Telinha Quente no Facebook

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Beleza Não é Fundamental




Que me desculpe Vinícius de Moraes discordar de tal frase, mas, na Tevê beleza não é mais fundamental. Prova disso, é o sucesso da série produzida pelo canal norte-americano ABC, “Ugly Betty”, atualmente exibida pelo SBT. Na série, a atriz America Ferrera, dá vida à personagem título, Betty, a feia e desengonçada secretária do diretor geral da conceituada revista “Mode”, Daniel Meade.
E francamente, é impossível não se apaixonar por Betty, que supre a falta de beleza pela simpatia, inteligência, alegria e competência, elementos esses fundamentais na vida de qualquer pessoa que queira viver bem.
Nos Estados Unidos, a série já foi vista por de 13 milhões de telespectadores, número esse bastante semelhante aqui no Brasil e em outros vários países que Ugly Betty é exibida.
A série é baseada na novela colombiana “Betty, a Feia”, exibida pela Rede TV, que também originou a mexicana, “A Feia, Mais Bela” produzida pela Televisa, e também transmitida aqui no Brasil, pelo SBT.
Recentemente, a Record anunciou que irá adaptar “A Feia, Mais Bela” em parceria com a mesma Televisa, e pelas especulações, veremos a ex. Miss Brasil, segunda colocada no concurso- Miss Universo (2007)- Natália Guimarães no papel de Betty “A Feia”, algo talvez impossível de se imaginar.
Nos Estados Unidos, país de origem de “Ugly Betty” a emissora ABC chegou a criar a campanha “Seja Feia” promovendo a auto-estima em crianças e adolescentes americanas.

Muitos acreditam que a o preconceito contra a feiúra é bastante explorada na série, o que não poderia deixar de ser, já que em poucas oportunidades vemos um espaço onde o foco central é uma pessoa desprovida de beleza, ou melhor, “cuidados”, já que a personagem Betty não liga para vaidades.
Outros preferem pensar que definir a feiúra é difícil, o que concordo, já que a beleza está nos olhos de quem vê, ou seja, o que é bonito para um, pode não ser para outro. E na verdade, o preconceito que Betty sofre, é o mesmo que acontece com muitas pessoas de todos os lugares do mundo, tudo devido às famosas empresas de cosméticos, que em todas as suas campanhas publicitárias são “bonitas”, consideradas inteligentes, “gostosas” e afins. O que dá a entender que as pessoas “feias” são totalmente o contrário. Em Ugly Betty, a personagem central trabalha em uma revista de Moda, se depara com várias modelos, ou pessoas que estereotipam o padrão de beleza de cada pessoa.
Por isso, vou mais além, que me desculpem as bonitas, mas as feias também têm o seu charme.

14 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo Texto, de longe um dos melhores que já li durante minha vida.
Não te conheço, não sei onde vc mora, mas, este ano descobri um jornalista muito talentoso.

Anônimo disse...

Sobre o texto você foi bem ousado discordar de Vinícius de Moraes (huhauha) concordo com vc, beleza não é mais fundamental, sou fã da série, acompanho todas as quartas, e tenho visto a segunda temporada na Sony.
É impossivel não admirar a "Beleza" de Betty, principalmente interior.

Anônimo disse...

Parabéns pelo Texto, adorei, você me dá a liberdade de imprimir e enviar para um jornal aqui da minha cidade?
Claro, assinado por você.
Brilhante, e muito gostoso de se ler.

Unknown disse...

Claro Cris, tem toda a liberdade para tal.
Obrigado pelos elogios Patrícia, sempre escrevo pensando em vocês.


Abraços

Anônimo disse...

Tanto a série, quanto as duas novelas, Colobiana e Mexicana são sucessos. Tive a oportunidade de acompanhar todas e não sei enumerar qual a melhor.
Na verdade prefiro a série, por ser mais dinânica.

Não acredito no sucesso da novela na Record, até mesmo pq não trará nada de novo com relação as novelas já acompanhadas pelos telespectadores

Anônimo disse...

Muito bom o texto, dei poucas risadas, você tem um toque de irônia peculiar e muito show, como as meninas disseram é bom acompanhar seus textos, pq são leves, divertidos, e inteligentes.

No caso da Betty beleza realmente não é fundamental.
A versão produzida pela Record será um verdadeiro Mico
Acredito que o preconceito que há com pessoas desprovidas de beleza (como vc disse) é devido a mídia, e principalmente a essas propagandas de cosméticos. Pelo que me recordo não lembro de nenhuma que colocou uma mulher comum em seus comerciais.

Anônimo disse...

Dizer que você escreve bem, já virou rotina, e acho que é o seu dever escrever bem

Anônimo disse...

Pena que a série como você disse terá sua última temporada no dia 03 de dezembro, será uma pena. Ugly Betty é muito bom, leve e bastante divertido.
Também acho que é impossível não gostar da personagem.
O efeito que a Record irá fazer na Natália Guimaraes deve ser o mesmo que a ABC fez com a America.
Nas fotos que você postou dá pra vê a diferença.
Engraçado que a atriz q faz a personagem não tem os padroes de beleza que acostumamos acompanhar por aqui.

Anônimo disse...

Só estranhei a "feiúra" da Betty nos primeiros episódios, depois, o fato de ela ser feia fica de lado diante da simpatia, competência e bom humor. Ela se veste mal para caramba, num mundo cheio de glamour e não tá nem aí. Adoro o seriado...

Anônimo disse...

Muito bem observado Fábio, o padrão de beleza da America é muito diferente dos que vimos até mesmo nas versões colombiana e mexicana.

Anônimo disse...

Verdade Gui, no início ela era bem mais feia, mas acredito que é pelo fato apresentado pelos "meninos" a cima.
A atriz por si só não é um padrão de beleza esteriotipado pela mídia.

Atualmente ela até melhorou um pouco.

Anônimo disse...

O que será que a Aconteceu com o Lamego heim?

Iu iu iu um ET o Abduziu

Anônimo disse...

ijasjisajajis
ae Fabio toh aqui dos meu
nenhum ET abduziu não hein
jiasjisaijas
vcs falaram tudo que eu só tenho que assinar em baixo jiasjia
mas completando o que o Claudio falou, creio que não existe pessoa feia e assim pessoas diferentes uma das outras cada uma com seus defeitos e qualidades

Anônimo disse...

Também gosto desta série.. e mesmo feinha, ela fica bonita, pela sua alegria, pela sua generosidade.. uma graça esta série...
Bonito texto, Claudio... vc vai ser um ótimo profissional, álias já esta mais que aprovado como tal...