Telinha Quente no Facebook

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Balanço das Eleições


Neste domingo, 05 de outubro, as principais emissoras do país cerraram uma disputa acirrada pela melhor cobertura das Eleições 2008. Band e Globo saíram na frente, pois dispuseram os seus melhores jornalistas para as funções, mas, no balanço geral a Band superou a Vênus platinada.
A cada intervalo comercial a emissora paulista entrava com flash ao vivo, para informar sobre os principais acontecimentos do dia. Mas, o que pesou para análise foi o fato da Band abrir espaço também para todas as cidades, não ficando apenas presa a São Paulo, como aconteceu nas outras emissoras. Uma grata surpresa foi a jornalista Sonia Brota, até então desconhecida do grande público e que foi destaque na Band.
Para fechar o dia, a emissora exibiu o programa “Canal Livre” especial eleições 2008, com comentaristas e personalidades da política. Diretamente de Belo Horizonte, nos estúdios da Band em MG, o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, comentou sobre o segundo turno em “BH”, até então surpreendendo para qualquer analista de política. Além do Ministro, a Band convidou outros importantes políticos do país do PSDB, PMDB e PT, que fizeram um balanço da atuação de seus partidos no país.
No mesmo horário o SBT levou ao ar o balanço das eleições, sobre o comando do jornalista, Carlos Nascimento, que parecia não estar tão à-vontade na função. No início o programa estava desorganizado, falhas no áudio de alguns comentaristas. Carlos Chagas e José Nêumane Pinto fizeram a diferença. Mostrando que realmente conhecem de política e falando a linguagem que o povo entende. O cenário impecável e a boa atuação de Luiz Bacci chamaram a atenção.
A tradicional Rede Globo realizou uma boa cobertura e contou com o que há de melhor no seu casting de jornalistas. Destaque para Willian Bonner, Heraldo Pereira e Alexandre Neto. Caberia a emissora, um programa especial sobre as eleições após o “Fantástico”.
Assim como o SBT, a Record fez uma cobertura discreta sobre as eleições, um pouco superior pelas entradas ao vivo em alguns momentos de sua programação. Destaque claro, para Adriana Araújo que esbanjou competência em frente as câmeras.
Um balanço geral, SBT e Record se preocuparam bem mais em manter sua programação normal, sem fazer muitas interrupções em seus programas para tentar segurar o público (audiência). Uma pena para uma data que é de suma importância para toda população. Que tirem de lições os erros e preparem para 2010 uma cobertura bem melhor, alias, no próximo dia 26 terão uma nova oportunidade.


Nenhum comentário: