Telinha Quente no Facebook

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O fantástico mundo de Carneiro


João Emanuel Carneiro pode ser considerado a principal revelação da teledramaturgia nacional dos últimos anos, e porque não colocá-lo entre os melhores da atualidade, já que em seu currículo tem duas tramas que ingressam entre as novelas de maiores índices de audiência do horário das 19h. Da Cor do Pecado, (2004) teve em Thaís Araújo a primeira negra a protagonizar uma trama da Rede Globo, na ocasião a novela era supervisionada pelo renomado autor Silvio de Abreu.

Já em 2006 emplacou outra novela na emissora, “Cobras e Lagartos”. Mais uma vez João Emanuel provou que veio para ficar, conseguiu recuperar a audiência do horário das 19h, já que a trama protagonizada por Mariana Ximenes substituiu à fracassada Bang Bang.

Em 2008, Carneiro conseguiu o que poucos autores conseguiram dentro da emissora, tornasse em um curto espaço de tempo autor das novelas das 21h, principal produto produzido pela emissora. Atualmente o autor escreve a trama “A Favorita” que chega a sua reta final, sem nenhuma surpresa.

A novela estreou em junho, e inovou ao esconder em suas primeiras semanas, quem seria a mocinha e a vilã, Flora ou Donatela, Patrícia Pillar ou Cláudia Raia. Alguns telespectadores estranharam a decisão do autor de colocar a doce e meiga Pillar como a vilã. Várias comunidades do Orkut tentaram fazer com que os internautas boicotassem a trama.

A Favorita conta com grandes atores, pena que João Emanuel não soube aproveitá-los, alguns viraram meros figurantes. Principal erro do autor, já que a trama foca muito no núcleo central entenda-se, na casa da família Fontini. O que torna a novela cansativa. Mas, o principal erro do autor é rir da ignorância dos telespectadores, com concessivos erros de tempo e coesão.
Novelas fazem parte do cotidiano de milhões de telespectadores, e quanto mais real, mais sucesso fará, sempre digo que as pessoas querem se vê na televisão. Assim fico me perguntando, Donatella já estampou várias colunas de jornais, como ela consegue sair na rua sem ser reconhecida? A Mulher invisível? Situações como essas só consigo imaginar ou visualizar se o titulo da novela fosse Mutantes- Caminhos do Coração, ou se meu nome fosse BOB.


18 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo texto Cláudio. Ontem , por exemplo a novela terminou com Halley vendo a foto da Donatella na casa de Zé Bob. Han?
A foto estava ali e ninguém viu?
Será que o Dodi verá qdo entrar na casa do "jornalista" para matar a Vilma.

Anônimo disse...

Percebe-se que você tem algo contra a Globo.
A novela é perfeita

Anônimo disse...

Tenho uma seria resistencia com a novela, primeiro pq a principio queria que Flora fosse a mocinha, eu me senti traída pelo autor. Mas, depois entendi a moral da história, quem vê cara não vê coração.
Concordo q JEC deixa a desejar, pois n coseguiu explorar o excelente elenco q tem nas mãos. Atores que poderiam figurar em outras tramas mto bem.
E é impossivel deixar de não notar os erros que você sempre cita no blog.

Unknown disse...

Anônimo, não tenho nada contra a Globo, se procurar em outros posts já falei muito bem da novela, que acompanho e gosto muito. Porém alguns erros são visíveis e me sinto como um bobo quando vejo algumas cenas na trama.

Lembrando que Hoje tem mais post.
Marcelo Resende no SBT?

Anônimo disse...

Tai você disse algo que pode ser discutido, será que os telespectadores precisam mesmo se vê na TV.
Penso que as vzs, as pessoas já convivem com violencia e outros casos, que é desnecessario acompanhar esses conflitos em novelas. Mas, por outro lado, a Favorita se propoê a isso, mas não cumpre

Anônimo disse...

