Telinha Quente no Facebook

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Despertar de um gigante

Por Ary






No ano de 2007, numa entrevista para a revista “Veja”, Honorilton Gonçalves, ‘manda-chuva’ da Record, fez a seguinte declaração: O SBT não consta em nossas reuniões. Tal declaração soou soberba, em tom de desprezo, por outro lado um tanto quanto ousada. Havia, na época, razões para tal afirmação. O cenário indicava um SBT cambaleante, seguindo uma trajetória decadente, enquanto a Record, em sentido contrário, vinha angariando cada vez mais números de audiência, e consolidando seu plano de chegar as barbas da líder Globo. Naquele momento a Record vinha colecionando cada vez mais êxitos em especial em teledramaturgia e jornalismo, avançando em fatias importantes desse "bolo". O grande e imponente Silvio Santos parecia dormir eternamente em berço esplêndido.
Passou-se os tempos, e muita coisa mudou de lá pra cá. Ainda no ano de 2008, em um tiro no escuro, o SBT fez sua aposta em uma reprise de uma produção da falecida Manchete, e acertou o alvo. ‘Pantanal’ surpreendeu a concorrência e constituiu uma verdadeira pedra no sapato da Record. O homem do Baú se animou e em seguida veio com outra produção da Manchete, mas dessa vez, um tiro ‘nágua’. ‘Dona Beija’ pouco rendeu para o SBT em termos de audiência. Volta-se na estaca zero. SS tenta outro tiro com produções da casa. Não foi bem. A novela ‘Revelação’ de dona Íris Abravanel, pouco rendeu ao SBT. A emissora estava se submergindo e a situação requeria atitudes mais enérgicas.
Passa-se, alguns meses, e eis que acontece o inesperado. A Record, numa atitude altamente surpreendente, tira do SBT um dos mais importantes, senão o mais importante nome de seu casting: Gugu Liberato. A ação deixou o mundo da televisão perplexo. Até então era difícil imaginar a saída do GUGU do SBT, tão profunda era as raízes que tinha com a emissora da Anhanguera. Gugu era considerado um dos esteios do SBT.
Mas muita coisa ainda estava por vir, e o cutucão que a Record deu no SBT, foi forte demais e suficiente para despertar o gigante. Silvio Santos que se encontrava em estado de semi-sonolência despertou. E despertou raivoso. Antes mesmo de bocejar e se espreguiçar, e antes mesmo que o "inimigo" estourasse o champanhe, desferiu um contra-ataque certeiro, e num piscar de olhos avançou sobre dois importantes nomes de seu casting: Eliana e Roberto Justus. Em seguida, avançou sobre outro, mais importante ainda, por se tratar de alguém do comando estratégico, o diretor Paulo Franco. Em outro ataque, levou o autor Tiago Santiago. Avançou sobre tantos outros, como Cristiane Fridmann, Celso Freitas, Adriana Araújo, Alexandre Avancini, embora com esses não tenha obtido êxito, senão inflar-lhes a folha de pagamento. Nessa altura do campeonato, a Rede Record havia fechado a retaguarda, mas não tanto. Recentemente, a Record acaba de sofrer mais uma baixa para o SBT. Trata-se do jornalista Roberto Cabrini. E a guerra continua, pelo andar da carruagem...
Bem, estamos, sem dúvidas, presenciando uma das maiores guerras que já se viu na televisão brasileira. Silvio Santos, até por uma questão de sobrevivência, despertou. E protagoniza até aqui um dos maiores contra-ataques a um concorrente que já se viu. A Record tirou do SBT o seu maior faturamento, e na questão audiência, naquele momento o Gugu era considerado um dos alicerces do SBT. Mais tarde ficaríamos sabendo que o Gugu pode ser uma pérola, mas não com o brilho ofuscante que deu a ele as duas emissoras. Evidentemente temos que levar em conta o fator emocional, afinal Gugu tinha raízes profundas na emissora de Silvio Santos, e mesmo com Silvio Santos.
Não há dúvidas que Gugu foi o estopim que desencadeou essa guerra. Guerra essa, que espero como telespectador, não seja objetivada como puro desejo de vingança para satisfazer o ego de um homem. Espero que esse homem tenha planos e disposição para investir concretamente em programas de qualidade e que contribuam para deixar a nossa televisão um pouco melhor. Que o despertar desse gigante tenha valido a pena.

_______________________
Siga: www.twitter.com/telinhaquente


59 comentários:

Flávio disse...

Excelente texto. Gosto muito dessa coluna, pois proporciona conhecer melhor os leitores do blog. Imaginei uma coisa, e vi o quanto o Ary é imparcial. Parabéns.

Flávio disse...

Sobre o Texto, espero muito que o Silvio tenha acertado no alvo, e possa ajustar melhor sua grade de programação. Agregando bons programas jornalísticos e entretenimento. Bons profissionais têm.

