Telinha Quente no Facebook

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Gravidez na Adolescência


Confesso que já fui fã de Malhação, mas, já faz algum tempo que não vejo a novela com bons olhos. Porém um fato bastante interessante vinha sendo abordado pela trama, que passou despercebido sobre o olhar dos telespectadores.
Conforme, o Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA), na América Latina e Caribe, a média de crianças e adolescentes que engravidam é de 76 mil. Analisando apenas a America do Sul, 78 em cada 1000 meninas têm filhos antes de se tornarem adultas. Não é necessário dizer que em sua esmagadora maioria tem gravidez indesejada. No Brasil, o indicador é ainda mais alarmante: 89 nascimentos para cada 1000 meninas. Mas, na novela Malhação, o fator gravidez parece não ser problema.
Na trama, a adolescente Angelina, passei pra lá e pra cá com seu bebê, Gustavinho, e é pleiteada quase a tapas por dois “galãs”. Em um dos capítulos que acompanha, a moça resolveu dá uma entrevista sobre o assunto (Gravidez na adolescência) para ajudar a personagem Domingas, a se tornar a rainha do rádio. Angelina terminou a entrevista dizendo que tudo na vida de uma garota muda quando se vê a carinha de um bebê depois do parto.
Em seguida, a Irmã de Domingas, Felipe, subiu ao palco para tentar desbancá-la, pegou o microfone e disse que esse papo de gravidez na adolescência é coisa de quem não tem nada o que fazer. No colégio os demais alunos todos vaiaram a patricinha.
Outro estudo, dessa vez realizada pela RAND, constatou que adolescentes que assistem novelas ou programas que abordam esse tipo de conteúdo- sexual- sejam elas cenas ou diálogos- têm possibilidade duas vezes maior de engravidarem nos três anos subseqüentes do que os jovens que assistem a poucos desses programas.
O que dizer, então, de meninas que acompanham fervorosamente a trama adolescente¿ Malhação e uma novela em que a adolescente grávida é a protagonista, que em nenhum momento demonstra ser contra a gravidez na juventude. O sofrimento de Angelina é o sofrimento de toda mocinha que protagoniza uma novela e passam por isso para no final terem um final feliz.
Angelina não sofre porque tem dificuldade em criar o filho, porque não sabe como lidar com o choro do bebê, e etc. é uma mãe pronta e fabricada, coisa que na realidade isso não acontece, basta ligar em qualquer telejornal e vê as tristes histórias envolvendo mãe e filhos. Infelizmente a vida neste caso não imita a arte.


43 comentários:

Anônimo disse...

Tá inspirado hoje.
Texto maneiro
Acho que a interferencia da tv sob as pessoas acontece, mas apenas com pessoas fracas de cabeça, ou aquelas que não tem uma formação adequeda tanto em casa, ou em termos escolares.

Anônimo disse...

Não vejo Malhação, mas casos como esses interferem sim a cabeça das pessoas, principalmente se forem crianças. Concordo com o que o Douglas disse a cima, mas a novela deveria dá bons exemplos, e isso não vem acontecendo.

Anônimo disse...

Nem sei quem são essas pessoas da foto

Anônimo disse...

De qlqr forma excelente texto. Faz com que a gente reflita

Anônimo disse...

Queria saber a analise da Zezé sobre o assunto, como ela psicologa ela deve ter mto o que dizer sobre o tema.

A influencia da TV na vida das pessoas.
Mas, minha opinião foi dada

Unknown disse...

Só lembrando citei no texto que a Vida não reflete a arte no caso da mãe que já veio pronta.
Em outras circunstancias acontece e muito, temos muitos exemplos disso.

Anônimo disse...

Utilidade inutil da TV, vejo outras possibilidades para trabalhar o tema, principalmente se as questões apresentadas no seu texto fossem seguidas pelos autores.
Tudo pra ela é lindo, e o bebê em nenhum momento interfere negativamente na vida dela.
Até pra festas ela leva o bebê, acho que a personagem pensa que é um bonequinho.

Anônimo disse...

Nunca vi a novela, mas se for olhar pelo falo da influencia na tv, isso acontece, alias n só da TV.

Esses dados apresentados nas duas pesquisas deveriam ser entregues em todas as emissoras, para quem sabe passem a trabalhar melhor algumas temas. Principalmente este sobre Gravides na adolescencia.

Anônimo disse...

realmente a novelinha trata o tema como se fosse uma das sete maravilhas do mundo o q todos sabem q ñ é, principalmente quem já passou por momentos como esse, eu axo q qdo uma novela vai tratar d um assunto desses(principalmente em uma novela teen) deve ter mto cuidado pq as pesoas tem formas diferentes d interpretar oq esta sendo passado na tv.E diferente do q acontece em malhação a novela chamas da vida trata mto bem do assunto da pedofilia um assunto mto serio uma deveria ensinar a outra como tratar d assuntos serios na tv!!

