Telinha Quente no Facebook

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O 'UNIVERSO' GAY NA TV




As novelas brasileiras são um dos produtos de maior aceitação no mercado internacional. O Brasil exposta suas produções para cerca de 130 países. A qualidade das novelas da Rede Globo é inquestionável, pois abordam tramas complexas, quase sempre bem desenvolvidas.
A inclusão de personagens homossexuais em uma novela aconteceu em ‘O Machão’, em 1970, de lá pra cá, os autores sempre procuraram inserir os ‘gays’ em seus roteiros. Ainda em 1970, na Rede Globo, Ary Fontoura deu vida ao gay caricato, Rodolfo Augusto, em ‘Assim na Terra como no Céu’, do autor Dias Gomes.
No passado, as histórias eram um tanto quanto cruéis, e pecavam sempre pela caracterização estereotipada de uma parcela dos gays. Muitos terminaram suas participações com suicídios, assassinatos, sozinhos, ou simplesmente viraram ‘purpurina’.
Em ‘O Rebu’, 1974, o personagem Conrad (Ziembinski), era um poderoso homossexual que acabou matando a Sílvia (Bete Mendes), por ciúmes do seu amado Cauê (Buza Ferraz). Na mesma novela, Glorinha (Isabel Ribeiro) e Roberta (Regina Vianna) mantiveram um relacionamento as escondidas e sem muito destaque.
Em cada novela o relacionamento entre parceiros do mesmo sexo é tratado de maneira diferente, mas com finais sempre previsíveis.
A censura e o preconceito da Igreja e o moralismo dos telespectadores sempre foi um problema enfrentado pelos autores na inclusão de personagens gays nas nossas telenovelas, assim como seus desfechos. Lauro César Muniz (hoje na Record), por exemplo, foi forçado, a cortar da novela "Um Sonho a Mais", em 85, os três personagens travestis da trama.
Em ‘Torre de Babel’, as personagens Rafaela (Christiane Torloni) e Leila (Silvia Pfeiffer), também não foram aceitas pelo público. O casal de lésbicas morreu na explosão de um shopping logo no começo da novela.
Em "A próxima vítima", de 95, o relacionamento entre Sandrinho (André Gonçalves) e Jefferson (Lui Mendes) teve no último capítulo um casamento simbólico. Na trama, os personagens levaram um relacionamento escondido, por medo da reação dos familiares e amigos. Mas o que realmente chamou atenção foi a agressão sofrida pelo interprete de Sandrinho nas ruas do Rio de Janeiro.
Passado várias décadas, o tabu ‘gay’ ainda permanece em nossas telenovelas, nunca sequer um folhetim mostrou uma relação sexual entre pessoas do mesmo sexo, ou simplesmente, um beijo ‘gay’. Em 2003, "Mulheres apaixonadas", a bonita relação entre Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) se resumiu no final em um ‘selinho’, durante a encenação de uma peça teatral.
O beijo ‘gay’ quase aconteceu em 2005, na novela “América”. A cena foi escrita por Glória Peres para os personagens Júnior (Bruno Gagliassio) e Zeca (Erom Cordeiro), e gravada, mas na famosa hora ‘H’ não foi ao ar.
Um ano antes, a novela ‘Senhora do Destino’, recentemente reprisada no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, caiu nas graças do público LGBT com o casal lésbico Eleonora (Mylla Christie) e Jennifer (Bárbara Borges), e o ‘gay alegre demais’ Ubiracy (Luiz Henrique Nogueira). Em "Duas Caras", também do autor Aguinaldo Silva, tinha o personagem Bernardinho (Thiago Mendonça) que seguia o mesmo comportamento de Ubiracy, e pouco acrescentou na trama, muito pelo contrário serviu apenas como pano de fundo para alimentar ainda mais o preconceito, hoje em dia escondido, mas que só quem é gay na ‘vida real’ diz ser capaz de sentir.

Continua... Às 20h.



SIGA: www.twitter.com/telinhaquente




Hasta

66 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito o texto.
Já era fã do blog agora sou ainda mais.