Maria Terezinha(TE) disse...

Parabéns Ary, belo texto.

Patrícia disse...

Adorooooooooooooooooo, demorei pra ler mais terminei.

Simone disse...

Mandou bem Ary..

Patrícia disse...

TE! Adorei foi a imparcialidade do Ary, super demais, o texto, e a conclusão.

Parabéns mesmoooooooo.

Cristiane disse...

Oi Gente!
Cada dia me surpreendo mais com os textos apresentados. Parabéns Ary, e faça das palavras do Flávio as minhas.

Luca Souza disse...

Parabéns !

Bom texto .

Cristiane disse...

No primeiro momento imaginei que era vingança do Silvio, mas agora entendo como Estratégia, unicamente para fortalecer sua rede..

Patrícia disse...

Adorooooooo, eu também acho pra fortalecer o buraco que o Gugu deixou.

Anônimo disse...

TIAGO SANTIAGO RECEBEU CARTA BRANCA PRA CONTRATAR OS ATORES DA RECORD,E BIANCA RINALDI E HEITOR MARTINEZ SE RENDERAM AOS ENCANTOS DE TS.
ESPECULASE QUE O SALARIO SEJE DE 200 MIL POR MÊS,FORA 750 MIL DE LUVAS.

AGORA A PROXIMA VITIMA DE TS PODE SER PEDRO MALTA E FABIANA ALVAREZ.

Anônimo disse...

O jornalista Roberto Cabrini tem sim uma “proposta muito boa” para voltar a trabalhar no SBT, porém é uma decisão que só irá tomar na próxima segunda-feira. Antes, está inteiramente voltado para uma série especial em exibição no “Jornal da Record” gravada no Afeganistão, que irá ao ar até sexta.

Cabrini, que tem contrato na Record até 2010, se trocar de emissora, fará programas do gênero documentário. Também não se descarta o comando do “SBT Repórter”. Na verdade, ele ficou muito lisonjeado pelo convite do próprio Silvio Santos, mas continua ligado à Record. Decisão, só na semana que vem. Mas é quase impossível outra coisa que não seja uma mudança de ares.

E só mais uma coisa: não existe esse papo de R$ 350 mil por mês.

Cristiane disse...

Oi Luca!

Cristiane disse...

Essa nota é falsa, sabe porque? Essa matéria já foi gravada.

Ary disse...

Oi pessoal!!!

Valeu Claudio!!!

E obrigado gente!!!

As vezes na caixa de comentários acabamos falando abobrinha,mas temos que dar a César o que é de César!!!

SS acordou.Pra quem procura concorrência e fim de monopólios,não podemos fechar os olhos para isso. E meu desejo é que o SS invista realmente nesses profissionais!!!

Patrícia disse...

Oi Luca! TE e Si?

O Silvio é o mestre, sabe das coisas, mais que ninguém.

O LABIRINTO DE DYLAN ALMEIDA disse...

ARY:

É incrível como pensamos iguais,se eu fosse fazer um texto faria assim(embora não tenha competência para escrever como vc e os demais do TELINHA QUENTE).

Quem te conhece de longa data sabe que vc torce pelo sucesso da RECORD e mesmo assim vc fez um texto sem tendencionismo algum,apenas mostrando os fatos nús e crús.

E mesmo que "MARES" digam que te odeia eu digo que tenho muito orgulho de ser seu amigo.

parabéns á vc belo belíssimo texto e parabéns ao cubo para o CLÁUDIO ALMEIDA que mostra toda a sua humildade ao deixar que os internautas do seu blog tb brilhem!!!

>>>>>>FUI

Maria Terezinha(TE) disse...

Eu também acho que o SS acordou e agora quer retomar a vice, que perdeu mais pelos seu erros, do que qualquer outra coisa.

Simone disse...

Cris,

Não entendi da nota falsa.

Regina disse...

Oi! Gente, Nossa Ary foi perfeito no texto. Parabéns.

Cristiane disse...

Não tem onde discordar do Ary. Que ódeio!

Si! A nota do Anônimo sobre o Cabrini. Ele já gravou essa série de reportagem.

Luca Souza disse...

BALAIO DE GATO

Vale a pena conferir , a TE aprovou !!

http://tvdireta.blogspot.com/

Regina disse...

Realmente Cris, de quem vamos discordar hoje?
Se o Ary falou tudo. Oi Dylan! Imagina você tem competência de sobra.

Simone disse...

Ah tá Cris....já gravou e vai aguardar terminar a exibição pra dizer sim ou não na 2ª...rsrs

Maria Terezinha(TE) disse...

Devo informar que se mares for a pessoa que eu estou pensando, ele não odeia o Ary, muito pelo contrário, ele já me disse que sempre achou ele bem educado.

Patrícia disse...

Luca que horas é a Web novela?
E pelo jeito essa briga não tem fim, parece que a Record está de olho em Hebe e Carlos Alberto.

