Telinha Quente no Facebook

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Papo QUENTE (A destruição cultural)


Luiz Erlanger, atual diretor de Comunicação da Rede Globo, declarou em uma mesa-redonda, nesta quinta-feira, 04, que tinha como finalidade discutir o apoio da TV e do Rádio ao desenvolvimento cultural, que mesmo que procure investir em uma programação cultural de qualidade, a televisão privada e pública se vê muitas vezes obrigada a própria sociedade do nosso país, com suas mazelas e carências.
O que nos leva a entender que somos os culpados pela falta de qualidade na TV brasileira, seja ela, pública ou privada, o que é inverdade. Explica-se, diferente da Internet, por mais que a TV tente, nós somos meros telespectadores passivos de qualquer interação com determinada emissora ou produto, sei que vocês irão-me dizer que podemos enviar um e-mail ou fazer uma ligação para Central de Comunicação, mas aproveito e já respondo: A grande maioria da população do nosso país não tem acesso à internet, e pergunto lhes, quem irá fazer uma ligação interurbana para reclamar e exigir produtos de qualidade?
Colocar a culpa na população pela falta de capacidade da televisão brasileira em criar bons produtos é muito fácil. Já que poucos teremos ciência da declaração do diretor de comunicação da nossa principal emissora do país. Melhor que isso, ele deveria apresentar soluções para revertermos esse triste quadro.
No mesmo debate, Erlanger, disse que a Rede Globo, procura sempre abrir espaço, através de programas, do jornalismo, ou mesmo das campanhas, para divulgar o que chamamos de cultura erudita. Mas só isso basta?
Luiz, ainda declarou que o papel da TV e complementar a cultura, outro engano, a principal função da tevê é a informação e o entretenimento (que está totalmente ligado a cultura), palavras essas que os diretores, produtores, jornalistas e tantos outros, confundem seus significados. Entretenimento não é o simples fato de fazer jogos na TV e dar prêmios em dinheiro, ou criar uma telenovela que coloca em discussão a pedofilia, a gravidez na adolescência, o homossexualismo, o racismo e tantos outros temas, isso é uma obrigação.
Nosso país em sua maioria é composto por pessoas de classe baixa, onde o lazer de nossas crianças é aprender atirar, matar animais de pequeno porte e a se drogarem, onde poucos têm oportunidade de irem a uma peça de teatro, devido ao alto custo. Composto por jovens, crianças que não se preocupam em entrar na internet e visitarem sites com bons conteúdos que não seja apenas sites de relacionamentos, talvez pela falta de qualidade na nossa educação, e muitos vêem na TV o refúgio para uma vida melhor.
A TV serve de escola para a formação da sociedade, seja para desenvolver pessoas de boa ou má conduta, e a mesma, tem a responsabilidade na inserção cultural em nossos lares, de fornecer bom conteúdo, e algo que reviva a cultura de um país que sofre com a influência norte-americana. Para quem deseja melhor entender o que estou falando, basta perguntar a alguns jovens quem foi Joaquim Manuel de Macedo ou José de Alencar.

Para quem quiser desenvolver um texto sobre o assunto, poderá enviar um texto para o e-mail
sou_mais_eubh20@hotmail.com ou martinsalmeida2003@yahoo.com.br
O texto será postado aqui na integra e iremos desenvolver novos comentários.

64 comentários:

Anônimo disse...

Nussa senhora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Que post é este? Já vou tirando meu corpo fora, com relação ao texto.
Vou deixar pra Gui, que escreve muito bem, ou pra outros colegas daqui do blog.
Parabéns pelo post, tá inspirado hoje. heim?

Anônimo disse...

Concordo com vc em tudo que disse. A TV omite essa responsabilidade cultural. Confesso que fico triste com declarações como essas do Diretor de Comunicação.
Se ele que trabalha na Globo principal emissora do nosso país pensa assim, o que dizer então de diretores de outras emissoras como Rede TV????

Jesus que triste

Anônimo disse...

Quem foi Joaquim Manoel de Macedo°????????????