Bruno

Antônio disse...

Melhor texto que já li até hoje sobre o assunto. Que é delicado, mas foi tratado com muito respeito.
Parabéns Cláudio

Patrícia disse...

Lendooooooo!

Cristiane disse...

Quando imaginei já ter lido de sobre tudo, vejo que o Cláudio esta além do imaginário.
Parabéns, e estou ansiosa pela segunda parte.

Patrícia disse...

Adorooooooo
O Cláudio deveria ter colocado as duas partes. Adorei ler sobre os personagens gays na TV, que seguem sempre o mesmo padrão. Que chato.
Isso é prova que o preconceito ainda existe e muito, principalmente por parte da TV

Anônimo disse...

Melhor blog

Cristiane disse...

"Muito pelo contrário serviu apenas como pano de fundo para alimentar ainda mais o preconceito, hoje em dia escondido, mas que só quem é gay na ‘vida real’ diz ser capaz de sentir".

Realidade total

Regina disse...

Ei!
O SBT começou a divulgar a grade de domingo. E é exatamente a que estava no blog.
PSS de 07 a 00h. Nossa! Cansativo.

Regina disse...

E sobre o texto, sem muito o que comentar. Perfeito, e aguardo a segunda parte.
O preconceito existe? Existe.
E as Redes de Televisão temem perder público. Digo a Globo, porque as outras.

Patrícia disse...

Adoroooooooo
Oie meninas, minha internet está horrível. Super lenta

Cristiane disse...

Aqui também! Visto o número de apenas 11 online, acredito que seja o blog.

Cristiane disse...

Aqui também! Visto o número de apenas 11 online, acredito que seja o blog.

Cristiane disse...

Aqui também! Visto o número de apenas 11 online, acredito que seja o blog.

Anônimo disse...

A famosa apresentadora de programas infantis Xuxa, nascida Maria da Graça Meneghel, entrou com um processo hoje dia 26 de agosto contra o serviço de rede social Twitter. O motivo, segundo ela, foi a ocasião de ofensa moral, difamação e ameaça verbal contra ela e sua filha, Sasha Meneghel.

Em nota oficial vinda da assessoria de imprensa de Xuxa, foi divulgado que uma das propostas imediatas é "retirar todo o conteúdo e referêcias ofensivas e difamatórias contra Xuxa e Sasha, e o congelamento do serviço no Brasil até então".

O incidente tomou forma desde o dia 3 de agosto, dia em que a apresentadora lançou seu perfil na rede social Twitter; Xuxa colocou mensagens sobre temas pessoais ao longo do tempo, esses postos com gramática pobre. Ao ser notificada pelos seguidores de seus erros ortográficos, a apresentadora seguia se justificando, porém cometendo novas gafes. O ocorrido culminou quando Xuxa deixou que sua filha Sasha fizesse uma postagem no serviço; nela, Sasha descreveu que estaria para filmar uma "sena" com uma cobra. Nisso surgiu uma enxurrada de comentários maldosos que questionavam a habilidade linguística e intelectual das duas.

Ao ser contatada pela reportagem do jornal GloboNews, Xuxa foi breve: "Não permitirei que mexam com a honra de minha filha. Ou essa coisa nojenta, esse Twitter acaba, ou meus advogados vão proibir essa barbaridade."

Não será a primeira vez que um recurso da internet é censurado no Brasil; a última ocasião foi quando o portal de vídeos Youtube foi banido da rede por uma ação judicial movida pela também apresentadora Daniela Cicarelli, por um vídeo indevido filmado dela colocando em prática cenas de sexo na praia.

César Dutra Maia, advogado principal da causa contra o Twitter, diz: "Iremos até o final para punir os responsáveis pela afronta e difamação, mesmo que isso signifique punir individualmente os criminosos através do rastreamento de seus usuários."

Fernanda Motti, estudante da USP, 25 anos diz: "Eu acho isso ridículo. Qualquer censura é infundada, nós temos o direito de liberdade de expressão, mesmo que isso signifique apontar a burrice de uma figura pública."

