Telinha Quente no Facebook

sábado, 18 de outubro de 2008

Muito longe para ser uma TV de primeira


Em seu slogan a Record se gabava de ser uma tevê de primeira, principalmente pelo fato dos excelentes índices de audiência até então obtidos. No ano passado conquistou a vice-liderança no ranking das emissoras do país, e divulgou um plano onde ate 2010 iria empatar com a Rede Globo. Feito este, que nenhuma outra emissora conseguiu.
Nos dois últimos meses o SBT recuperou a vice-liderança nacional, o que nem os mais pessimistas poderiam imaginar, uma vez que, a emissora de Silvio Santos, não gastou nem a metade que a Record vem investindo em sua programação.
O fato da recuperação do SBT foi um banho de água fria na emissora dos bispos, que vem tentando de todas as formas reconquistar o antigo posto, mesmo que para isso tenha que lhe custar o tão almejado padrão de qualidade.
Hoje, o que se vê em sua programação são programas com qualidade duvidosa e de forte apelo sexual, caso do programa “Melhor do Brasil”, onde a secretária de palco do apresentador Rodrigo Faro, abusa de sua boa forma e usa roupas um tanto quanto apelativas. Até mesmo programas como “Tudo é Possível” e o religioso “Fala que eu te Escuto” utilizam a mesma formula: apelação abusiva seja nos quadros apresentados no programa de Eliana, ou nas pautas sensacionalista da atração dos bispos.
Lastimável também o que vem acontecendo com o jornalismo dá emissora, que aproveita da desgraça dos outros para elevar os índices de audiência, foi o caso da morte da menina Isabela, e do seqüestro da garota Eloá. Na noite de ontem, por exemplo, juntando todas as atrações apresentadas no dia à emissora focou mais de 16horas no seqüestro. Resultado: conseguiu vencer a Globo em vários momentos do dia, e a incrível e talvez impressionante façanha de ficar 40minutos no horário nobre a frente da Vênus Platinada.
Algo para se aplaudir? Não, algo para se lamentar. Uma emissora que tem as pretensões de conquistar a liderança nacional em hipótese alguma poderia dá tanta importância a fatos relevantes como estes. Claro que informar é preciso, mas explorar algo para alavancar audiência não.
E para piorar a situação, na manhã deste sábado, no programa “Hoje em Dia” continuam explorando o fato, trazendo as mesmas informações que o povo já está careca de saber.
Assim, a única coisa a dizer é Parabéns a Globo, que mostrou ontem o porquê é a uma das maiores emissoras do mundo. Entrou com sua equipe de jornalismo no momento do desfecho do caso, e seguiu com sua programação normal, acima de tudo respeitando os seus milhares de telespectadores em todo Brasil.
Algo totalmente admirável. Provando para Record que qualidade e credibilidade não se faz, se conquista.

2 comentários:

Unknown disse...

Que nojo da Record. O que vem fazendo com o caso do seqüestro é bem mais que lastimável, é até impossível definir.
Agora criaram um Plantão sobre o seqüestro, onde já estão no ar a mais de 1hora.
Pela primeira vez desde que me formei, tenho vergonha de ser jornalista.
Não há lógica nenhuma no ser humano, principalmente para conseguir audiência.

Unknown disse...

Pessoal, informar é coisa séria, não vamos misturar informação e exploração, duas coisas totalmente distintas.
O que a Record vem fazendo não é cobertura jornalística. A emissora vem utilizando o caso pela maldita audiência.
Engraçado Endrigo, também usei do mesmo slogan para protagonizar o meu post de hoje. Que fique aqui minha indignação e revolta com a cobertura implantada pela emissora ao caso. Pior do que isso, pelo que sabemos a Record é uma rede evangélica, que vem aproveita da “desgraça dos outros” para alavancar a audiência.
Quanta credibilidade. Isso é tevê de terceira, e não de segunda como você se referiu no seu post.