Telinha Quente no Facebook

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Tempos melhores para TV brasileira


Mesmo com tantos erros na TV brasileira, programas de baixo escalão, apresentadores nem tão carismáticos como é preciso, uma sucessão de quadros idênticos, ainda existe esperança de tempos melhores.
Muitos especialistas tentam analisar a queda de telespectadores sintonizados nos canais de televisão, e a única hipótese para questão atende pelo nome de internet. O principal meio de comunicação da década passada, superando até mesmo o celular, que a cada ano vem se superando com relação à tecnologia, o mesmo acontece com a internet, que vem se popularizando e conquistando a preferência principalmente dos jovens.
Mas, outras questões devem ser levadas em considerarão, sobretudo a qualidade dos programas que são exibidos diariamente, seja na Rede Globo, que se gaba há anos pela sua programação de qualidade, no SBT que vem tentando a todo custo recuperar a segunda posição no ranking das emissoras mais vistas do país, na Record, emissora que atualmente sustenta a antiga posição da emissora de Silvio Santos, ou em emissoras de menor expressão, como Rede TV e Bandeirantes.
Alguns dizem que a TV brasileira está em crise pela baixa audiência, em tese sim, está passando pelo seu pior momento, mas na verdade, as emissoras precisam se adaptar a essa nova realidade do século XXI, a concorrência pesada com outros meios de comunicação. Mas, principalmente repensar o modo de fazer TV, oferecendo programas de qualidades, interativos que não seja apenas joguinhos (games) por telefone, tudo com o objetivo de entreter mais.
Um bom caminho são os programas jornalísticos, que vem conquistando, a cada dia, mais público, visto que, nas três principais emissoras de TV existem além dos telejornais, dois programas do gênero, na Rede Globo, o moderno e agradável- “Profissão Repórter” e o já tradicional e dono de diversos títulos “Globo Repórter”. Já o SBT pode se enaltecer por ter um dos melhor do gênero, e aquele que mais prima pela qualidade, “SBT Realidade”, apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão, e voltou a produzir novas matérias para o já conhecido do público “SBT Repórter”, ambos os programas são castigados pela falta de organização da emissora. Na Record outros dois excelentes programas de reportagens, o “Câmara Record” e o Repórter Record, o segundo bem superior ao primeiro, talvez pela maior quantidade de profissionais envolvidos.
Até a Band que resolveu acordar para as novas tendências passou a investir em programas jornalísticos, pena que o “No Coração do Brasil” apresentado por Datena não tem a divulgação necessária por parte da emissora, mas é inegável a qualidade do programa.
E claro, que existem outros bons programas que não são jornalísticos exibidos na TV brasileira. As novelas, que são o forte da Rede Globo e consideradas uma das melhores do mundo, perderam um pouco de brio, muitas já não são sucessos de público e de crítica, mas, com freqüência aparece uma boa novela. Prova disso, é o sucesso dos anos 90, Pantanal que após 18 anos vem conquistando excelentes índices para o SBT, alguém dúvida da qualidade da novela? Na própria Globo existe uma cobrança enorme em cima das tramas, pois sabem da importância das obras fictícias no Brasil, e podemos dizer sim, que “A Favorita” mesmo não sendo sucesso de público, pode ser considerada uma excelente novela pelo conteúdo abordado.
Mas mesmo com tudo isso, é inegável que o povo brasileiro quer e precisa de programas de qualidade, e a melhor saída para conquistar o público, basta analisar os índices de audiência alcançados por tais, são os programas jornalísticos, que a todo o momento leva conhecimento aqueles que infelizmente ainda não tem acesso a Internet, meio de comunicação este que você literalmente faz o que quer.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nesse Texto você se superou, tanto no tamanho quanto na qualidade.
Também acredito em dias melhores para nossa TV, que está mesmo precisando de uma reviravolta.

Anônimo disse...

Parabéns pelo Texto, estava sentindo falta das suas críticas sobre tv.

Peço que post mais vezes sobre esses assuntos.
abç

Unknown disse...

Verdade, estava sem tempo para postar, por isso essa semana pensei em textos mais curtos e em novas colunas para o blog.
Mas, sempre estarei escrevendo como no início do Telinha Quente

Anônimo disse...

Um dos melhores textos postados por você no blog. Esse tipo de texto só se vê aqui.
Obrigado por se dedicar tanto nesse espaço, totalmente imparcial e aberto a todos.