Telinha Quente no Facebook

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Papo Sério

Por Maria Guilhermina
(Blogueira)

A TV Forma, informa e deforma

A Televisão forma na medida em que educa, o que, infelizmente é o que menos se vê na TV atualmente. Deveria formar opiniões, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, mas o que vemos no momento, é exatamente ao contrário. São mostradas diariamente cenas que degradam famílias, incitam a violência, só para citar poucos exemplos. As famílias de antigamente se uniam para ver TV, hoje cada um vê a sua, no seu quarto, sozinho e com isso forma a opinião que quiser sem discutir com ninguém.
A Televisão é a babá de muitas crianças neste País, que não brincam mais, não criam, não imaginam, não inventam, simplesmente absorvem um conteúdo que lhes é imposto. A criatividade que tanto faz falta na maioria das redes de TV começa a ser tolhida desde muito cedo (caso das crianças) na vida de quem, passivamente só assiste televisão ou que deixa um livro de lado, ou até abre mão de um evento para não perder um jogo, um programa ou até uma novela.

A Televisão informa se for vista como uma janela com inúmeras possibilidades. Não existe outro meio que nos leve até lugares que jamais chegaremos, cenas que jamais veremos ao vivo e a cores e emoções que jamais sentiremos. Se não fosse a TV não teríamos as emoções de uma Olimpíada, de uma Copa do Mundo de um show de um grande ídolo. De que outra forma muitas pessoas desse nosso País de terceiro mundo ficariam sabendo da cultura e dos costumes de tantos países e povos já mostrados pela TV. Infelizmente a TV também nos mostra a dura realidade, muitas vezes distante de nós, da pobreza do mundo, do abandono de menores e incapazes, das catástrofes da natureza e até das guerras que infelizmente já vimos ao vivo (invasão dos Estados Unidos no Iraque). A Televisão deveria ser vista como uma opção de entretenimento, e é isso que a maioria busca ao ligar a TV, mas infelizmente é a única opção de uma grande maioria, maioria essa que vota, que decide o futuro do País sem ter ao menos consciência do que quer ou do que é melhor para si.

A televisão deforma quando dita regras, costumes, modismos, alienação. Quanto deforma fatos. Basta ver o quanto a política ou os políticos desse País fazem para deformar seus eleitores. Criam ilusões, fazem promessas impossíveis, desenham um mundo melhor que a maioria jamais terá. Cada rede de TV distorce a realidade de acordo com seus interesses, transformando o pensamento da maioria. Não existe interatividade entre a Televisão e o telespectador que aceita e até concorda com o que vê e ouve como se aquilo fosse o correto. A Televisão deforma quando em busca de audiência utiliza-se das desgraças de muitos por pontinhos no Ibope, mostrando e reprisando inúmeras vezes cenas que jamais gostaríamos de ver (pelo menos as pessoas mais esclarecidas). Tivemos inúmeros casos recentemente e nenhuma das redes nos poupou da enxurrada de “esclarecimentos” sobre fatos lamentáveis. Acho também que as novelas (programa mais assistido pelos brasileiros) mais deformam do que formam. São banalizados vários aspectos da vida humana e da realidade como se isso fosse uma coisa normal, tudo sob o título de “ficção” porque na ficção tudo é possível. Deveria sim, mostrar, até utilizando-se da ficção, situações que servissem de exemplos para mudanças, novas condutas, atitudes mais positivas, etc. O que vemos: um mundo cor de rosa onde tudo é fácil, tudo dá certo, todos são lindos, tem bons empregos e por aí vai.

Se é que dá para resumir tudo o que eu disse: Façam bom uso do controle remoto, ele ainda é a nossa grande ferramenta contra tudo de ruim que a TV nos apresenta.

Texto publicado na integra.

14 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto Gui, sucesso mundial, acho que vc deveria escrever para o blog em toda coluna Papo Sério.

Anônimo disse...

Muito bom Maria Guilhermina, você é modesta heim?
Escreve super bem
mandou bem

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto gui
mais tarde eu volto pra comentar tudo

Anônimo disse...

Só me falta-me o glamour....... Tô muito chique hoje na primeira página do Blog. Espero que tenham gostado e obrigado pelo elogios. Não mereço tanto.

Beijos a todos

Unknown disse...

Parabéns pelo texto GUI, você realmente faz a diferença aqui no blog.
Justiça seja feita, você e todos que faz do Blog Telinha Quente um Sucesso.

Anônimo disse...

Muito bom o texto, concordo com tudo que foi dito, e chegamos a conclusão que a tv consegue fazer as três coisas muito bem, formar, informar e deformar.
O que é uma pena.
Como a Gui disse, devemos fazer uso do controle remoto, mas, infelizmente a melhor opção é usar o botão (ON e OFF), pq são poucos os bons programas na TV

Anônimo disse...

Percebo que praticando aqui no blog estão melhorando nossos textos, e com essa discussão sobre TV, chegamos a conclusão que o Flávio disse, a melhor é opçao é desliga a tv

Anônimo disse...

parabéns Gui, muito bom mesmo o texto e concordo tudo o que você declarou
By Lamego

Anônimo disse...

Lamego não vi sua opinião sobre o Ídolos, alias sobre uma nova estrela

Anônimo disse...

Cláudio tem mais post por hoje?

Unknown disse...

Quem sabe teremos outro post hoje.
Talvez o lançamento de uma nova coluna. (Suspense)

Anônimo disse...

mas tah lá o meu coment´rio Fábio ;)
pode cre até mais By Lamego

Anônimo disse...

uma pergunta pra todos vocês que soh lento nessas coisas =/ jiasijasjasjia
como que vcs consseguem botar o nome de voces, tem que ser usuário mas usuário de que, dae por isso só consigo responder como anônimo
falow ateh mais
By Lamego

Anônimo disse...

hauhauhauhauhaha
Lamego é so você clicar em Nome/URL, coloca seu nome e pronto.