Telinha Quente no Facebook

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Jornalismo em Queda


Este ano o jornal vespertino da Rede Globo, Jornal Hoje aglomerou excessivos erros em sua produção, algo que há um ano eram quase impossíveis se ser notados pelos telespectadores, alguns são perdoáveis e que podem acontecer com qualquer pessoa, mas outros que na principal emissora do país, e conhecida mundialmente pela qualidade dos seus telejornais, são imperdoáveis.
Zileide Silva passou por algumas saias-justas quando apresentava o telejornal em um sábado, logo no início do programa o tele-promptr- monitor no qual o apresentador lê as notícias- falhou e ela não soube o que falar ou fazer, procurou em seu script, não obteve sucesso e disse “Me perdi”. Zileide olhou para as câmeras após cerca de 10 segundos e continuou “gente, não dá”. Quando o tele-promptr voltou a funciona nova falha, Zileide chamou uma reportagem e entrou outra.
Se não bastasse no final do programa quando foi dizer o horário, e o correto seria 13h39 e Zileide soltou que eram 13h30.
Vale destaca a competência da jornalista, que chegou onde está devido a seu esforço e desempenho como repórter. Mas, erros como esses vem acontecendo quase que diariamente no telejornal e nada é feito.
Hoje, 03, por exemplo, Sandra Annenberg chamou a matéria, que não foi ao ar e logo após pedirão desculpas, esclarecendo que ocorreu uma falha na reportagem e que amanha iriam exibi-la, em seguida encerram o telejornal.
Em outro telejornal, o matutino, Bom Dia Brasil, aconteceu outra falha irredimível, entraram com a vinheta do telejornal e Renato Machado e Renata Vasconcellos estavam conversando, na ocasião Vasconcellos mexia no cabelo e fazia carretas para um dos câmeras ou alguém da produção. A Jornalista não havia se tocado que o telejornal estava no ar, mas também ninguém avisou.
A Rede Globo continua sendo a principal emissora do país, mas, o jornalismo conhecido pelo Q de qualidade se permanecer assim, continuará conhecido pelo Q mas de queda.

23 comentários:

Anônimo disse...

Realmente alguns erros que são perdoaveis em outras emissoras, e digamos corriqueiros na Globo são duramente criticados, pela qualidade da emissora, e por esses erros qse nunca existirem.
Também tenho estranhado esse tipo de coisas acontecerem nos telejornais.

Anônimo disse...

Justamente por esses erros serem comum, não vejo pq tanta repercussão. A Globo assim como outra emissora esta sujeita a isso.
Com a Zileide pelo que entendi foi um problema na lente. Erro humano que infelizmente na Globo ate afastaram ela por um tempo.

Anônimo disse...

Os erros da Zileide forão engraçados, eu mesma vi no you tube umas 3 vzs.
O dos apresentadores do Bom dia Brasil não vi, mas tem um bem legal do Jornal Nacional.

Como o Flávio disse erros são humanos, todos estamos sujeitos, mas, errar várias vezes a mesma coisa é burrice.
Alguma coisa precisa ser feita

Anônimo disse...

Acho que terei que ficar on line no blog sempre, quando vou comentar algo vocês dizem tudo.
Concordo com todos, eu vi o de hoje e achei estranho, já que no telejornal da semana passada aconteceu o mesmo.
Coitada da Sandra quase sempre é com ela.

Anônimo disse...

A Globo está em Queda a mto tempo, não apenas nos telejornais, mas tb com suas novelas, digo queda não pela audiencia, mas pelas falhas e queda de qualidade.
O que é lamentavel.

Anônimo disse...

A Globo está em Queda a mto tempo, não apenas nos telejornais, mas tb com suas novelas, digo queda não pela audiencia, mas pelas falhas e queda de qualidade.
O que é lamentavel.

Anônimo disse...

Mas nem por isso podemos deixar de dizer que o Jornalismo dá Globo continua sendo o melhor, mesmo com tantas falhas.
Ao menos continua sendo o mais confiavel

Anônimo disse...

Falou tudo Fábio, o Jornalismo da Globo continua sendo o melhor e continuará sendo por mto tempo.
Tb gosto muito do jornalismo da Band que e bem tradicional, mas por lá as falhas são ainda maiores.

Anônimo disse...

Não acho tão lamentáveis assim este tipo de erros. Acontecem, só que, se forem muito frequentes, aí é preocupante. Não deixarei de assistir aos telejornais da Globo por causa de pequenas falhas como estas, enquanto o conteúdo apresentado ainda for o melhor.

Anônimo disse...

o SBT cresceu muito também com relação ao Jornalismo, a Record tb, pena que na rede dos bispos eles omitem muitas informações, e sempre tentam menosprezar a Globo, sem sucesso

Anônimo disse...

o SBT cresceu muito também com relação ao Jornalismo, a Record tb, pena que na rede dos bispos eles omitem muitas informações, e sempre tentam menosprezar a Globo, sem sucesso

Anônimo disse...

