Telinha Quente no Facebook

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

QUEBRANDO TABUS





Um fato inédito nos 59 anos de história da TV brasileira acontecerá ainda em 2010, na Rede Globo. Ao longo da história da nossa teledramaturgia, o telespectador poucas vezes viu atores e atrizes negros em papéis principais em novelas. Os negros se fizeram presentes em núcleos secundários interpretando faxineiros, empregados, escravos e tantos outros, com estereótipo “atribuído”, mas o cenário atual acena por mudanças.
Em “Cama de Gato”, de Thelma Guedes e Duca Rachiel, próxima novela das seis, Camila Pitanga fará a personagem principal. Já na próxima trama das oito, “Viver a Vida”, que estreia na próxima segunda (14), Taís Araújo dará vida a personagem Helena, a heroína do folhetim de Manoel Carlos.
Para Taís Araújo ser protagonista não é novidade em seu histórico. A atriz, em 1996, protagonizou “Xica da Silva”, na extinta Rede Manchete, quando tinha apenas 17 anos. Na época foi considera um dos mais bonitos rostos do Mundo, pela versão em espanhol da revista People. Foi à primeira negra a protagonizar uma novela na TV brasileira. Oito anos depois, veio sua primeira protagonista na Rede Globo, na pele de Preta, na novela “Da Cor do Pecado”, em 2004.
Com 30 anos de idade, Taís Araújo fez sua estreia na TV, em 1995, na novela “Tocaia Grande” (Manchete) e de lá pra cá, não parou de colecionar papéis importantes na nossa TV. Como Ellen na novela “Cobras & Lagartos”, Taís provou sua versatilidade, ao interpretar uma vilã- cômica, sem cair na caricatura, comum em alguns personagens do gênero. E de vilã tornou-se protagonista, juntamente com seu ex-marido Lázaro Ramos. Recentemente, deu vida a Alicia, “A Favorita” (2008), onde teve uma discreta participação, mas mesmo assim caiu no gosto do público, tanto que o ‘bordão’, Adoro, utilizado pela personagem virou ‘febre’ nas ruas. Desde 2006, é apresentadora do programa “Superbonita” do canal GNT.
Taís tem em seu currículo onze telenovelas, oito filmes, e algumas pessoas de teatro. E agora se prepara para dar vida a Helena, na novela de Manoel Carlos, que em outras tramas foi interpretada por Regina Duarte, Vera Fischer, Lilian Lemmertz, Maitê Proença e Christiane Torloni. E mais uma vez a atriz entrará para história como a primeira protagonista negra de uma novela das oito.
Camila Pitanga viverá Rose, em “Cama de Gato” (primeira protagonista negra de uma novela das seis e também da carreira da atriz). A atriz de 32 anos, aos seis anos de idade, foi figurante no filme “Quilombo”, e ainda muito jovem foi angeliquete (assistente de palco da apresentadora Angélica no ‘Clube da Criança’ da extinta TV Manchete). Estreou como atriz de televisão em “Fera Ferida” em 1993.


Seu primeiro papel de destaque foi como Paraguaçu em “A Invenção do Brasil”, e depois veio a sua primeira vilã, Esmeralda na novela “Porto dos Milagres”. Camila coleciona sucessos em novelas das oito, da Rede Globo, foi assim com Luciana na novela “Mulheres Apaixonadas” como par romântico de Rodrigo Santoro e Mônica, na novela “Belíssima”.
Em 2007, uma das marcantes personagens da história da TV brasileira, foi interpreta por Camila Pitanga, na novela “Paraíso Tropical”, a marcante prostituta Bebel. A personagem rendeu inúmeros prêmios de melhor atriz daquele ano, entre eles o ‘Troféu Imprensa’, ‘Prêmio Contigo’ e ‘Troféu APCA’, além do segundo lugar de mulher mais sexy do mundo, pela revista ‘Vip’. Assim como Taís, Camila também é apresentadora, e comanda desde 2008, o especial “Som Brasil”, da Rede Globo.
Personagens negros de destaque em nossas telenovelas ainda são poucos, mas de fato quando acontece, é uma conquista importante e que precisa ser valorizada em cada oportunidade. E que novas Camilas e Taíses apareçam sempre na nossa TV brasileira. O telespectador agradece!

___________





SIGA: www.twitter.com/telinhaquente




Hasta

108 comentários:

Patrícia disse...

Adorooooooooooooooooo
Post mais cedo. Que fotos lindassssss! Vou fazer lendoooooo!

Cristiane disse...

Oi Gente! Lendo e já volto. Texto extenso, mas o assunto vale a pena conferir.

