Telinha Quente no Facebook

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA 2011

A televisão conseguiu um pouco de fôlego em 2011. Mesmo sabendo que não é fácil reinventar um universo feito de fórmulas predeterminadas e que depende do gosto dos telespectadores para sobreviver, com boas sacadas, a programação trouxe inovações, reesquentou em uma fogueira pratos já conhecidos e ousou em algumas categorias. É o caso do beijo lésbico em "Amor e Revolução", da adaptação de "O Astro”, o sentimentalismo de "Cordel Encantado" e uma trama das nove com requintes de novela das sete, que conseguiu elevar a audiência do horário nobre da Globo. Folhetins de aspecto batido tiveram como mérito personagens que ganharam interpretações brilhantes, como Norma de Glória Pires e Léo de Gabriel Braga Nunes, em "Insensato Coração", da Globo. E a Dulce de Cássia Kiss, que roubou a cena dos protagonistas em "Morde & Assopra". Boas séries ocuparam espaço: "A Mulher Invisível" marcou o retorno do ótimo e talentoso Selton Mello à TV, ao lado da competente e não menos talentosa Débora Falabella. Uma dupla e tanto. Outras, com todo direito, seguirão em frente em 2012. É o caso de "Tapas & Beijos". Sem grandes apostas na safra do humor - que desviou feio com piadinhas de mau gosto no "CQC", da Band; e apelação generalizada do "Pânico na TV", da Rede TV!, que, por ironia do destino, acabou caindo numa armadilha e fazendo propaganda gratuita para uma marca de cerveja -, o imprevisto ficou por conta da saída de Fátima Bernardes da bancada do "Jornal Nacional". No reino do entretenimento e fantasia, com altos e baixos, salvaram-se poucos. Só os que fizeram, realmente, diferença.

Novela das nove

A telenovela ainda é preferência nacional. E em 2011 comemoraram-se 60 anos da novela brasileira e ganharam um programa especial – fraquinho - no “Globo Repórter”. Mas, como já era previsto e não é de hoje, faltaram às tramas, principalmente às das nove, uma boa dose de originalidade. "Insensato Coração", da dupla Gilberto Braga e Ricardo Linhares, não empolgou. Nem a brilhante presença de um elenco estrelar salvou a trama. O já batido "Quem Matou?" para identificar o assassino de Norma rendeu pouquíssimo. Para felicidade do público ainda bem havia Léo, um sucesso na mão de Gabriel Braga Nunes, que substituiu Fábio Assunção às pressas. Braga deitou e rolou, e pode comemorar o título de melhor ator de 2011. O mesmo não se pode dizer do casal de protagonistas. Paola Oliveira e Eriberto Leão deram aulas diárias de inexpressividade. Já "Fina Estampa", de Aguinaldo Silva, é divertida, mas não renova. Apesar da pegada bem mais popular do que suas antecessoras, a trama é previsível e deixa sempre um gostinho de déjà vu. Felizmente a trama conta com a dupla mais divertida do momento, Tereza Cristina (Christiane Torloni) e Crô (Marcelo Serrado).

Encantada

Em contrapartida, a Globo produziu uma das melhores novelas dos últimos anos: "Cordel Encantado". O folhetim de Duca Rachid e Thelma Guedes foi tudo: elenco, trama, cenário, figurino, trilha sonora e fotografia. Só pecou pela "barriga" depois do terceiro mês no ar. Em meios a tantos destaques, só para citar alguns: Osmar Prado, Débora Bloch, Natália Dill, Jayme Matarazzo, Domingos Montagner, Bruno Gagliasso, Ilva Niño, a dupla Marcos Caruso e Zezé Polessa se sobressaiu. Outra boa surpresa é a sucessora, "A Vida da Gente", de Lícia Manzo. O texto é inteligente, delicado e elegante. A autoria segue bem a cartilha Manoel Carlos. "Morde & Assopra", na faixa das 19h, esteve longe de ser um sucesso e apresentou um festival de bizarrices no último capítulo, mas no balanço geral foi um bom entretenimento. Destaque para Dulce (Cássia Kiss), Áureo (André Gonçalves), Xavier (Anderson di Rizzi), e Elaine (Otaviano Costa). No ar, "Aquele Beijo", de Miguel Falabella, segue na linha leve do horário.

Fiasco

A ditadura militar foi o mote de "Amor e Revolução", do autor Tiago Santiago, no SBT. O folhetim relembrou acontecimentos marcantes dos chamados "anos de chumbo". Mas o que deu o que falar não foi essa triste parte da história do Brasil e, sim, o primeiro beijo gay de uma telenovela brasileira. As personagens de Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) protagonizaram a cena, mas o repeteco na versão masculina que estava previsto e até gravado foi cortado do script.
E se os vilões estão dando as cartas, mocinhas e mocinhos andam em falta. E já não arrebatam o telespectador como antes. Jesuíno (Cauã Reymond) e Açucena (Bianca Bin), de "Cordel", formaram par romântico afinado, mesmo parte com parte do público torcendo para que o galã de Brogodó ficasse com Doralice (Natalia Dill) - bem mais carismática que a primeira; outra dupla que deu certo foi Quintanilha (Rodrigo Lombardi) e Amanda (Carolina Ferraz). Já Renê (Dalton Vigh) e Griselda (Lília Cabral) são insossos. E fica nítido o melhor entrosamento dela com Guaraci (Pedro Rocha). Mas os campeões de falta de carisma, química e empatia são Marina (Paola Oliveira) e Pedro (Eriberto Leão).
Um remake foi a grande aposta da Record. "Rebelde", que ganhará segunda temporada, tem escalações equivocadas, a começar pelos protagonistas (fraquíssimos), e sofreu com a falta de um horário fixo. A trama, que estreou com 9 e chegou a 11 pontos, hoje patina nos 6.

Ver de novo

O SBT curte a excelente fase de suas tramas vespertinas, como "Marimar", protagoniza pela cantora e atriz Thalia. O sucesso de audiência é tanto que a emissora já escalou "Maria do Bairro" como substituta. Na TV Paga, quem brilhou foi "Vale Tudo", de Gilberto Braga. A trama, que tem Odete Roitman (Beatriz Segall) como vilã, foi transportada do canal Viva para as redes sociais. A reprise bombou no Twitter em plena 0h. "O Astro", de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, inaugurou um novo horário de novelas na Globo e não fez feio. O remake sobre a obra original de Janete Clair foi ar e conseguiu frear a quarta edição de "A Fazenda", da Record.

Séries e Minisséries

Na categoria séries, "Tapas & Beijos" é quase uma unanimidade e tem tudo para emplacar várias temporadas. Já "A Mulher Invisível" não deve seguir em frente. "Força-Tarefa" e "Macho Man" ficaram devendo e voltaram ao ar sem grandes impactos. Na Band, "Julie & Os Fantasmas" foi uma boa sacada dedicada ao público infanto-juvenil, enquanto "Malhação", da Globo, patinou na audiência e sofreu uma reviravolta que não teve (e não terá) nenhum efeito.

Apresentadores

Hebe Camargo estreou na Rede TV! e a atração, com uma ou outra novidade, como o quadro "Roda das Mulheres", não se distanciou do formato do programa que apresentou, durante anos, no SBT. Na emissora de Silvio Santos, Patrícia Abravanel vem ganhando espaço e se firmando no posto de apresentadora. Marília Gabriela chegou a apresentar três programas - "De Frente com Gabi", "Roda Viva" e "Marília Gabriela Entrevista" -, se afastou do programa da TV Cultura e ganhou mais uma edição, às quartas-feiras, do programa do SBT. Merecido. Gabi é a melhor entrevistadora da TV brasileira. Com novos desafios pela frente, Fátima Bernardes disse adeus à bancada do "Jornal Nacional", da Globo, que dividiu ao lado do marido, Willian Bonner, por 14 anos. E o vaivém que rendeu muita polêmica foi protagonizado por José Luiz Datena, que deixou a Band para trabalhar na Record e com pouco mais de 20 dias voltou para antiga emissora. Já Regina Casé levou sua alegria e carisma para as tardes de domingo com o popularíssimo "Esquenta". Destaque ainda para o retorno de Regina Volpato à TV. A apresentadora fechou com a Rede TV! para dividir o comando do “Manhã Maior” com Daniela Albuquerque, campeã de micos no ano.

