminada de fofocas, falcatruas e relacionamentos ocos. O que mais se ouve na atração são frases do tipo: “As máscaras vão cair”, “Essa é a minha verdade”, “O telespectador está vendo”, e blá, blá, blá. Mais fake (falso) impossível.
A atual edição é a mais produzida, estudada e ‘roteirizada’ de todas, no melhor estilo dramalhão mexicano. Logo na primeira semana já era possível identificar o mocinho, o vilão, a histérica, a engraçada, a inteligentes, os gays e os meros figurantes. Para facilitar a ‘árdua’ tarefa dos telespectadores, a produção tratou de dividir a casa em cinco grupos: cabeças, belos, sarados, coloridos e ligados. Só aí já estabeleceram a tão comentada discrição. Fosse à edição passada haveria o grupo dos idosos com os sexagenários Norberto e Naiá. Ou ainda o dos gordinhos, dos idiotas, dos pobrinhos...
Os confinados, sem exceção, agem como se estivessem interpretando personagens, respaldados, claro, pelas edições anteriores. No geral, são péssimos, é evidente que alguns são melhores atores que os outros. Em cena, prestes a ser reprovados no teste, ou melhor, na avaliação do público, afirmam que estão sendo verdadeiros, ‘tanto quanto são aqui fora’. Como se não tivessem conhecimento do script a seguir depois de nove edições do reality show.
Essa que está no ar é a mais previsível de todas: brigas, frases, festas, conduta diante das câmeras, posicionamento, provas, etc.. A produção chegou ao ápice da insuficiência de criatividade ao levar para casa dois ex-BBBs: Joseane, eliminada na primeira semana e Marcelo Dourado, ainda na disputa pelo prêmio de R$ 1, 5 milhão. Afinal, no apanhado geral do que já aconteceu nas outras, nada melhor do que alguém que já conhece as manhas e artimanhas da atração. E, o cúmulo do cúmulo, Dourado pode levar o prêmio máximo, frustrando as expectativas dos marinheiros de primeira ‘viagem’. Marcelo Dourado, o atual rei da cocada entre as torcidas organizadas, que inclui até mesmo famosos, que vibram com o seu comportamento no jogo. O participante, machão e homofóbico, arrota na cara do telespectador e grita obscenidade como se estivesse na própria casa e dispara afirmações de que AIDS é doença específica de homossexuais e que não atinge aos ‘heteros’. E para completar, se mostra violento, capaz de agredir uma colega de confinamento, ‘até quebrar os dedos das mãos’, se ela fosse homem e se não estivessem no programa. É bem provável, no final, dizer que decorou as falas erradas.
Recentemente, o pai de um dos participantes foi ao “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga, na Rede Globo, e deu uma definição que resume o reality: “O BBB é um jogo para não ser jogado”. Com uma novela tão maquinada, fica a pergunta: e precisa?
Está mais que comprovado: Não.


____________________

Às 12h25, "Rapidinhas da Telinha Quente".

HASTA

29 comentários:

Maria Terezinha(TE) disse...

Como não assisto BBB, não posso comentar nada.

Lis disse...

Acho que a Globo não está interessada em inovar o BBB, e fico feliz por isso. Quem sabe assim, o programa perde público e sai de vez do ar, ou ao menos sofre um corte em sua duração.

Regina disse...

Muito bom o texto, e principalmente a analise sobre o Big Brother Brasil. Acho que é quase impossível não dar uma espiadinha.

Fico pensando até agora, como um cara como o Marcelo Dourado é o favorito para ganhar o jogo, e ainda com campanha de famosos? Por Favor, né!

Bruno disse...

Com o SBT Show, às 22h, é certo que não irei assistir o Big Brother Brasil, e entre outras razões, o futuro ganhador. Frustrante. Credo!

OIbope disse...

19h36 Globo 32.5; Record 7.2; SBT 5.9; RedeTV! 3.8; Band 3.2.

Fátima disse...

Acredito que todos aqueles que torcem para o Dourado ganhar o BBB são como ele na vida real. Se esse sujeito é assim dentro da casa, vigiada por milhões de brasileiros, fico imaginando-o do lado de fora.

Junior disse...

Oi! Post hoje mais cedo. Muito bom, assim consigo sair às 20h15, em ponto.