Regina disse...

A Xuxa se acha a dona do mundo né?

Patrícia disse...

Já Volto

Anny disse...

Oi pessoal!!

Patrícia disse...

Oieeeeeee Anny

Cristiane disse...

Aproveitei para reiniciar também, e roda o sistema do computador.
Tudo voltou ao normal?

Maria Terezinha(TE) disse...

Oi turma
A Xuxa pensa que é rainha de verdade, só porque os baba ovo chama ela assim.Nem a rainha da Inglaterra proibe os jornais de falarem mal da família real.Tá querendo acabar com nossa alegria. Quem mandou entrar. Agora é assim, fica procesando todo mundo.É uma idiota mesmo.

Anny disse...

Já tava saindo!!!

Patrícia disse...

Aqui continua do mesmo jeito Cris

Maria Terezinha(TE) disse...

Quanto ao texto, achei ótimo. Cláudio como sempre arrasou. Eu adorei o Ubiracy, queria ter um amigo como ele.

Cristiane disse...

Oi Anny! TE
Entre todos os personagens gays da TV, que lembro, gostei da Clara e da Rafaela: Uma delicada relação.

Cristiane disse...

Oi Anny! TE
Entre todos os personagens gays da TV, que lembro, gostei da Clara e da Rafaela: Uma delicada relação.

Anny disse...

Sobre o texto axo q as novelas abordam coisas que podem ferir mto mais a moral dos outros do q um beijo entre pessoas do mesmo sexo!!!

Patrícia disse...

Adorooooooo
Anny é que deu pane o blog.
TE, a Xuxa se acha, coitada, deve viver sozinha, igual o Michael Jackson.
Cris eu gostei da Jeniffer e da Eleonor.
Mas, no contexto do texto de caracterização o Ubiracy se encaixa.
Tipo todo gay na TV, tem aquele jeitinho meigo, etc, etc, engraçados, e não é bem assim.

Thiago disse...

Opa!
Tipo o que Anny?

Thiago disse...

Muito show o texto. E tipo mesmo não sendo gay sei que essa padronização do perfil deles não existe.

Anny disse...

As novelas quase exibem cenas de sexo explicito e um beijo ñ pode pq são pessoas do mesmo sexo!!As pessoas precisam rever mais seus conceito e pre-conceitos!!!

Maria Terezinha(TE) disse...

Troca troca de casais nas novelas, é tão normal. Só que eu não acho, devia haver mais respeito. Isso é um mau exemplo.

Cristiane disse...

Thi, essa padronização acontece também com os negros. Que interpretam nas nossas novelas, pobres, empregados, assassinos e por ai vai.
Acho que o texto é bem mais do que para falar do peito gay, e sim desse perfil que os atores seguem o tempo todo. Já esta chato.

Anny disse...

Cris vc falou tdo!

Thiago disse...

Entendi Anny

Engraçado que a maioria desses autores de novelas são gays. E retratam a própria orientação dessa forma

Cristiane disse...

Peito= Beijo
Desculpem

Patrícia disse...

Adoroooooooooo
Minha internet esta o erro. Gente o que esse anão no Ratinho vai falar?

A única coisa que sei é que a TV não está preparada para escrever para este público. Ou esse povo hipocrita. Sei lá.

Maria Terezinha(TE) disse...

Na novela Café com aroma de mulher tinha um casal gay, e não era tratado com deboche.

Anny disse...

Gente eu vi uma chamada hj na record q eu ñ sei se eu vi errado ou se é verdade!! mas pelo q vi o Tudo é Possível vai ser exibido as 11:30!! Axo q vi errado!

Flávio disse...

Passando para deixar meus parabéns pelo texto.
Bem mais que recordar, é importante mostrar esta triste realidade nas nossas telenovelas.

Patrícia disse...

Adoroooooooooooooo!
O que Anny?
Eu não dúvido não.

Anny disse...

Paty eu vi isso mas como foi d relançe ñ sei ñ amiga!!