75 comentários:

Lis disse...

Achei que não teria post hoje.

FELIPE GUGU MACEDO disse...

OS GENÉRICOS CHAVES E BATMAN


MICARAM NO IBOPE

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Patrícia disse...

Lendo e já voltooooo!

Bruno disse...

Tem uma boa crítica sobre o especial de Uma Dupla Quase Dinâmica no Portal UOL.

Diego disse...

Dizem que o amante do Crô é o Fred (Carlos Vieira). Será? Fico ainda com o Álvaro.

Lis disse...

O post faz uma retrospectiva e já aponta os melhores do ano?
Muito bom.

Diego disse...

E os piores também. Vale ressaltar.
Pelo que parece os remakes e reprises deram mais certo que as inéditas.

FELIPE GUGU MACEDO disse...

O NOME É FERDINAND e o ator é CARLOS MACHADO

Márcia disse...

Não acho que o "Esquenta" mereça destaque. O programa é bastante regional e tem uns cortes de câmeras estranhos que só.

Carol disse...

O que é Ferdinand? O amante do Crô?

Bruno disse...

O mico do ano foi a estreia da Hebe na Rede TV!. kkkkkk

FELIPE GUGU MACEDO disse...

i tiago santiago voltou a dizer q trocará o nome caso sua noveleca não suba no ibope


ontem deu 3 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

FELIPE GUGU MACEDO disse...

rebelde e vej deram 2 dígitos


SUCESSSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Lis disse...

Discordo com relação ao humor - O "Zorra Total" conseguiu ganhar um fôlego com o "Metrô", e acho que ficou faltando os destaques da TV Paga. O "Chegadas e Partidas", por exemplo.

FELIPE GUGU MACEDO disse...

O AMNTE DO CRÔ ]N É O FERDINAD...

1-A TEREZA já disse q é...e isso perderia o impacto


2-o amante do crô morrerá quando for descoberto,já o ferdinand ficará toda a novela,daí...

EU ACHO Q É O PAULO OU BALTAZAR

Bruno disse...

Dylan, não dá para falar sobre audiência em pleno dia 28 de dezembro.

Diego disse...

Eu acho que é o Álvaro. Até por ele ser alternativo demais.

Nina disse...

Oi!

Li que a Record anunciou 12 grandes filmes para este ano, mas que só passou 1. Acho que essa informação está incorreta. Pelo que vi, passou 2.

Como se isso fizesse muita diferença...!

Patrícia disse...

Ao menos Marimar e Patrícia Abravanel salvaram a retrospectiva do SBT, hein? Porque só deu GLOBO.

FELIPE GUGU MACEDO disse...

Bruno disse...

Dylan, não dá para falar sobre audiência em pleno dia 28 de dezembro.


#BEIJOLEILA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Renata disse...

O SBT também anuncia filmes, que não são exibidos.

Cláudio, cadê os destaques da Record? Várias atrizes de Vidas em Jogo ganharam um Viva aqui.

FELIPE GUGU MACEDO disse...

CURIOSO

SERÁ Q NA RECORD ONTEM JÁ ERA 2012?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Nina disse...

Tem razão, Renata. Li que dos 18 filmes anunciados pelo SBT, só passou 13 ou 14. A verificar.

Márcia disse...

Definição perfeita de Fina Estampa. Foi o que comentamos esta semana. A novela é boa, mas tem um gostinho de déjà vu.

Ary Nunes disse...

Oi pessoal!

Bruno disse...

Se depender de audiência é provável que Chaves e Uma Dupla Quase Dinâmica não virem séries em 2012.

Maria Terezinha(TE) disse...

Nina, você é demais. Colocou a ameba no seu devido lugar.

Patrícia disse...

Eu ainda considero Fina Estampa a melhor novela do ano. Cordel foi linda, mas teve barriga e vários atores ficaram deslocados.

Renata disse...

Mas, o feito não é exclusivo da Record. É isso que disse, TE Abelha.

Ary Nunes disse...

Discordo sobre os protagonistas de REBELDE.

Os atores tem química e fazem bem o que lhes és proposto: representar o universo adolescente.

Não a toa são destaques da revista Capricho desse mês.