MW disse...

Oi gente,oi Pati oi Cris

Patrícia disse...

Adorooooooo! Gente, que fotos lindas, me encantei com o vestido da Taís. Vou assistir Viver a Vida, pela Taís sempre me simpatizei pelo trabalho dela.

Cristiane disse...

Oi MV tudo bem? Você sumiu!
Parabéns pelo texto Cláudio, e é sempre bom aparecer novas Taíses, Camilas, e por ai vai. Estão onde chegaram por puro merecimento, e acredito, que estão abrindo portas para outros negros na nossa TV.

Patrícia disse...

Adorooooooo
Oi MV, sumido. Cama de Gato, não sei se vou assistir, porque vejo o Ratinho, e pretendo, mas torço pela Camila também, e sempre que puder vou dá uma olhada. Acredito que será uma das melhores safras de novelas da Rede Globo, nos últimos anos.

Simone disse...

Oi gente!!

Parabens pras duas....são muito talentosas...e o texto ficou muito bom Cláudio...

Regina disse...

Oi! Não sei se me encantei mais pelo texto ou pelas fotos. O Cláudio caprichou.

Douglas disse...

Duas das mais bonitas atrizes da TV brasileira. Fora que são talentosas. E merecem todo destaque. lol lol

MW disse...

Um vírus entrou no PC...

Não gostei do nome:Cama de Gato

Unknown disse...

MINHA RAÇA AGRADECE O SEU CLÁUDIO:

Bem, vamos lá....

Como eu já declarei várias vezes , sou híper,mega,ultra fã ao cubo da TAÍS BIANCA ARAÚJO desde XICA DA SILVA.
E TAÍS é sinônimo de SUCESSO(o autor JOÃO EMANUEL já declarou q a TATINHA é seu "TALISMÃ").

Ela fez sua 1 novela(TOCAIA GRANDE) e daí em diante não parou mais: XICA DA SILVA(q a lançou ao sucesso),ANJO MAU,MEU BEM QUERER,PORTO DOS MILAGRES,DA COR DO PECADO(maior sucesso dos últimos tempos das 7 e novela mais vendida das GLOBO),COBRAS & LAGARTOS(onde mesmo como coadjuvante "robou a cena"),A FAVORITA e agora como HELENA em VIVER A VIDA......no cinema viveu ELZA SOARES(e ganhou até prêmio pela atuação).

Enfim..a TAÍS venceu pelo talento e ñ pq "dormiu" com algum diretor..ela representa muito bem a minha raça NEGRA!!!

A CAMILA PITANGA é uma ótima atriz e arrasou como BEBEL..mas ñ acho que ela tenha o biotipo da raça negra!!!!!!


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>FUI

Cristiane disse...

Eu irei assistir as duas Paty. Oi Si e RE!
Vou sair mais cedo de casa, exclusivamente para asssitir Cama de Gato. E concordo com o Cláudio, o grande papel da Camila foi em Paraíso Tropical. E a Taís, se destacou em Cobras e Lagartos porque de uma hora pra outra passou a ser protagonista, tanto que a novela terminou com a cena da Ellen e do Foguinho.

MW disse...

Sorte as duas, mas só vou assistir a tais

Cristiane disse...

Adorooooooo! No início não gostei do nome, mas agora já acho engraçadinho.
Oieeeeee Si e RE e Doug

Cristiane disse...

Desculpe usar seu bordão Paty. (by Taís Araújo)

MW disse...

Alguém já viu o slogan? Por ele não vou assistir

Patrícia disse...

By Taís nadinha Cris. By Paty, a Taís me copiou. Oieeee Dylan
Eu gostei do título, mas o outro era melhorzinho, pena que esqueci qual séria.

Simone disse...

Oi Cris, Re, Paty, Dylan, Doug e MW..

Qual o slogan MW??

Unknown disse...

CLÁUDIO:

Eu só queria fazer uma pequena observação:

Sentí falta da grande "desbravadora" ZÉZE MOTTA.
Ela ótima atriz é uma guerreira da causa NEGRA....e brilhou em XICA DA SILVA(O FILME) em um tempo de muita discriminação.

Sei q no post vc se refere aos "novos tempos" mas talvez sem a LUTA da ZÉZE nada disso estaria acontecendo........

>>>>>>>>>>>>>>FUI

Douglas disse...

Como assim biótipo de negros? lol lol nem entendi Dylazão

Simone disse...

Não era Balaio de Gato Paty??

Bruno disse...