Cristiane disse...

Vou sair! Beijos, espero que a internet na minha casa esteja melhor.
Até 20h.

Maria Terezinha(TE) disse...

Tchau Cris
Eu não duvido, prá concorrer com DL e o filme concorrer direto com o filme da Globo.

Patrícia disse...

Se for isso estão com medo do confronto com a Eliana, ai irão colocar a Era do Gelo.
E a Ana irá brigar com o DL, que começa 11h.

Anny disse...

Txau Cris!!

Patrícia disse...

Dando boas risadas com o Ratinho.

Bjos

Patrícia disse...

E como na Record não tem grade fixa, podemos esperar tudo.
Adorooooooooo!

Bjos é para Cris. Eu tô aqui ainda

Anny disse...

Pode ser Paty mas eu vi rapido ñ sei ñ!!
Mas eu tô super triste como SBT vai tirar A Série Kyle XY do ar no meio da segunda temporada uma coisa mto feia para os fãs da serie como eu!!!Deraiva ñ vou torcer pela Eliana!

Patrícia disse...

Credo, Anny, tem que torcer para Eliana, tadinha. Essa séria parece que vai para as madrugadas. Que horror mesmo. deveriam passar nem que seja às 7h, 8h da manhã

Anny disse...

Paty eu sou super radical amiga!!!É uma falta de respeito pra quem assiste desde qdo começou a passar e olha q mudaram de horam duas vezes!!

Patrícia disse...

Daqui a pouco termina o Ratinho e a mulher não escolheu. Eu não gosto desse quadro. O Ratinho poderia pegar o Devo Não Nego do DL.

Maria Terezinha(TE) disse...

Eu mandei essa pergunta para a Danibey e ela não respondeu. Pra mim se passar mais cedo não dá, pois aqui só passa comerciais chatos.

Anny disse...

Ñ assisto o Ratinho assistio a ovela q tá bem legal!! e o Passarela Geraldo ?? rsrrs Vai cair a audiência d+

Anny disse...

TE nem a Maysa dia de domingo eu vejo pq na parabólica ñ passa!!! E um diretor do SBt disse um dia desses q o SBT ñ vende horários na programação!!

Patrícia disse...

Verdadeeeeeeee, eu assisto de vez em quanto.
Gente passei na Record e estava passando a Passarela.
Cruz Credo

Maria Terezinha(TE) disse...

A record devia mudae o nome para tv passarela.

Anny disse...

rsrsrsr

Patrícia disse...

Eu não assisto a Maisa aos domingo. Só no sábado as vezes.
Na Globo assistia Senhora do Destino,mas em setembro irei assistir Viver a Vida

Anny disse...

Tô saindo txau meninas boa noite e até mais!!! bjo

Anny disse...

Tô saindo txau meninas boa noite e até mais!!! bjo

Maria Terezinha(TE) disse...

Pra eles parabólica não conta.

Maria Terezinha(TE) disse...

Tchau Anny

Patrícia disse...

TV Passarela.
Acho que se o Gugu não for bem no Ibope, com certeza irão colocar a Passarela, querem apostar?

Maria Terezinha(TE) disse...

Paty, vamos também, até as 20h.

Patrícia disse...

Vamos também TE, minha inernet esta horrível
Vou tentar arrumar para 20h.

Beijos

Unknown disse...

LAMENTÁVEL AFFFFFF.......

Essa ATITUDE DA COROA DE VOZ INFANTIL resume bem o que eu quis dizer hoje pela manhã....

essa fulana se acha realmente uma RAINHA DO BRASIL tadinha affffff

é bem capaz mesmo do TWITTER sair do "ar" só pq essa ex-atriz pornô quer......

ela está certa em defender a filha,mas querer tirar do ar um coisa que é pública aí já é demais...ela que caia fora do twitter (por cairia fora do mundo mas.....)


EU ODEIO ESSA MULHER RIDÍCULA AFFFF...

E QUANTO AO TEXTO SÓ TENHO UMA COISA A DIZER: O MUNDO É GAY!!!!