Anônimo disse...

Ao contrário de vocês adoro Malhação e acho que os temas são bem explorados. No caso da Gravidez na Adolescencia depende muito também da classe social de cada pessoa.

Anônimo disse...

Oooops, leia-se GRAVIDEZ no meu comentário

Anônimo disse...

OIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!! PQ VCS SÓ FALAM D TV??? VCS PARECEM Q Ñ TEM MAIS OQ FAZER!!

Unknown disse...

Anny!!
Tenho que tirar um dia para vê Chamas da Vida, não acompanho sempre porque assisto Pantanal. Mas, pelo pouco que vi e andei lendo a novela da Record vem tratando alguns temas polêmicos, como Prostituição, HIV e Pedofilia. Dependendo da forma são abordados, principalmente o último tema serve bastante para “acordar” essas mães e pais que são desatentos com os filhos.

Anônimo disse...

Anônimo o blog é sobre TV, você gostaria que falassemos sobre o que?
Política?

Unknown disse...

Anônimo,
O blog é sobre TV (Telinha Quente). Mas se você quiser sugerir algum assunto para tratarmos e que seja relevante dentro do blog, fique a vontade.

Anônimo disse...

A TV influencia e mto as pessoas, qto mais as pessoas q ñ tem pensamento proprios e axam q pq a personagem se deu bem engravidando jovenm vai se dar bem tbm!!!

Anônimo disse...

A TV influencia e mto as pessoas, qto mais as pessoas q ñ tem pensamento proprios e axam q pq a personagem se deu bem engravidando jovenm vai se dar bem tbm!!!

Anônimo disse...

Claudio se vc ver a novela vai gostar é mto boa e tem um texto bom tbm, tbm assistia pantanal mas depois q vi q chamas da vida tava mais atual e mais real q pantanal mudei,mas essa semana voltei pra pantanal por causa das ultimas semanas!!!

Anônimo disse...

que tal vcs falarem sobre o que aconteceu em SC de forma mais jornalistica e menos sobre como os programas abordaram o assunto!!! e sorry se me entendeu mal

Unknown disse...

Anny
Até que assisto sempre um pedacinho da novela, porque Pantanal vem terminando mais cedo, mas sempre que sintonizo em Chamas da Vida não vejo o caso sobre pedofilia. Ontem, por exemplo, estava esperando para começar Ídolos, e estavam abordando o tema sobre HIV.

Unknown disse...

Anônimo
Sinta a vontade
Para escrever o tema de amanha e abordaremos o tema sobre na coluna Papo QUENTE. Faça um pequeno texto e me envie no e-mail sou_mais_eubh20@hotmail.com
Assinado, por favor.
Topa???

Anônimo disse...

ñ sou bom em escrever ñ!!! mas valeu mas ñ tenho o seu talento em escrever textos

Anônimo disse...

Mas CLaudio agora eles estao falando sobre a personagem q foi violentada se ela vai ficar gravida ou ñ pq o pedófilo foi pego e preso(NOJENTO o ator interpreta tão bem me da nojo só d ver a cara dele desejando a menina).

Unknown disse...

Kkkkkkkkk
Então é por isso que esses dias acompanhei uma perseguição na novela. Mas, como não sigo a trama me perdi, conheço pouquíssimos personagens por lá.
Um jornal impresso aqui da minha cidade fez uma entrevista com o ator, e elogiaram muito sua atuação.

Dan, imagina, faça o texto, e se precisar de alguma correção faço.
O blog está aqui pra isso, elogios e sugestões.
Aqui esta aberto para quem quiser expor sua opinião sobre determinado fato.
Comente mais vezes.

Anônimo disse...

Anônimo (DAN) não te interpretei mal. Você perguntou se não sabiamos falar de outra coisa e eu disse que este aqui é um blog sobre TV , então temos que falar sobre isso.

Achei legal sua sugestão para comentarmos. A Tragédia de SC é um assunto delicado, sinceramente não consigo nem mais acompanhar noticiarios na TV sobre o assunto.

É muito triste

Anônimo disse...

Concordo com você Cláudio e com alguns comentários acima. A gravidez na adolescência é tratada na TV (Malhação - Três Irmãs e a Favorita) como se fosse uma brincadeira. Deveriam mostrar exatamente o oposto, o quanto é difícil ser mãe cedo, de quantas coisas a mãe tem que abrir mão em favor do filho e por aí vai. A dificuldade da gravidez deveria ser mostrada, reprisada, mostrada novamente. O exemplo de A Favorita é péssimo. A menina não diz quem é o pai, a mãe apoiou totalmente a filha, a vida dela em nada mudou e até namorando está. Acho um péssimo exemplo para pessoas com cabeça fraca, educação deficiente, etc., que se inspiram nos modelos televisivos para levar a vida. Acho lamentável. Nesse ponto a TV deveria educar e esclarecer e não incentivar.