Não vi muita coisa, sempre critica, critica, e esquece q a Globo é a melhor emissora do país.

Anônimo disse...

Com diz o Senhor Ladi a Favorita é MARA.
Pequenos erros que passam despercebidos por boa parte dos telespectadores.

Anônimo disse...

Como disse ontem, gosto muito de novelas, e procuro vê um pouco de cada. Me sinto a vontade pra dizer que a Favorita é uma excelente novela, mas que o autor esquece de alguns personagens.
Teve um cápitulo desse que Donatella nem se quer apareceu, e ela é a mocinha, então coitado dos outros atores.

Anônimo disse...

Perdi o T. em vê a novela, o autor pensa que somos retardados para engolir algumas cenas.
A cena do Ze Bobo vendo o Dodi apos o vilão ter sabotado o elevador.
A Diva na casa do ex.marido
Donatela se passando por morta.
Flora que ainda n matou Halley, que esta no seu caminho, e nem tentou.
e tantos outros.

Céu perdendo o sotaque de um dia para o outro.

Anônimo disse...

Acho que JEC tem um futuro brilhante pela frente. É a cara mais nova, no momento, na Globo, a frente de uma novela das oito. Precisamos de novos autores urgentemente e creio que JEC chegará lá. A novela tem várias falhas, talvez pela pouca experiência do autor. Mas nem por isso, podemos tirar o mérito do mesmo por trazer para a TV uma forma diferente de escrever novelas como estamos vendo. Como todo mundo não gosto de ser feita de idiota, me sinto menosprezada na inteligência, como nos exemplos que vc citou. Mas ele chega lá.

Anônimo disse...

Gui, talvez seja a pressão por escrever uma novela das 8h, pq quando ele fez as duas da 07h n aconteciam esses erros com frequencia como em A Favorita.
Talvez se ele se precipitou em algumas coisas, e imaginou algo que n está dando certo, até mesmo pq somos mais críticos com as novelas do horário mais nobre da tv.

Anônimo disse...

Pode ser Cris! Mas JEC já deixou claro que não vai pela opinião da maioria. Ex: ninguém quer a morte do Gonçalo, mas ele vai matar assim mesmo. Acho difícil que um cara inteligente como ele, não leia as críticas que são feitas diariamentes sobre a novela e não as corrija, como por exemplo, deixar de lado tantos atores brilhantes fazendo papéis de codjuvantes.Se o erro é visível, porque não corrigí-los???

Anônimo disse...

Oi, ja add, obrigado e parabens pelo blog, deveria dar aulas para alguns que acham que sabem fazer blog.

Anônimo disse...

hj em dia ñ assisto A Favorita e ñ sei de nada dos ultimos acontecimentos, procuro fazer outras coisas no horario da trama, me decepcionei mto com o desenrolar da trama no começo e ñ gostei d ver a flora ser vilã e donatela moçinha(nada a ver) e o JEC é um ótimo autor e prova disso são cobras e lagartos e da cor do pecado, ele pode errar sim mas como o cris disse deve ser a pressão d escrever uma novela das oito mas nada tbm q explique os erros q ele comete. tô rezando pra essa novela acabar logo.

Anônimo disse...

a nova chamada de revelação é: Depois de muitos anos de casamento,.. a mulher de silvio santos vai a televisão,.. e faz a revelação,.. segunda dia 8 depois de pantanal estreia revelação!!! essa chamada é bem a cara do sbt né???

Unknown disse...

Anônimo esse é um assunto para um novo post.
Achei desnecessário essa chamada, já que as outras foram bem superiores.
Por exemplo, a apresentação dos personagens.

Anônimo disse...

JEC merece todos os premios este ano... ele escreveu uma obra prima... muitos méritos à ele...
No O FUXICO tem uma matéria definindo o tipo de Psicopatia de Flora, analisado por uma especialista...

Anônimo disse...

Este cometário de cima é meu... desculpe...