Telinha Quente no Facebook

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Papo Sério (Especial)


O dia da Consciência Negra é celebrado hoje, dia 20 de novembro. E como não poderia deixar de ser, nosso Papo Sério é referente à data, que serve de reflexão sobre a inclusão do negro na sociedade do nosso País.
Na TV ainda é pouco o número de negros que integram as grandes redes, e quanto ingressam em novelas ou séries é estereotipado como empregados, moradores de favelas ou assaltantes. Nunca um rico, empresário. Ai vocês irão dizer, mas tem o Romildo Rosa (Milton Gonçalves) na novela a “A Favorita” que é rico, político e tal, mas não podemos esquecer que ele é chefe de uma quadrilha de armas, corrupto, etc.
Na Rede Globo, por exemplo, os negros bem sucedidos são os já tarimbados, Milton Gonçalves, Thais Araújo, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e mais meia dúzia de atores. Com relação ao jornalismo temos Glória Maria, que curte período sabático, e Heraldo Pereira, primeiro negro a apresentar o Jornal Nacional.
No SBT, se destaca a jornalista Joyce Ribeiro, e nas outras emissoras não há ninguém que possa citar.
Lembrando que as únicas novelas que teve uma negra como protagonista, nas duas ocasiões a mesma atriz, foram, “Xica da Silva” (Manchete) e “Da Cor do Pecado” (Rede Globo).
Vale uma reflexão sobre a inserção do negro na TV, e ficam as seguintes perguntas, porque existem tão poucos personagens negros nas emissoras do nosso país? Será que não existem bons atores, jornalistas e tantos outros cargos a que a TV proporciona negros?
Ou vocês acreditam que para o negro ingressa na TV é mais difícil que para uma pessoa de cor branca? Sinal que o preconceito ainda impera neste que possui 50% da população negra?

O Esquema é o mesmo do Papo Sério anterior.
Aproveito para explicar o especial do título, isso porque a coluna Papo Sério será publicada apenas na terça-feira.

14 comentários:

Anônimo disse...

O papo tá ficando cada vez mais sério, primeiro sobre formar, informar e deformar, e agora sobre os negros na tv.

Isso requer uma reflexão maior sobre o assunto

Anônimo disse...

Digamos que vc foi modesto no texto.
O preconceito ainda é grande com relação aos negros, seja na tv, rádio, faculdade, boate ou em qlqr lugar

Anônimo disse...

Acredito que existem negros que tem o mesmo potêncial que qualquer outra pessoa branca.
Na verdade falta oportunidade, e a cima de tudo, o preconceito infelizmente ainda não acabou. Como os negros são protegidos por lei, vamos dizer assim, o racismo esta apenas encoberto.

Anônimo disse...

Falou tudo Cris
vivemos em um país hipocrita.

Anônimo disse...

Minha amiga Cris tem toda razão! O racismo está aí para quem quiser ou tiver a absurda coragem de admitir... Só não concordo com as manchetes "o primeiro negro a ser presidente, o primeiro negro protagonista" e por aí vaí! Acho que isso só acentua o racismo. Mas esse papo, é sério mesmo..

Anônimo disse...

Verdade Gui, sou contra essas coisas de cota pra negro, etc.
O preconceito é contra os pobres, e infelizmente os pobres são negros, em sua maioria

Anônimo disse...

Na record tem o joao santos, na cultura tem a apresentadora do jornal, que eu me esqueci o nome.

Anônimo disse...

e ae Cláudio tudo bem?
Eu te mandei um email sobre o papo sério pra te botar aqui no bolg, mas se tu achar que não fico muito bom nem poem tah?
abraço fui até mais
xD

Anônimo disse...

ah uh email que mandei foi para sou_mais_eubh20@hotmail.com
okk fuii

Anônimo disse...

ORAÇÃO DA INVOCAÇÃO PARA AMARRAR ALGUEM (SIMPATIA INFALIVEL POREM NAO SE PODE VOLTAR ATRAS). PELAS FORÇAS DO TROVÃO QUE A MINHA IMAGEM ENTRE EM SEU CORAÇÃO PARA QUE NUNCA MAIS ESTE DIGA NÃO. FAZEI QUE (N.M.S) SINTA UMA REAÇÃO POR MIM. Ó GRANDE UNIVERSO TRAZEI PARA MIM (N.M.S)ASSIM COMO O GALO CANTA, O BURRO RINCHA, O SINO TOCA, A CABRA BERRA, ASSIM TU(N.M.S) HAS DE ANDAR ATRAS DE MIM, ASSIM COMO O SOL APARECE A CHUVA CAI, FAZEI Q(N.M.S)SEJA DOMINADO POR MIM PRESO DEBAIXO DO MEU PÉ ESQUERDO, COM DOIS OLHOS TE VEJO E COM TRES TE PRENDO COM MEU ANJO DA GUARDA PEÇO QUE (N.M.S) SINTA MINHA FALTA, ANDE ATRAS DE MIM COMO UMA COBRA RASTEJANTE, QUE ME AME LOUCAMENTE E QUE SINTA DESEJOS SO POR MIM QUE NAO CONSIGA OLHAR COM DESEJOS PARA NENHUMA OUTRA MULHER, QUE NAO SEJA EU, QUE ATENDA TODAS AS MINHAS VONTADES, QUE NUNCA ME FAÇA SOFRER, QUE DURMA E ACORDE PENSANDO EM MIM E QUE SEMPRE ME TENHA EM SEUS PENSAMENTOS E QUE NAO CONSIGA VIVER SEM MIM E QUE SEUS PENSAMENTOS E DESEJOS SEJAM SEMPRE VOLTADOS PARA MIM , QUE ELE SEJA CARINHOSO E ROMANTICO COMIGO,QUE ASSIM SEJA VAI VIR ATRAS DE MIM, RASTEJANDO HUMILDE E MANSO PARA QUE POSSAMOS TER BOM CONVIVIO E ASSIM SERMOS FELIZES. PEÇO AO INFINITO PODER DO UNIVERSO QUE O MEU AMOR ME PROCURE AINDA HOJE, PEÇO ISTO AO PODER DO TROVÃO QUE LEVE AGORA A MINHA IMAGEM PARA DENTRO DO SEU CORAÇÃO PARA QUE O MEU AMOR SINTA UMA ENORME EMOÇÃO AO SE LEMBRAR DE MIM PASSE POR UMA TRANSFORMAÇÃO E QUE POSSAMOS JUNTOS TER UMA COMUNHÃO E QUE O MEU AMOR SINTA UM DESEJO POR MIM TÃO FORTE COMO UM LEÃO.

Anônimo disse...

Opa, Lamego irei colocar o texto, daqui a pouco (suspense)
hahahuhahahaha

Samuel prazer tê-lo aqui no msn.
Obrigado pelo comentário

Anônimo disse...

Gente, perceberam que alguém colocou até uma simpatia aqui no blog????????????????

hauhauhauhuahuah

Anônimo disse...

Kd o post de hoje?
Tá demorando, hauhuahuhuhaa

Anônimo disse...

Meda!! Começa com simpatia, daqui a pouco tem receitas.... rsss.....