Cláudio Almeida disse...

Gui, muito bem lembrado, a Mariana na novela A Favorita ilustra muito bem o que estamos comentando.

Anônimo disse...

Oooooh
Vi no jornal agora, que o pessoal de SC estão pedidando para que as pessoas não enviem mais doações, porque o Estado não mais suporta a quantidade.

Anônimo disse...

Malhação trata tudo da pior maneira possível.Tudo muito engessado e politicamente correto.As histórias se repetem há quase 14 anos! Por que não tratar a gravidez na adolescencia como no filme Juno? Seria muito melhor.

Anônimo disse...

Com isso mais uma vez notamos o poder da televisão, mesmo que negativamente esteja sendo utilizado. Mas me questiono como fica a pessoa que assiste "Os Mutantes", "Brasil Urgente", "Balanço Geral", e tantas outras porcarias que na televisão se tem. Pois é, com isso notamos em que patamar nosso Brasil está, uma lástima, pena, temos uma grande ferramenta e não usá-la.

Anônimo disse...

O Fillipe não comentou hoje, com medo daquele menino. huahuahuahuah

Ou ele leu o que Vc escreveu nos comentarios do outro post e ficou comovido

Anônimo disse...

DOUGLAS VC É MTO MAU RSRSRSRSRS, DEIXE AQUELE "MENINO" COM VC DIZ, ELE Ñ MERECE SUAS PALAVRAS!!!

Anônimo disse...

huhauhha
Anônimo quem é você?
é pq ele se acha e só pq aqui o blog bomba ele fica nessa.

Ai ai ai ui ui

Anônimo disse...

prefiro ñ comentar quem sou!!!

Anônimo disse...

A tv ajuda as pessoas a entenderem melhor sobre a gravidez na adolescencia...

karol disse...

bom admiro a atitude do Claudio em tocar em um assunto tão polemico com esse
gravidez na adolescência...
Para muitas meninas um assunto desnecessário mas ao mesmo tempo importante, um assinto que da medo mas como explicar esse medo se o que mais encontramos nas ruas e postos meninas com menos de 17 esperando um filho... Será falta de informação apoio não sei. Tenho
17 anos confesso que o meu maior medo é de ser mãe, não pelo fato de ser mãe até
acho bonito desde que essa menina tenha
conciencia do tamanho da sua responsabilidade e que existe uma pessoa
que vai depender de você e muito. A intenção da novela é te comover com a situação vivida pela atriz porém vai de você acreditar em uma história de novela. A vida vai muito além da frente da sua telinha...A vida é um bem precioso cuide bem desse bem...
bom esse é o meu ponto de vista mas a vida é de quem faz. Bjos da karol

Anônimo disse...

A Gui já disse tudo, mas é meio delicado o assunto.. para cada caso deve se ter uma atitude...
Vou fazer um texto simples sobre o assunto e coloco aqui... beijo a todos!

Cláudio Almeida disse...

Zezé faça e me envie. Colocarei na integra seu texto. Não se esqueça do nome.
Um Texto seu tem que ser melhor aproveitado, e todos vamos debater o que escrever.

Anônimo disse...

Karol
Parabéns pelo depoimento, seja bem vinda no blog, apareça mais vezes.

Anônimo disse...

o douglas o menino que vocês falam é o cara do sbt news?

Anônimo disse...

creio que a malhação tinha que dar mais vida aos seus personagens, como vocês já comentaram, a malhação vem com as mesmas his´toras a 14 anos e não muda nunca e mais sempre papeis bunitinhos com carianhas lindas, a realidade não é assim, tinha que mostrar como a verdade é. ou mais ou menos né.

Anônimo disse...

o Claudio se Eu te pedi um favor tu pode fazer?
é o seguinte quarta teve jogo do inter e estudiantes na globo, tu sabe quanto deu de ibope?
valeu ae claudio sei que tu normalmente não posta ibopes, e respeito tua escolha até mais que é uma imensa diferença da maioria dos blog sobre tv mas poderia fazer essa exceção?
Valeu ae meu bruxo(Se mão intederem é uma giria aqui da minha cidade que significa colega,amigo).
flw

Anônimo disse...

Claudinho... o texto tá quase pronto e te envio por E-Mail.. se ficar muito grande, vc corta.. é porque quando começo a escrever não paro mais... rsssss