Luca Souza disse...

Paty é agora às 20h .

Cristiane disse...

Parabéns á vc belo belíssimo texto e parabéns ao cubo para o CLÁUDIO ALMEIDA que mostra toda a sua humildade ao deixar que os internautas do seu blog tb brilhem!!!
Concordo!

Patrícia disse...

Também, acho por isso adoroooooo o Cláudio.Que está no twitter papeando com a Renata Dias Gomes.

Regina disse...

É como eu disse, importância por importância o SBT está na frente. Agora vamos vê após a estreia.

Patricia disse...

Luca depois vou lá ler.

Ary disse...

FELIPE,o próximo é vc!!!

Trate de escrever um texto,pois vc tem boas idéias a apresentar!!!

Aliás,não só o Felipe,como Cris,TE,Si,Re,Paty...

Se tomar uma taça de vinho,o negócio vai!!!

Unknown disse...

A quem interessar: Começou ‘Bela, a Feia’.
Ary, defino seu texto como sensacional. Parabéns, muito bem cronometrado, e imparcial.

O LABIRINTO DE DYLAN ALMEIDA disse...

RÊ:

Eu falo sério,dou meus pitacos nos blog´s e tal...mas não seria capaz de fazer um texto longo e coeso assim....na escola pra fazer uma redação eu peno.

TE:
Não me referi a nenhuma pessoa específica(e essa pessoa a quem vc se referi nem passou pela minha cabeça...é página virada)...mas os vários inimigos do ary em outros "mares".

ARY:

Fiz um post te parabelizando no TWITTER mas como vc não têm não verá...bem feito rsss

deixa eu voltar,pq estou pegando no pé da DANIELA ALBUQUERQUE hoje rssssss

Luca Souza disse...

Ok , Paty

Maria Terezinha(TE) disse...

A Isabella tá mais prá girafa do que arara

Douglas disse...

lol lol
Opaaaaaaaa parabéns Aryzão.

Assino em baixo também.lol lol


Douglas

Ary disse...

Valeu Claudio!!!

Felipe,aí vc me sacaneou,

MAS tudo bem,pago os meus pecados!!!

Tenho que fazer esse bendito twiter e vou enrolando!!!

MAS valeu,meu brother!!!

Patrícia disse...

Adoroooooooo
Ary, vou fazer um mesmo. A Cris está devendo um, que eu lembro.

Cristiane disse...

Ary,ao menos aqui você é Unanimidade. As pessoas podem discordar, mas sua inteligência é inquestionável.

Ary disse...

Valeu Doug!!!

Gente,quando falar em "inimigos" tem quese fazer uma lista,porque pela net afora o que mais tenho é inimigos!!!

MAS os amigos que tenho com certeza compensa qq coisa!!!

VLW!!!

Regina disse...

Vou sair. Estou usando internet discada e minha mãe aqui gritando querendo ligar.
Tchau

Maria Terezinha(TE) disse...

Ary, vc pode ver sim, é só digitar www.twitter.com/LIPPEALMEIDA, vai cair na página dele.

Patrícia disse...

Beijos RE. Imagina Ary. As pessoas pagam caro por falarem o que pensam.

Simone disse...

Tchau Re.

Patrícia disse...

Mas só não pode interagir.
Adoroooooooooo

Maria Terezinha(TE) disse...

Tchau Re.

Cristiane disse...

Também vou indo. Vou zapear na Record para comentar amanhã.
Beijos.

Maria Terezinha(TE) disse...

Olha a mensagem que o Felipe mandou pra Gimenes.LUCI"ANTA" ,BEM NO CENTRO DE PARIS FICA A ESTÁTUA DA LIBERDADE NÉ? KKKKKK

Patrícia disse...

Essa menina do Esquadrão vai dá trabalho para produção.

Simone disse...

Tchau Cris,

Tbm vou sair.....tô vendo a Bela...e tentarei ver o Esquadrão...Bjs

Patrícia disse...

Adorooooooooo, eu estava lendo isso ontem.
Bjos Cris

Patrícia disse...

AddisonMontg Até agora Bela, a Feia não passou dos 8 pontos.

Notícia boa TE

Patrícia disse...

Beijos Si

Ary disse...

Bom,pessoal,tb vou sair,que vou dar umas bizoiadas na Bela.

Valeu galera,valeu Claudio!!!

TE,vou ver o que o Felipe está aprontado no Twiter então!!!

Xau pessoal!!! VlW!!!

Patrícia disse...

Calcinha Jeans é ótimooooooooo.

Patricia disse...

Beijos, Vamos também TE.
Até amanhã e a gente se fala no twitter. Vou entrar daqui a pouco.

Luca Souza disse...

Galerinha até amanhã...

Estou no blog

Beijos e abraçços

Maria Terezinha(TE) disse...

Até amanhã turma.