Concordo Gui mas as Falhas vem sendo constantes, eu que amo telejornais e saio vendo de tudo, tenho sentido a diferença de outros tempos.

Anônimo disse...

Sabe o que eu acho Fábio. Depende muito do apresentador, alguns conseguem contornar o problema muito bem (ex: William Bonner) outros não, se perdem totalmente num erro ao vivo, que só com muito jogo de cintura dá para contornar, mas que tem sido constante, isto tem.

Anônimo disse...

é verdade q todos nós somos humanos e somos passiveis d erros, mas as vezes erros demais encomoda ninguem gosta de ver uma coisa errada principalmente em telejornal q é ao vivo,eu ñ aguento ver e mudo d canal. e o jornalismo do sbt cresceu mto d uns tempos pra cá e eu gosto mto dos telejornais.

Anônimo disse...

Concordo com todos que disseram que o jornalismo do SBT melhorou, principalmente com o Carlos Nascimento.

Anônimo disse...

A reviravolta do jornalismo do SBT veio com Ana Paula Padrão.

Anônimo disse...

Vixe aquele menino deixou um recado no seu blog outra vez Cláudio.
Agora chamando a atenção do FILLIPE pq ele tem participado do seu blog.

Arruda

Anônimo disse...

Vixe aquele menino deixou um recado no seu blog outra vez Cláudio.
Agora chamando a atenção do FILLIPE pq ele tem participado do seu blog.

Arruda

Anônimo disse...

O dono de um blog viu um comentário aqui no Telinha Quente e postou por lá dizendo que a nota era exclusivo.

Pior que ele nem sabia que Rota de Fuga era um quadro do Aqui Agora, e que possivelmente será um programa comandado pelo Marcelo Rezende.


Mais uma vez, Parabéns pelo seu blog, você tem respeito com aqueles que aqui visitam.

Anônimo disse...

Concordo com a Gui... sempre... oieeeeee, pessoal... To na Globo!rssss

Anônimo disse...

concordo com a gui, quando acontece esses erros tem que ter jogo de cintura como i Willian Boner tem.
Sbt melhorou muito o jornalismo, contrando muitas pessoas sobre o ramo e vem aumentando suas "bases" e criando mais jornalismos por Cidade, Estado
Ex foi em Brasilia
Eles pretendem aumetnar mais 6 Estados

Filippe Pye disse...

Peço desculpa a todos pelos comentários do Daniel pq não estou postando no SBT-NEWS. Fato é que nem de longe o TELINHA compete com o SBT-NEWS, a temática é totalmente diferente. Comentários constantes tenho feito a não mais 3semanas aqui no blog que hoje é o melhor no segmento. Já estou distante do SBT-NEWS à meses. Até o Claudio já me perguntou sobre pq parei de blogar e expliquei que não estou tendo tempo para fazer o trabalho que gostaria. Comentar é muito mais fácil que buscar conteúdo 9falo de buscar e não catar como tem sido feito). O Daniel portanto, devia muito aproveitar e buscar inspiração no TELINHA, que hoje, nada deve à CANAL 1 e PARABÓLICA, dois grandes no segmento. E parar de espaço a informações de vias duvidosas postadas por um menino num blog dedicado a estudantes de ensino fundamental. O Claudio supera em qualidade até o querido CENA ABERTA. Logo em números e qualidade jamais concorreu com SBT-NEWS. Estudo a possibilidade sim de enviar conteúdo ao SBT-NEWS, no entando como disse CONTEÚDO o que acarretatia em mudanças bruscas na linha editorial que o blog escolheu. E honestamente não sei se o moderador nº 1 quer essa mudança para crescimento. Ademais, ainda não volto ao SBT-NEWS e quando isso acontecer acredito que o Claudio é um dos que comentará sobre assunto, pois sempre me incentivou. E vcs internautas serão informados. Por fim, continuarei participando do blog assim como vou a ao blog do Flavio Ricco, por amar o jornalsimo competente e por ter no Claudio um grande exemplo.

Abraço,

Anônimo disse...

Fillipe, simplesmente sem palavras. Menino quase me emocionou com suas palavras, acho que não mereço tanto. Na verdade faço o que gosto, fiz jornalismo, decidi fazer um blog totalmente diferente daqueles já existentes.
Não me vejo concorrente de ninguém, há espaço para todos. E sinceramente, fico triste com comentários como o que foi feito pelo Daniel. Porque não estou aqui para dividir ninguém e sim para somar, com algo de “qualidade” e de forma imparcial.
Sempre que há um conteúdo legal em qualquer blog que seja entro para comentar. Pena que esse “algo” legal, encontro em poucos blogs.
Fico muito feliz pelos vários comentários aqui no blog. Como já falei por diversas vezes, não te conheço, mas admiro muito que escreve. E continue assim.
Douglas, Obrigado pelas palavras.