Parabéns pelo texto. Blog cada dia melhor. Taís Araújo sempre dá show, e é destaque em qualquer lugar. Me encanta muito a educação que ela trata jornalistas e fãs.
Camila Pitanga simplesmente roubou Paraíso Tropical para ela, e em breve vai protagonizar uma novela das oito.

MW disse...

Cama de Gato Si

Simone disse...

Doug entendi o que ele disse com biotipo.....ela é negra e não é..

Cristiane disse...

Dylan, acho que o Cláudio quis fazer um apanhado do momento das duas. Zezé Mota realmente é um show a parte.

Patrícia disse...

Não Si. Adoroooooooo! Era um nome bem simples. O primeiro mesmo. Eu só vi o slogan de Viver a Vida. E um pouco das gravações de Cama de Gato, mas não vi a Camila, parece que ela não foi gravar no dia.

Douglas disse...

lol lol Tendi Si. Mas tipo que ela tem a pele negra e os traços de brancos, sei lá. Tem negras de olhos azuis e tal.

Simone disse...

Agora lembrei de uma novela do Gilberto Braga...não lembro o nome em que a Zezé Motta fez par romantico com o Marcos Paulo.....na época foi muito comentado..

Regina disse...

Interessante, que as duas também são apresentadoras de TV. Nunca vi o Superbonita, porque não tenho TV a cabo.

Simone disse...

Isso mesmo Doug....por exemplo aquela atriz Adriana Alves se não me engano que fez a Condessa na novela Duas Caras..

Patrícia disse...

Vi no Twitter, que a Taís Araújo esteve aqui paa ler o texto.
E também disse que o texto ficou demais.

Vou seguir a Taís.

Anny disse...

OI pessoal!!

Maria Terezinha(TE) disse...

Oi turma
Parabéns Cláudio, belo texto!
Gosto muito da Tais , acho ela linda.
A Camila já não gosto muito e não acho ele muito bonita. Questão de gosto. Só acho que deviam arranjar um galã mais bonito pra Tais.

Cristiane disse...

Que chique! O Cláudio merece, e a Taís também.
O programa é ótimo Re! Vale a pena. Mas ela está ausente do programa, até o fim das gravações da novela.
Deve ser por isso que tem 33 pessoas online no momento.

Simone disse...

Oi Anny..

Cláudio só uma retificação....na parte do texto que cita novelas, filmes...logo depois seria "peças" ao invés de pessoas??

Unknown disse...

DOUGLAS:
TIPO ASSIM:

A TV têm um histórico grave de racismo e tal...portanto é bem mais fácil pôr em suas grades "NEGRAS" como a CAMILA PITANGA e a ILDI SILVA q possuem o biotipo de branco.

Já com a TAÍS é diferente,ela venceu essa "barreira" com o biotipo do negro.....

mas em questão de talento ambas são maravilhosas!!!!!!

CRIS:

Entendí o propósito do CLÁUDIO ..mas senti a falta da grande ZÉZE rss.....
lí que ela ganhou um papel de destaque na novela TRANSAS E CARETAS e q foi um escândalo na época....e que acabaram diminuindo seu papel cada vez mais(um absurdo).
e ela nunca desistiu ...portanto acho que ela é a grande responsavel por esse "ECO ATUAL"...

Flávio disse...

Taís Araújo é iluminada, e Camila Pitanga não menos. Talentosas, bonitas, carismaticas, e merecem muito sucesso mesmo. Fico na torcida por ambas as novelas. Que antes de estrear já fazem parte da história da TV.
Abç

Patrícia disse...

Oieeeeee amigas (Anny & TE) . Saudades Flávinho. E respondeu de novo, bem que o Antônio falou sobre simpátia. Tomara que ela me responda no Twitter também. Adoroo!

Regina disse...

Estou relendo o texto. E lembrei que Taís também fez Nossa Senhora em América.
Taís Araújo é a cara do povo brasilero.

Oi Anny e TE

Maria Terezinha(TE) disse...

Paty, você precisa participar mais do twitter.A Si também,é tão bom.

Simone disse...

Oi TE,

Não quero ficar viciada....por isso não participo muito...

Unknown disse...

GENTE:

Hoje na PATRÍCIA KOGUT têm uma linda foto onde a TATINHA aproveita um momento de folga em VIVER A VIDA e vai visitar a CAMILA PITANGA nas gravações de CAMA DE GATO....

não é bacana??? tudo a ver com o belo texto do cláudinho.

as divas são amigas!!!!

Cristiane disse...

Oi TE e Anny. Flávio apareça meu filho!
Fui ler o Twitter do Cláudio. Coisa complicada, e entrei no da Taís. Ambos trocando elogios pelo Twitter.

Anny disse...

Gente só passei pra dar um alô , mas já tô saindo. Bjão Txau

Simone disse...

Bjs Anny.

Douglas disse...

lol lol Tb foi Flollowing na Taís. Concordo Regina, Taís é a cara do povo brasileiro. E exemplo a ser seguido por essas atrizes que se acham na mídia, tipo Carolima Dickmann

Manda o link Dylan

lol

Maria Terezinha(TE) disse...

Eu ainda não vi, tava com o computador desligado, por causa da chuva, muito trovão. Depois vou conferir.Paty, vc pode mandar mensagem pra ela mesmo sem ser seguidora.

Cristiane disse...

Gente, também quero um Twitter agora. Quando tiver um tempinho entro e passo para vocês.
Dylan eu vi, e a foto ficou linda. Parece que a Taís foi parabenizar a Camila pelo papel em Cama de Gato

Beijos Anny

Unknown disse...

http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/

DOUGLAS é esse de cima...

Nem sabia q a tatinha tinha twitter rss mas acabei de segui-la.....

a tati tb é jornalista sabiam????

ela ñ faz o SUPERBONITA só pela carinha bonita...


TATI já q vc leu o TQ saíba q eu te amoooooooooooooooooooooooooooo

Simone disse...

Tbm fui conferir a foto...ela tá com uma juba de dar gosto..

Regina disse...

Também vi. Tchau Anny. Pensei que iria ficar papeando com a gente.

Maria Terezinha(TE) disse...

Felipe agora vai esquecer um pouco a Vivi.Manda mensagem para ela , quem sabe ela responde.

Patrícia disse...

Beijos Anny! Gente, até agora não entendi o que faz o André Vasco no programa. TE preciso mesmo amiga, mas tenho ido dormir cedo, entro e leio todos os comentários.

Adorooooooo
É veneno em Si

Unknown disse...

TE

Já mandei rss e quanto a VIVI ,meu coração é enorrrrrrrme kkkkkkkkk

gente ,vcs viram a tati naquela cena q ela está de vestido de noiva??? gente q beleza é aquela?????

se beleza fosse crime ela pegaria prisão perpétua kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Simone disse...

Paty...não é veneno não.....a juba tá bonita...deve ser aplique mas tá linda..

Simone disse...

Vai virar moda cabelos cacheados..

Maria Terezinha(TE) disse...

Ela tinha os cabelos compridos e teve que cortar quando fez Chica da Silva

Regina disse...

Caiu tudo aqui. Gente vou sair, minha internet está horrível, e eu sem paciência. Tchau

Maria Terezinha(TE) disse...

Si, vc precisa por foto no twitter.Não se esconda. Faça como eu pega uma bem antiga.

Cristiane disse...

Si. O Cabelo dela vai vivar tendência em todos os salões. Vai vê o tanto de meninas querendo os cabelos anelados e tudo mais. Dylan estou contando os dias para começar Viver a Vida. Escolha perfeita do Maneco, e tomará que outras Helenas venham na vida dela.

Maria Terezinha(TE) disse...

Vcs estavam num papo, to lendo agora. E eu tava desconectada

Simone disse...

Tchau Re....Viu ver se arrumo uma foto TE.....tô um pouco gorda e é nitído no meu rosto...rsrs

Patrícia disse...

Beijos RE. TE você me impressiona com essa memória. Adoroooo!
E eu vou reiniciar meu computador, já volto. Cris, agora começaram a anunciar as séries.
TE o Dylan quer todo mundo.

Simone disse...

Com certeza Cris....e tá bem mais natural o cabelo do que aquele que ela usou na A Favorita...

Cristiane disse...

E eu vou sair para assistir Caminho das Índias. Beijos

Patrícia disse...

Gente, prontinho, agora to usando o novo navegador: Netscape Navigator, é em inglês mas não dá tanto erro quando meu explore.

Patrícia disse...

Beijos Kisses Cris

Simone disse...

Bjs Cris...

Patrícia disse...

E eu estou aqui vendo. SBT Brasil, que horror essa chuva.

Patrícia disse...

Eu já vou fazer o meu cabelo, estilo Taís Araújo. Adorooooo!

Maria Terezinha(TE) disse...

Eu estou usando o firefox. Normalmente uso o explorer,mas esse deixa sempre o nome, não precisa por toda vez que entra no blog.

Simone disse...

Paty se vc tiver aquela tesoura para cachos....é facinho, facinho fazer...

Simone disse...

Eu tbm uso o Firefox TE.

Patrícia disse...

Cadê a TE, o Doug, o Antônio, Dylan, Bruno? Sairam sem avisar?
Adorooooo!

Simone disse...