To brincando!!
Primeiro, parabéns pelo texto, e vou me omitir da responsabilidade do texto, A Gui que entende do assunto, já provou isso aqui no blog com muito brilhantimos irá escrever. huhauhauha

Unknown disse...

Pessoal
O blog é de vocês, quanto mais textos melhor. Irei postar todos, e se Deus quiser, estaremos todos aqui para debatê-los

Anônimo disse...

Para mim, em nenhum momento a TV deve assumir a responsabilidade de educar, ensinar, ou coisas do tipo. Se fosse, qual seria o papel da mãe e do pai??? Se fosse para educar, por que pagamos impostos???
Se tem essa percepção de televisão, que ela deve ser "educativa", é devido a pessima qualidade de ensino no nosso país, e a falta de achar algo para nosso povo "fazer". A TV é única e exclusivamente para entretenimento e informação.
Muitas vezes o que acontece é o desaprendizado, colocando lixos que não acrescentão nada, e nem traz diversão ou coisas do gênero. Daí não dá mesmo!!!

Anônimo disse...

Max, o papel dos pais tb são educar, mas de que adianta os pais educarem e na TV as crianças vêem algo tão díferente???
Já que discutimos aqui a influência da TV na vida das pessoas, e isso quem falou não foi nós aqui do blog e sim pesquisas.

Anônimo disse...

Acho que a palavra cultura não é levada a sério na TV e nem na vida das pessoas.
Ainda bem que temos a TV cultura que explora esse contexto muito bem. E sua programação é voltada a educação.

A Globo e as outras emissoras do país, deveriam seguir esse exemplo, e inflacionar não apenas as madrugas que tem muitos produtos bons com produtos de qualidade, cultura e educativo

Anônimo disse...

Acho que a palavra cultura não é levada a sério na TV e nem na vida das pessoas.
Ainda bem que temos a TV cultura que explora esse contexto muito bem. E sua programação é voltada a educação.

A Globo e as outras emissoras do país, deveriam seguir esse exemplo, e inflacionar não apenas as madrugas que tem muitos produtos bons com produtos de qualidade, cultura e educativo

Anônimo disse...

Mas será que nossas vidas são baseadas na TV???
Ou a TV é nosso meio de entretenimento, quando nós procuramos cultura, vamos na biblioteca, no museu, por exemplo. Devemos sim discutir televisão, mas sim pq ao invés de nos trazer atrativos, nos imbecilidades grotescas.

Anônimo disse...

Pessoinhas queridas! No texto que escrevi sobre a TV formar, informar etc, que o Cláudio publicou, já falei sobre isso, não com a propriedade com que o Cláudio falou, mas mais ou menos nesta linha. O que surpreende é realmente um diretor global, do nível do Erlanger pensar desta forma. Um exemplo: Quando o Globo passou um produto de qualidade como a Pedra do Reino, que mostrava a cultura nordestina, não teve a audiência esperada. Porque? O povo não gostou ou não entendeu??? Não é porque o nosso povo carente de educação não entende certas coisas, que as TVs de um modo geral, deveriam deixar de mostrar produtos de qualidade e educativos. Essa é a função da TV.

Anônimo disse...

Max e aqueles que não tem acesso a Internet, museu e blibliotecas qualificadas???

Anônimo disse...

Concertando o que eu disse:

Devemos sim discutir a televisão. Mas discutir por que ao invés de nos trazer atrativos, nos traz imbecilidades grotescas.

Anônimo disse...

Concordo com vc Gui, segundo ele a TV é feita pela maioria, que infelizmente não tem um bom estudo, e não tem BOM GOSTO. mas fico me perguntando e aqueles que tem?
Eu gostei muito dessa microsérie: Pedra do Reino, assim como estou ansioso para vê Capitu.
Alguem ai tem duvida que será um fracasso de audiencia???

Anônimo disse...

Eu penso sempre em coisas que realmente são possiveis. Tem produtos de qualidade na TV, mas vai ver a audiência. Ninguém assiste, pedem, pedem, e quando tem, deixam de lado. Mas tem o outro lado, qua bons programas ficam restritos, por causa de seus horarios.

Anônimo disse...

Porque ao invés de fazer novelas que não acrescentam em nada como MUTANTES, e fazer releituras de obras como A MORENINHA ou IRACEMA , e tantas outras que temos.

Anônimo disse...

Eu particulamente com exceção de Super Nanny, Altas Horas, e as vezes o Programa do Jô, não vejo nada de qualidade na Tv aberta

Anônimo disse...

Do que adiantão fazer Patricia, é perigoso dar traço na audiência.

Anônimo disse...

Ressaltando que a novela Essas Mulheres da Record fez uma releitura de três obras, e a trama foi belíssima.
Tentaram reprisar a tarde, e por falta da maldita audiência tiram do ar.

Anônimo disse...

Mas, se ouvesse uma intervenção do Ministério da Educação ou da Cultura que obrigasse as emissoras a produzirem ao menos um produto do genero.
A audiência que se dane!!

Anônimo disse...

Com certeza eu assistiria todos possiveis

Anônimo disse...

Me respondam uma coisa, se o governo fosse capaz de alguma de algo,me digam quem assiste a TV Brasil???

Anônimo disse...

Eu também Cris
Assim como o Fábio quero muito vê Capitu e espero que as outras emissoras tentem no mínimo seguir o exemplo.

Parece que a Record também fara outra releitura

Anônimo disse...

Mas a TV Brasil é um erro.
E quem foi que te disse q a TV Brasil tem produtos de qualidade??????????

Anônimo disse...

A TV Cultura tem produtos de QUALIDADE, e muitos programas vão bem na audiência. Max

Anônimo disse...

TV Cultura é cultural. (rs)

Anônimo disse...

Cristiane não tem mesmo, e isso prova que o governo não tem poder para querer exigir nada da televisão, já que ela não faz sua parte.

Anônimo disse...

Acho que já falei tudo.

Depois volto para ler as demais opiniões

Bjinhos a tds

Anônimo disse...

A TV Cultura tem sim, mas agora deu de querer ser comercial, e tem muito desenho animado.

Anônimo disse...

Max a TV Brasil é pra promover o GOVERNO FEDERAL.
Da pra contar o que tem de bom na emissora.

Eu como mãe tenho vergonha de assistir alguns programas, novelas, com meus filhos.

Hoje em dia até os desenhos estão em decadencia. Só tem brigas e lutas, nem os próprios desenhos são educativos

Anônimo disse...

Muito bom Cris.
Tocou em um assunto sério, até mesmo os desenhos não educam. Só temos desenhos de lutas, lutas, e lutas.
Lembro do Castelo Ra-Tim-Bum, onde tinha o ratinho que incentivava as crianças a tomarem banho e a escovarem os dentes.
Ainda bem que temos a inocência de Chaves...

Anônimo disse...

Estou indo para Casa,
Abraços a Todos

Anônimo disse...

Pessoal, tão reclamando por que, no superpop tem cultura de sobra. kkkk. Pena que é meio ridiculo, mas tem. kk

Anônimo disse...

Gui, tá ai???
VOcê irá assistir Capitu?

Anônimo disse...

Cultura Inutil no SuperPop?
A isso tem de sobra, pra dá e vender e inspirar muita gente.

O que me interessa saber a bunda da fulana é maior que a da outra?
Se a Mulher filé canta bem?

Ah sim

Anônimo disse...

Vocês nem sabe o que é cultura...
Olha pergunta da outra se a Gui vai assistir Capitu, claro que não, assim como nenhum de voces

kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Anônino você nem merece a minha resposta, porque nem nome tem.
Mas,por favor, não me confunda com você

Anônimo disse...

Melhor não responder mesmo

Anônimo disse...

capitu.globo.com/ -

Anônimo disse...

Pessoal, esse anônimo ta cara quem é, é um baita de um invejoso, que não tem capacidade suficiente de trazer temas interessantes.