FELIPE GUGU MACEDO disse...

Bruno disse...

Se depender de audiência é provável que Chaves e Uma Dupla Quase Dinâmica não virem séries em 2012.

ACHEI ESTRANHO,OS SBTISTAS NÃO TEM GRANA PRA VIAJAR[GASTEAM A MERRECA COM JEQUITÍ E JOGATINAS DO SBT]

E ONTEM DEU POUCO IBOPE PRO DIRETOR PORNÔ,SERÁ Q ESTAVAM VENDO A RECORD?




KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

FELIPE GUGU MACEDO disse...

Patrícia disse...

Eu ainda considero Fina Estampa a melhor novela do ano. Cordel foi linda, mas teve barriga e vários atores ficaram deslocados.

ESTOU BEGE,NÃO ERA AMOR E REVOLUÇÃO?

VC DISSE Q ERA TÃO BOA Q DESBANCARIA VEJ[QUIÇÁ A GLOBO]

Nina disse...

Agradeço o elogio, Te, mas não foi essa a intenção.

Carol disse...

Também não acho, Paty. Sem contar que a história não era tão boa assim: Timotéo sequestrava a Açucena, que era salva pelo Jesuino.

Patrícia disse...

Dylan, diferente de você sei reconhecer o que é bom ou ruim.

Bruno disse...

Não considero Amor e Revolução um fiasco. A novela deu trabalho para muita gente e terá seguimento, mesmo que seja em outro horário.

FELIPE GUGU MACEDO disse...

UAI

EUZINHO sei....tanto q vejo FINA ESTAMPA,mas acho q a meçhor foi CORDEL


FINA ESTAMPA É CÓPIA,CORDEL ERA ORIGINAL

Ary Nunes disse...

Sobre a não veiculação dos filmes anunciados pela Record: Realmente, a Record ficou muito a dever nesse quesito.

Nina disse...

Aí o Timóteo armava uma arapuca para o Jesuíno, que era salvo pelos cangaceiros. Muito chato, apesar do visual lindo!

FELIPE GUGU MACEDO disse...

Bruno disse...

Não considero Amor e Revolução um fiasco. A novela deu trabalho para muita gente e terá seguimento, mesmo que seja em outro horário.


UAI,E PQ VC DIZ REBELDE É?

TEM + IBOPE,TERÁ CONTINUAÇÃO....

Renata disse...

Amor e Revolução só fez barulho. É a novela menos assistida no Brasil. Perde para as reprises da tarde. kkkkkkk

FELIPE GUGU MACEDO disse...

A TE pensa q a NINA é de agir assim...


a NINA é uma LADY,tem educação e classe,poderia muito bem tomar o chá das 5 com elisabete sem fazer nenhuma gafe

Bruno disse...

Rebelde é fiasco pelo que a Record almejava. Começou com 9, chegou a 10 e vem marcando 6. By retrospectiva.

Ary Nunes disse...

Renata disse...
Amor e Revolução só fez barulho. É a novela menos assistida no Brasil. Perde para as reprises da tarde. kkkkkkk

É como um fusca. Faz um barulho lascado e não anda nada. Com todo respeito aos fuscas. kkkkkkkkk

Maria Terezinha(TE) disse...

Gente, tem coisa pior que ler sempre a mesma coisa. Dylan nem escreve mais, só copia.

Renata disse...

Eu não vi o comentário da Nina como provocativo ou ofensivo. Muito pelo contrário. Ela apresentou números que nem mesmo questionei.

Nina disse...

Então, Ary, li que a Record só passou 1 dos 12 filmes anunciados, mas na verdade passou 2: "Corrida Mortal", com Jason Statham, em 6 de abril e "Velozes e Furiosos 4" em 21 de dezembro.

Ary Nunes disse...

Bruno disse...
Rebelde é fiasco pelo que a Record almejava. Começou com 9, chegou a 10 e vem marcando 6. By retrospectiva.

E o autor de Amor e Revolução não almejava até a liderança??? rs

Renata disse...

É como um fusca. Faz um barulho lascado e não anda nada. Com todo respeito aos fuscas. kkkkkkkkk (2x).

E o Tiago Santiago vai aparecer com outro nome em sua próxima novela.