Paty eles sempre fazem isso...

Patrícia disse...

TE esse aqui também. Só tenho que me adaptar. Não gostei do Firefox, ele é muito lento, e requer muita memória no PC. E isso não tem no meu.
Adoroo!

Patrícia disse...

Verdade Si. Não sei porque não me acostumei ainda com isso.

Douglas disse...

O mulherada que fala.
Nem sai ainda, to aqui vendo as paradinhas.

Maria Terezinha(TE) disse...

Eu só uso o firefox, quando entro no TQ e no cena. Para o resto uso o explorer

Patrícia disse...

Adoroooooooo
Doug mas quase sempre faz isso mesmo.

Simone disse...

Que paradinhas Doug???? rsrsrs

Douglas disse...

lol lol

É pra evitar a fadiga. To zoando é porque nem sempre dá tempo.

Oibope disse...

Glob: 36.3 / sbt: 9.2 / rec: 6.7 / red: 3.3 / ban: 2.3

Oibope disse...

20h40 - Glob: 33.7 / sbt: 8.2 / rec: 7.2 / red: 4.3 / ban: 2.5

Douglas disse...

lol lol
Vendo Ql seu Talento? E uma música da Rihanna no YouTube, nova música.

Patrícia disse...

Sei viu Doug. E daqui a pouco tem jogo. AFF

OIBope, hoje chegou com os números tarde demais. Mas tudo bem, gostei de saber os índices. Qual é o Seu Talento deve ter ficado na vice-liderança, tomara que registre uns 08 pontos de média.

Douglas disse...

Mas agora to de saída. Vlw e inté amanhã
lol lol

Maria Terezinha(TE) disse...

Eu dei um RT no comentário da Thais para o Cláudio, assim meus seguidores vão ver.

Simone disse...

Como não é jogo do Corinthians..não tô nem aí.....vou ver se pego o Vannucci no Ronnie Von..

Oibope disse...

21h17 globo48.0 / record 6.3 / sbt 3.0 / band: 2.5 / redetv1.5 / cultura:1.0 / gazeta:0.9 / mtv:0.5 / recnews:0.50.1

Simone disse...

Bjs Doug.

TE,

Não entendo nada desse negócio de RT..

Patrícia disse...

Adoroooooooo! Eu vou assistir Véu de Noiva como sempre.
Estão falando que o DL pode ir para 20h, já no próximo será?

Bjos Doug

OIbope disse...

21:02 - Glo 44,9 / SBT 7,4 / Rec 6,6

OIbope disse...

8 minutos depois... 21:10 - Glo 49 / Rec 7 / Band 3 / SBT 2,5 / RTV 1

Maria Terezinha(TE) disse...

Vc cola um comentario de alguém, só que coloc antes RT para saberem que o comentário não é mas da outra pessoa.Entra lá na minha página e vê

Patrícia disse...

Adoroooooo
O Ibope disparou.

Simone disse...

OK TE obrigada....entrei e vi..

Maria Terezinha(TE) disse...

Agora não sei se é uma boa idéia não. O SS está subindo, quem sabe ele ainda vence o Gugu. Fosse antes, no primeiro programa.

Simone disse...

Paty....acho que se fosse pra agora já estariam anunciando..

Simone disse...

O Oif tá desmentindo no twitter esse lance de mudança de horário do DL.

Patrícia disse...

Eu acho que é uma pessíma ideia. O SS deve continua onde está e em breve vai voltar a vice.

Maria Terezinha(TE) disse...

Gente, vou sair, daqui pouca já vai começar a novela.

Simone disse...

Bjs TE....Também vou sair Paty.....Bjs

Patrícia disse...

Também acho que não irão mudar. O Silvio deverá sim é fazer mudanças.

Patrícia disse...

Beijos meninas. Boa noite.

Anônimo disse...

Quelle phrase nГ©cessaire... super, l'idГ©e brillante http://myworld.ebay.fr/acheter_viagra_ici_0.7euro/ viagra en ligne [url=http://myworld.ebay.fr/acheter_viagra_ici_0.7euro/]acheter viagra generique[/url]

Anônimo disse...

Il est dommage que je ne peux pas m'exprimer maintenant - est beaucoup pris. Je reviendrai - j'exprimerai absolument l'opinion sur cette question. achat viagra achat viagra [url=http://myworld.ebay.fr/acheter_viagra_ici_0.7euro/]viagra[/url]

Anônimo disse...

Pour tout de bon. http://cgi3.ebay.fr/ws/eBayISAPI.dll?ViewUserPage&userid=acheter-cialis&hc=1&key=acheter-cialis achat cialis cialis france