Anônimo disse...

Vlw Patrícia, vou dá uma olhada...

Anônimo disse...

Ele acha que não se conhece a pessoa pelo tipo que escreve.

Anônimo disse...

Concordo Max, e o pior que até imagino quem é.
´Por isso não rendi assunto

Anônimo disse...

Douglas se vc soubesse o ódio que eu tenho desse ai. Entrava pelo computador e estrangulava ele. Aprendi isso na TV. kkkk

Unknown disse...

Pessoal
Estou me despedindo, vou ali tomar uma cervejinha que ninguém é de ferro, aqui em MG está extremamente quente.

Já, já volto.

Anônimo disse...

kkkkkkkkk
O ruim é que ele é Invejoso

Anônimo disse...

Para provar que não há nenhuma briga entre Ellen e Claudete, o diretor decidiu hoje colocar as duas para comandarem o game.

E elas estão até trocando palavras, sorrindo, e brincando.

Anônimo disse...

Pessoal, quem já assistiu o Programa "Ver TV", da TV Câmara? Eu acho ótimo como eles debatem a televisão.

Anônimo disse...

Pq o ódio Max?

Não entendi

Anônimo disse...

Douglas, deixa quieto, se esse idiota aparecer dai eu meto a boca no trombone.

Anônimo disse...

Nunca assistir Max, aqui não pega TV Câmara.
Porém a TV local exibi alguns trechos.

Anônimo disse...

Mas, pelo pouco que vi não há nada de qualidade por lá. Assim como no resto das emissoras

Anônimo disse...

kkkkkkk ficar vendo o pessoal bate boca no plenario?
De jeito nenhum

Anônimo disse...

Ok Max, deixa quieto
To saíndo também, mais tarde volto

Você é novo por aqui né?

Anônimo disse...

Tb estou saindo vou assistir Chaves.

kkkkkkkkk

Anônimo disse...

De qualquer forma seja bem vindo!

Anônimo disse...

Ahhhhh

e Ninguém vai fazer o texto???

Onde está o texto da Zezé????
Ah esqueci o Lamego, o Fillipe e a Anny ainda não comentaram.
Ah responsabilidade ficará para eles.


ATENÇÃO, LAMEGO, FILLIPE E ANNY.

Anônimo disse...

Para que quiser saber, o ver TV é um programa de debates, bem simples, mas interessante, quem quiser pode ver pela net, assistam ao menos um pedaço, eu acho pelo menos discutivel.

http://www.camara.gov.br/internet/TVcamara/default.asp?selecao=programas&programa=153

Anônimo disse...

Gui... minha alma gemea.. rsssss... vc é demais.... vc pensa igual que nem que eu... rsssss...
Douglas.. calma que o texto vem... to de férias e só no lazer... rssss... mas tá quase pronto... beijosssssssssssssssssssssssssss
Claudio, miauuuuuuuuuuuuu

Anônimo disse...

chiiiii Douglas toh fora o papo de hoje é muito complexo para mim fazer um texto jisajisa
Passo a bola para a Anny e pro Fillipe fazerem
ajiasjisa

Anônimo disse...

Douglas! É claro que vou assistir Capitu, adorei as chamadas, uma mistura musical bem bacana, sou fã do Machado de Assis e sinceramente, uma das coisas que a Globo faz de melhor são as miniséries... Adoro, não perco nenhuma.

Anônimo disse...

Falou tudo Gui.
Em matéria de Miniséries a Globo é a melhor.
Muito me estranha o diretor ter dito isso.

Perdeu a oportunidade de ficar calado

Anônimo disse...

A Anny e o Fillipe viu a intimação e nem comentaram.
Assim que se fala Zezé (Show!!!)
Gente que palhaçada é esta do Dodi matar a Vilma???

Anônimo disse...

pior, o Dodi matou ela invenenada,
otima atuação da vadela, parecia que tava morta mesmo jsiajaijs

Anônimo disse...

Melhor que a atuação do Zé Bobo