Concordo com todo o texto, de menos o título, afinal, as máscaras já cairam. Consigo definir em uma palavra esse BBB 10: Frustrante. Mesmo sendo a melhor de todas as edições.

Anônimo disse...

#ForaDourado

Patrícia disse...

Não assisto! E acredito que não estou perdendo nada. Fico surpresa, em um cara que teve alto índice de rejeição em outra edição, ser o favorito da atual. Ou alguém acredita em uma mudança radical, e etc? Eu não.

Marcelo disse...

Muito bom o texto, Cláudio. Disse tudo o que eu penso sobre esse lixo, que atende pelo nome de BBB.

Isso é programa para pessoas preguiçosas, que nem mesmo têm disposição para levantarem a bunda da cadeira para trocar de canal.

OIbope disse...

19h51 Globo 28.1; Record 9.7; SBT 6.7; Band 3.8; RedeTV! 3.3.

Bruno disse...

Se o Cabrini estivesse na Record, até hoje o Fala Brasil e outros telejornais da emissora, usariam as matérias dele durante a semana. Deveriam fazer o mesmo no SBT. São sempre pautas fortes.

Patrícia disse...

SBT Brasil, muito bem, apenas 3 pontos de diferença da Recó. Quem sabe a novela não irá crescer um a dois pontinhos no Ibope.

Aff, não tinha outra hora para as novelas da Globo decolarem?

Silvia disse...

Parabéns pelo texto Cláudio. Acho que resume tudo que está sendo exibido neste BBB.
Eu não assisto, mas acompanho os comentários pelo twitter...

Fátima disse...

Viver a Vida começando um pouco mais tarde, às 21h10, vai bater recorde de audiência. Supostamente, algo em torno de 42 pontos.

Antônio disse...

Oi! Verdade, Silvia, até eu que não acompanho com frequência, consegui entender perfeitamente tudo o que se passa no BBB.

E concordo com a Lis, eles não querem inovar. Esse programa é 100% previsível. E um detalhe, tem gente que sai na porrada por causa desse lixo.

Patrícia disse...

Já que queriam colocar ex-BBBs, que selecionassem 14 para à décima edição. Assim ficaria mais fácil.

Cristiane disse...

Ótimo texto, Cláudio! Apesar de não concordar com tudo, afinal de contas, os telespectadores têm boas opções no horário. É só trocar de canal. Será que as pessoas são tão preguiçosas assim? Até para apertarem um botão do controle remoto?

Beijinhos e até amanhã.
Aos navegantes: Começou "Uma Rosa Com Amor".

Anônimo disse...

Fora Dourado!!!!

Anônimo disse...

RT @AddisonMontg SBT Brasil entregou com 7.

OIbope disse...

20h07 Globo 26.9; Record 10.6; SBT 5.8; RedeTV! 4.4; Band 3.6

Patrícia disse...

Talvez volto depois da novela. Beijinhos

Silvia disse...

Vou assistir URCA. Até amanhã. Bjs.

OIbope disse...

20h11 Globo 27.9; Record 9.5; SBT 6.7; RedeTV! 5.3; Band 4.4.

OIbope disse...

20h15 Globo 28.9; Record 11.5; SBT 4.6; RedeTV! 3.9; Band 3.6

Antônio disse...

SBT entregou com 5 pontos então. Aff! Fui-me.

Oibope disse...

20h29 Globo 30.3; Record 11.6; SBT 6.1; RedeTV! 3.7; Band 2.9

OIbope disse...

20h33 - Globo 29 | Record 12 | SBT 7 | RTV! 5

Unknown disse...

**EXTRA:
**"A História de Ester" (estreia):
Eu fiquei VERDE ABACATE com a estreia dessa MARAVILHA!!!!!
O q é aquela iluminação,cenográfia,caracterização,??????
a cena de combate em nada deixa a desejar às cenas de 300 e ALEXANDRE O GRADE(babei).
GABRIELA DURLO está maravilhosa,linda,segura(já tinha dado uma amostra de seu talento em A LEI E O CRIME).
A RECORD merece a vice ,e merece por causa dessas ousadias,merece pq procura agradar o seu público.

RECORD,vc merece aplausos(de pé)por essa obra tão caprichada..clap,clap,clap,clap..
E o público soube reconhecer dando 12 pontos (com picos de 14)!!!

OBS:O Àudio é impecável,não têm um tiquinho sequer de ECO,eco,eco,eco........

>>>>>>>>FUI