FELIPE GUGU MACEDO disse...

Bruno disse...

Rebelde é fiasco pelo que a Record almejava. Começou com 9, chegou a 10 e vem marcando 6. By retrospectiva.

uai,o autor disse q a novela alfinetaria a globo kkkkkkkkkk

a paty disse q bateria em VEJ KKKKKKKK


MESMA COISA MEU "FIO"

CHUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Bruno disse...

Mas, a emissora, no caso o SBT, não.

Ary Nunes disse...

Nina disse...
Então, Ary, li que a Record só passou 1 dos 12 filmes anunciados, mas na verdade passou 2: "Corrida Mortal", com Jason Statham, em 6 de abril e "Velozes e Furiosos 4" em 21 de dezembro.

Verdade, Nina. Eu li isso também, salvo engano o UOL. Eles erraram na contabilidade porque realmente passaram dois filmes. Nem dá pra contestar porque 1 ou 2 nem fazdiferença. O débito é muito grande.

Márcia disse...

A melhor série de 2011 foi "A Mulher Invisível", na minha opinião. Seguida de perto por Tapas e Beijos.

FELIPE GUGU MACEDO disse...

o diretor pornô deve tá P DA VIDA


ACHAVA Q O "ESPECIAL" DELE IRIA BOMBARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR


SERÁ Q AGORA FARÁ UM ESPECIAL COM MELHORES MOMENTOS DOS FILMES PORNÔS DELE?

Nina disse...

Dylan, só você mesmo...! Que imaginação! Estou mais pra Lady Gagá do que outra coisa.

FELIPE GUGU MACEDO disse...

Bruno disse...

Mas, a emissora, no caso o SBT, não.

O FATO É Q ANOVELINHA NUNCA DEU TANTO IBOPE QUANTO REBELDE

FATOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Regina disse...

Olá!
"Amor e Revolução" valeu a pena pelo beijo. Mas, a partir do momento em que cortou o outro, alegando que a novela perderia audiência, foi a coisa mais patética do ano.

Diego disse...

O especial do Frota deve ser reprisado no Domingo Legal.

Carol disse...

Ué, a Sandra Anernberg voltou hoje à bancada do JH? Não seria no dia 2?

Ary Nunes disse...

O CHAVES parece mesmo que caiu pelas tabelas. Já faz alguns dias que vem perdendo pra Record e Band(não necessariamente nessa ordem).

Diego disse...

A Zezé Polessa sempre se sobressaiu. Foi assim em Escrito nas Estrelas também. Ótima.

Bruno disse...

Nem sempre, Ary. Vamos vê a partir do dia 2 com o novo programa.

Márcia disse...

Concordo, Regina. Deveriam ter mantido a ideia até o fim. Isso não iria alterar na audiência da novela que já é ruim.

Nina disse...

Gente, vou sair. Minhas filhotas vão viajar e estou ajudando a arrumar as malas. Tchauzinho e até amanhã!

Mateus disse...

Eu sou uma das pessoas que queria ver o Jesuino com a Doralice (essa sim a grande heroina da história).

Ary Nunes disse...

Bruno disse...
Nem sempre, Ary. Vamos vê a partir do dia 2 com o novo programa.

Novo programa é sempre uma incógnita. O negócio é aguardar.

Bruno disse...

Esse vai e vém do Datena foi engraçado. E isso vai render no ano que vem.

Bruno disse...

Nem sempre é sobre o Chaves. Vem perdendo alguns dias dessas duas últimas semanas.

Maria Terezinha(TE) disse...

Nem vi a Dupla quase dinâmica. Dormi cedo ontem. Provavelmente, quando reprisar vai dar mais ibope. No SBT sempre reprise da mais.

Patrícia disse...

Também vou indo. Beijocassss

Ary Nunes disse...

REBELDE ontem obteve 10 pontos.

Ary Nunes disse...

Vou indo nessa.

Abrá

Renata disse...

Hoje tem o especial da Beyoncé na Record. Vai bombar.

Bruno disse...

Ah vai. kkkkkkkkkkkk
30 pontos.

Vlw turma. Inté +

Anônimo disse...

Ontem A Vida da Gente bateu recorde de audiência: 27 pontos.